Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Dra Socorro Castro em Luvas de Procedimento
Dra Socorro Castro
Cirurgiã- Dentista. Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário do Norte-UNINORTE. Manaus. Especialista em prótese dentária. Interessa-se por cirurgia Biossegurança, Saúde Coletiva, Patologia Oral e Maxilofacial.

A exposição ocupacional do cirurgião-dentista em exodontias:

  • Biossegurança: Está indicado o uso de luvas estéreis. Por quê?

    • Proteção do profissional Um dos princípios fundamentais a serem observados na Odontologia é a biossegurança. O cirurgião-dentista está constantemente exposto a contaminação  pelos dos microrganismos presentes na cavidade oral do paciente. Entre eles os agentes das seguintes doenças: Gonorréia, Difteria, Herpes, Varicela, Citomegalovirus.  Hepatites B,C e AIDS também fazem parte do grupo  e são  os principais focos de atenção devido ao longo período de transmissão no estado crônico, frequentemente sem apresentar sintomas.  As luvas não conferem a proteção total, mas constituem a melhor barreira para proteger os profissionais.
    • Proteção do Paciente : A exodontia é considerada um procedimento invasivo: no qual há penetração em pele e mucosas adjacentes, tecidos subepiteliais e sistema vascular.  Os artigos utilizados nesses procedimentos são considerado críticos e devem estar esterilizados no momento de uso. Isso inclui o uso de luvas estéreis! O objetivo é diminuir a possibilidade de infecção no sítio cirúrgico. São embaladas individualmente, para evitar a contaminação no momento de calçá-las. Assim sendo além de melhor proteção aos profissionais  diminuem o risco de infecção para o pacienteO uso de luvas pelo odontólogo é de suma importância durante a realização de suas atividades.
  • Luvas de Procedimento x Luvas estéreis

    É bom lembrar que as luvas cirúrgicas não são as mesmas luvas de procedimento esterilizadas. sS luvas cirúrgicas são produzidas com maior rigor e com maior controle de qualidade, inclusive diante da presença de microfuros e são mais elásticas. São vendidas em pares o que proporciona maior conforto aos profissionais e melhor qualidade como barreira. Portanto, uma das funções das luvas é exatamente proteger a cirurgião-dentista contra contaminação, principalmente de sangue, saliva, e outros fluidos da boca do paciente, podendo estes estar contaminados por vírus e bactérias; além de proteger o paciente de infecções cruzadas e cirúrgicas.

    Cabe então a esse profissional fazer uma avaliação criteriosa do procedimento a ser realizado e assim atentar-se para a escolha das luvas com base nas suas indicações, ressaltando que sas luvas de procedimento estão indicadas para procedimentos não cirúrgicos. Na exodontia portanto, a indicação é de usar somente luvas cirúrgicas, estéreis e obviamente descartadas após o uso.

O Blog Biossegurança agradece a Dra Socorro  pela excelente matéria.

Você gostaria de enviar alguma matéria para ser publicada nesse Blog? Entre em contato comigo!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

liliana@cristofoli.com

Mais sobre Luvas de Procedimentos no Blog Biossegurança:

7 Dicas para usar luvas corretamente

Top Dicas de Biossegurança para – Luvas – em Vídeo

4 Erros e 4 Dicas na limpeza de instrumentos odontológicos

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: Novo Guia SES - SP Uso de Luvas em Serviços de Saúde - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.