Como vai a Biossegurança no seu consultório? Biossegurômetro  avalia para você!

O Biossegurômetro é uma ferramenta digital simples de usar e foi desenvolvida inicialmente com três QUIZZES:

  • Monitorização da Esterilização
  • Limpeza de Artigos
  • Embalagem

Biossegurômetro

Como funciona o Biossegurômetro?

  • Você responde as perguntas e recebe uma avaliação imediata para cada QUIZZ.
  • inserindo seu e-mail você vai receber uma revisão das suas questões e qual é a resposta correta, com sugestões para você implementar a Biossegurança nos tópicos que precisam ser revistos.

Como são fornecidos os resultados?

  •  100% a 90% acerto – Ótimo
  • 89% a 70% respostas certas – Bom
  • 69% a 50% – Atenção
  • De 49% para baixo –Alerta!

Quanto tempo leva para fazer cada QUIZZ ?

  • Menos de dois minutos para cada QUIZZ. No geral cerca de 6 minutos.

Serve para avaliar meus conhecimentos?

  • O objetivo do teste é avaliar a atitude em relação à Biossegurança, indiretamente também avalia o conhecimento. Não basta fazer, não basta saber, tem que fazer bem feito e com conhecimento das recomendações. Caso você não tenha um consultório seu e gostaria de testar, basta responder o que você faria, assim você testa seus conhecimentos.

Qual o embasamento teórico para as perguntas?

  • Os guias do CDC, AAMI, OSAP, ANVISA e as recentes publicações em Biossegurança voltadas para Odontologia. As perguntas  foram elaboradas por mim Liliana Donatelli contando com a minha experiência de mais de 15 anos em Biossegurança em Odontologia e focalizando erros comuns encontrados em áreas importantes no processamento de artigos na Odontologia, nas ETAPAS DA ESTERILIZAÇÃO.

Se eu responder tudo certo quer dizer que estou garantido?

  • A proposta do Biossegurômetro não é certificar o seu serviço, mas servir como um guia e uma avaliação para você e não contempla todas as áreas. Mas se você acertou tudo, certamente você está bem atualizado e é um forte indício que a Biossegurança é uma prioridade no seu consultório.

O Biossegurômetro terá mais áreas com questionários?

  • Sim, mas essa será uma nova etapa a ser implementada. Se quiser propor outras áreas, sua sugestão será analisada com atenção.

Segurança

  • Você não precisa escrever nenhum dado seu fora o e-mail, e esse dado é sigiloso.

Agora mãos à obra!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

12 Comentários


  1. Boa tarde!
    Por um acaso não teria a tabela de anotação depois de fazer o teste?

  2. Guilherme Lengler Reponder

    Existe alguma empresa que faça a validação da autoclave e certifique que possa durar até 6 meses?


    • Guilherme
      Na verdade são duas coisas distintas. Uma é a validação da autoclave em si e outra a validação da guarda dos instrumentos esterilizados. Se o seu caso é consultório odontológico, já adianto para você que o preço não vai compensar. O procedimento é bem complexo e o valor cobrado geralmente é alto, além de você ter que guardar o material por muito tempo. Em todo caos entrarei em contato com uma empresa que presta serviço para nós, para verificar se é possível fazer separado.
      Atenciosamente
      Liliana

  3. Guilherme Lengler Reponder

    OI Liliana

    Sabes onde eu compro aqueles adesivos de colar nas superfícies, como gavetas e alças. Muito comum em clinicas dentárias fora do Brasil.


    • Olá Guilherme.
      Aqui no Brasil não sei dizer.
      Lá também, para nós que somos de fora não é fácil comprar também. Muitas convenções os representantes da empresas estão fazendo somente demostração.
      Vou olhar nos catálogos que eu trouxe, se acho alguma indicação para te dar OK?
      Abraços
      Liliana


  4. Gostaria de saber se faltar o integradorquimico posso confiar do o biológico depois das 48horas da incubadora


    • Vera Lucia
      Um indicador não substitui o outro.
      O indicador biológico é considerado o padrão ouro na monitorização, mas como temos que abrir o pacote, você não pode colocar em um pacote que será realmente utilizado em uma cirurgia por exemplo. Usando um integrador nos pacotes mais críticos aliados ao teste biológico somando com os outros químicos e os indicadores físicos você tem excelência e alta confiabilidade na sua esterilização.
      Liliana

  5. Pingback: Monitorização Química na sua autoclave - Novo Vídeo! - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta