Dia Mundial de Combate à Meningite é o dia 24 de abril. Nesse post mais detalhes da doença e como previni-la.
O que é meningite?
É a inflamação das meninges que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Na maioria das vezes ocorre por infecção viral ou bacteriana e mais raramente por fungos. Os sinais e sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre e rigidez na nuca, pode ocorrer vômito e manchas vermelhas pelo corpo.
As meningites de origem bacteriana são mais graves e de progressão rápida podendo levar à morte em menos de 24 horas, mesmo com diagnóstico. Por isso a prevenção é o melhor remédio.
Prevenção e Vacinas
O PNI Programa Nacional de Imunizações oferece sete diferentes tipos de vacina para a meningite: Calendário O
- BCG Ao nascer protege contra meningite pelo bacilo da tuberculose.
- Pentavalente -Protege contra meningite causada pelo vírus Haemophilus influenza, além de proteger também contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B
- Vacina Meningocócica C – Conjugada: duas doses: 3 e 5 meses de idade. Reforço com um ano
- Vacina Meningocócica ACWY- Protege contra a meningite C além dos tipos A,W e Y. Administrada para adolescentes entre 11 e 14 anos.
GRUPOS ESPECIAIS
- Pneumocócica 23-valente somente para população indígena acima de 5 anos e idosos em instituições de longa permanência.
- Pneumocócica 13-valente: somente para indivíduos acima de 5 anos que vivem com HIV , pacientes oncológicos, transplantados de órgãos sólidos e de media óssea.
Outras opções de vacinas e calendários contra as meningites são propostos pela SBIm. Calendário infantil SBIm.
Vacinas e a Pandemia de COVID-19
Uma das sequelas que a pandemia deixou foi a diminuição da aderência ao Programa Nacional de Vacinação. Além das fake-news que comprometeram criminosamente credibilidade das vacinas o isolamento social também diminuiu a transmissão de outras doenças passando uma falsa sensação de segurança para os não vacinados. Com isso vemos ressurgindo doenças que antes nem ouvíamos mais falar como por exemplo o sarampo.
Sempre é tempo de vacinar
Mesmo que você ou seu filho tenha perdido alguma dose, coloque a sua carteira de vacinação e dos seus familiares em dia. As vacinas além de nos protegerem também resguardam a saúde daqueles indivíduos que por contra-indicações médicas não podem se beneficiar diretamente delas.
Vamos celebrar assim?
Liliana Donatelli