Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Dificuldade no aprendizado, na leitura são alguns sinais que podem estar presentes nos indivíduos que apresentam dislexia.

É possível que a pessoa seja disléxica e nunca tenha sido diagnosticada. Para falar mais sobre o tema convidamos a psicóloga Aurea Stavale Gonçalves – Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Autora da cartilha Facilitando a Alfabetização- Método Fônico, Articulatório e Multissensorial – em parceria com Maria Ângela Nico.

img_3707

Dislexia- Conceito e sinais

Blog Biossegurança: O que é exatamente dislexia?

Aurea Stavale: A definição mais aceita é que a dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

Blog Biossegurança: Quando é possível detectar os primeiros sintomas do distúrbio?

Aurea Stavale: Crianças na fase pré-alfabetização já podem apresentar-se dispersas, com dificuldades para montar quebra-cabeças e com atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem. O desenvolvimento da coordenação motora também pode estar prejudicado.

Blog Biossegurança: Qual a vantagem de um diagnóstico precoce?

Aurea Stavale: É bom lembrar que esses sintomas não são exclusivos da dislexia, mas o diagnóstico preciso vai auxiliar a proporcionar o tratamento adequado para cada caso. A intervenção precoce é fundamental. Quanto antes a criança trabalhar suas dificuldades maior a possibilidade de a criança desenvolver-se e maximizar o seu aprendizado.

captura-de-tela-2017-03-15-as-11-41-31

Como a nova cartilha facilita aprendizado

Blog Biossegurança: Como a cartilha que vocês elaboraram pode ajudar na alfabetização de crianças com dislexia?

Aurea Stavale: A cartilha usa o método multissensorial fônico e articulatório , que utiliza outros recursos para estimular os vários sentidos, como a cor, letras com alto-relevo, sons. Para facilitar o aprendizado a instrução precisa ser sistemática e cumulativa

Blog Biossegurança: Como esse método se diferencia do tradicional utilizado nas escolas hoje no Brasil?

O mais utilizado nas escolas no Brasil hoje é o método global que parte de textos. Antigamente o mais comum era o método silábico, como por exemplo a tradicional cartilha “Caminho Suave”. Há também o fônico utilizado pelo método Montessori. A abordagem é diferente e permite trabalhar em áreas em que o indivíduo não apresenta dificuldades , ajudando-o a processar a linguagem. Trabalha das partes para o todo(sintético) e faz a associação direta fonema /grafema e utiliza os vários sentidos. Dessa forma, a criança irá aprender a ler para depois ler para aprender.

Blog Biossegurança: Depois que a criança entra na fase de alfabetização quais são os problemas mais frequentes?

Aurea Stavale: Nessa fase é primordial que os professores estejam atentos a alguns sinais tais como:

  • demorar para fixar o nome das cores;
  • dificuldade em aprender rimas
  • dificuldade em memorizar letras e suas associações;
  • desatenção, dispersão;
  • troca de letras na escrita;
  • dificuldade em copiar livros e lousa;
  • confusão entre esquerda e direita;
  • dificuldade na aquisição da leitura e escrita

Como já citei anteriormente, esses distúrbios no aprendizado não são exclusivos dos disléxicos, e portanto o diagnóstico por meio  de uma avaliação multidisciplinar é fundamental para o correto tratamento.

Diagnóstico

Blog Biossegurança: É fácil realizar o diagnóstico? Qual o profissional que deve ser encaminhado?

Aurea Stavale: Existem casos que são descartados por profissionais capacitados, e outros que demandam uma análise mais minuciosa de uma equipe multiprofissional que existe, por exemplo, na ABD (Associação Brasileira de Dislexia) em São Paulo.

Blog Biossegurança: Qual o custo dessa avaliação?

Aurea Stavale: A ABD é uma organização que avalia as condições  sócio-econômicas da família, então é variável. Vai depender também se a consulta com o neuropsicólogo será suficiente para descartar o distúrbio ou se haverá necessidade de uma avalição mais complexa.

Blog Biossegurança: Existem adultos disléxicos? Qual a vantagem de um diagnóstico tardio?

Aurea Stavale: Ainda que o adulto já tenha vencido as maiores dificuldades, um dignóstico auxilia a recuperar a auto-estima. Muitos cresceram pensando que eram incapazes, pouco inteligentes. Além disso, pode contribuir a explorar melhor métodos alternativos para novos aprendizados.

captura-de-tela-2017-03-15-as-16-00-14

Disléxicos famosos

Blog Biossegurança:A pessoa disléxica pode levar um vida considerada normal?

Aurea Stavale: Sim, claro.

Podemos dar exemplo de alguns disléxicos famosos:

Jennifer Aniston, Steven Spielberg, Whoppi Goldberg, Cher, Magic Johnson, Jamie Oliver e Walt Disney.

Outros prováveis: Albert Einstein, Graham Bell, Leonardo Da Vinci, entre muitos.

* Outras fontes Citam também: Steve Jobs, Harrison Ford, Tom Cruise, Keanu Reeves, John Lennon, Robin Williams, Johnny Depp.

Mitos e Verdades sobre Dislexia

Existem alguns mitos associados à dislexia. Vamos lá:

  •  escrevem ao contrário- (da direita para esquerda)

Aurea Stavale: nem sempre

  • Não consegue aprender a ler -Aurea Stavale: Mito
  • Todo disléxico é gênio – Aurea Stavale: Mito
  • Lê mais devagar – Aurea Stavale:Verdade
  • Podem cursar uma Universidade -Aurea Stavale: verdade

Qual a causa da dislexia?

Não se sabe a causa exata, mas é multifatorial e sabe-se que tem um componente genético.

Qual a sua mensagem final?

Aurea Stavale: Como pais e educadores temos que dar atenção aos alunos em qualquer idade para que recebam diagnóstico adequado. Por isso precisamos compreender as diferentes maneiras de cada um aprender e dar oportunidades para que possam se desenvolver.

O mais importante é ser feliz.

Aurea Stavale

Agradecemos a colaboração de Aura Stavale para o nosso Blog Biossegurança e ela disponibiliza o seu e-mail para contatos:

aureastavale@yahoo.com.br 

Liliana Junqueira de P.Donatelli

captura-de-tela-2017-03-15-as-11-38-12

Fontes:
ABD (Associação Brasileira de Dislexia)

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.