Nesse post celebramos Chamberland – o inventor da autoclave. Nascido em 12 de março de 1851. Saiba mais sobre o brilhante cientista.
Quem foi Charles Edouard Chamberland?
Chamberland começou a trabalhar no laboratório de como assistente de Louis Pasteur no ano de 1878. Embora ambos tivessem formação em química desbravaram os mistérios das doenças infecciosas, com a proposição que cada uma delas estaria associada a um germe. Foi o início da microbiologia. Pasteur teve o mérito e a sorte de ter dedicado suas pesquisas em assuntos que resultaram em solução de problemas práticos, como por exemplo o carbúnculo, doença que afetava os carneiros entre outros animais. Chamberland foi um de seus colaboradores nesse estudo, junto com Emile Roux e Vinsot que descobriram o modo de transmissão da doença e o agente infeccioso o Bacillus anthracis.
Chamberland segue os estudos do carbúnculo cujos resultados serão a base para o desenvolvimento da vacina contra a doença.
A autoclave
Depois de apresentar sua tese de doutorado “Investigação sobre a origem e o desenvolvimento dos microrganismos” Chamberland continuou os seus estudos sobre o tema, conseguindo obter a esterilização dos meios de cultura ao desenvolver um equipamento precursor da autoclave que conhecemos hoje. A esterilização com vapor saturado sob pressão é o método mais utilizado em serviços de saúde o processamento de artigos de modo torná-los seguros para o uso em pacientes.
Denis Papin
Papin médico francês do século XVII, foi também precursor da invenção da autoclave e da panela de pressão. Foi sua a ideia de incluir na panela fechada hermeticamente uma válvula para evitar o aumento excessivo de pressão. Na imagem, Pasteur que foi contemporâneo do nosso homenageado de hoje.
Outras conquistas de Chamberland
Além da autoclave, foi também o inventor do filtro de porcelana, muito útil para filtrar bactérias, participou do desenvolvimento das vacinas de carbúnculo e da raiva em colaboração com Louis Pasteur. Foi um grande cientista e um dos pilares da ciência da esterilização.
O nosso muito obrigado!