Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Foi um enorme prazer receber impressa a versão brasileira do livro de Chris Miller, do qual  tive a honra de coordenar a revisão científica da tradução. O desafio foi enorme, compartilhado com uma equipe de experts no assunto: Camila Pinelli — Professora Assistente Doutor, da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FoAr-UNESP), Fábio de Souza — Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE e Rafael Nóbrega Stipp, Professor Doutor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP.

Prático, com respaldo científico e com o “Porquê” de cada recomendação

Conheci Dr Chris Miller em uma das Conferências Anuais da OSAP. Foi durante uma delas que eu também comprei o livro que venho utilizando bastante como referência há vários anos. A versão é da 6Edição inglesa  de 2018 impressa pela prestigiada editora Elsevier.  O autor é também editor do ICIP (Infection Control in Practice) da OSAP. A publicação é dedicada ao controle de infecção em odontologia e é mais um benefício para os membros da organização. 

Uma grande vantagem desse livro é que o seu texto é que é bem elucidativo detalhando como fazer, o porquê de cada ponto, com as evidências científicas que sustentam as justificativas. Depois, ainda resume tudo em listas de verificação —  checklists.  Assim sendo, fica muito mais fácil para que os profissionais construam ou adaptem as suas próprias listas e organizem o seu Manual de Rotinas e Procedimentos personalizado.

Cenários para estudo de caso

Essa é uma das áreas que eu mais gosto desse livro. Depois de cada capítulo, tem um cenário para estudo de caso. É uma história que cria um problema ou uma não conformidade relacionando o assunto que foi discutido. É provocativo, ativa a imaginação e nos transporta para uma situação possível, nos transformando em atores do processo. Isso nos ajuda a entender como seria na realidade. São utilizados nomes fictícios, o que facilita a viagem!

E ainda,  no final da unidade tem algumas questões para você avaliar se aprendeu. Mais um ponto positivo. As questões são diretas e não do tipo “cilada”, que só confunde quem está estudando!

Um livro para o profissional brasileiro

Para o nosso grupo de revisores foi um grande desafio. É bom lembrar que a legislação brasileira é um pouco diferente da americana.  As agências de saúde e do governos nem sempre se equivalem nos dois países. Por exemplo, o FDA (Food and Drug Administration) e CDC (Centers for Disease Control and Prevention) nos Estados Unidos tem algumas atribuições da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, assim como a OSHA seria semelhante ao extinto Ministério do Trabalho. Por isso tivemos o cuidado, sempre que possível,  de incluir notas apontando as diferenças. As referências da legislação pertinente no Brasil também foram incluídas.  Da mesma forma, em relação aos termos sobre controle de infecção em odontologia  não existe uma correspondência exata na tradução. Procuramos ser  fiéis ao texto original e, ao mesmo tempo, privilegiar os termos adequados à Biossegurança em Odontologia no Brasil.

Esperamos que vocês gostem do resultado.

Aqui vai uma degustação do conteúdo gentilmente oferecido pela ELSEVIER:

A publicação brasileira do livro de Chris Miller terá o seu lançamento oficial durante o CIOSP no estande da Cristófoli às 19 horas do dia 01 de fevereiro. Você está convidado. Todos os revisores estarão presentes. Contamos com a sua presença!

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: Biossegurança em Odontologia Livro de Chris Miller - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.