Dia Nacional da Imunização 10 junho. Dedique a data para conferir a sua carteira de vacinação e colocar tudo em ordem.
PNI – Um orgulho nacional
O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde foi uma iniciativa campeã. O Brasil é um país com dimensões continentais e desafios incríveis acesso, como por exemplo regiões da Amazônia e Pantanal. O programa já teve seu período áureo com cobertura vacinal entre as crianças superior a 90%. Entretanto, passamos por um retrocesso na época da pandemia, com fake news sendo disseminadas nas redes sociais, questionando segurança das vacinas. Dessa forma, muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra doenças preveníveis por esse recurso.
Vacinas – Uma responsabilidade de todos
Como podemos ajudar? Mesmo que você não seja um profissional da saúde, você pode colaborar abordando o assunto com outras pessoas, ressaltando a importância das vacinas e estimulando-as a exercer o seu direito.
Cuidados na Administração das vacinas
Embora pouco comuns os erros na administração de vacinas podem ocorrer. O ISMP (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos) alerta para checar os rótulos para evitar a troca entre os frascos. Além disso, observou-se que há semelhanças entre as imagens e cores dos rótulos de vacinas diferentes, por exemplo encontrado entre frascos de vacinas contra grupe e tríplice, o que contribui para esses eventos adversos.
Tópicos para aumentar a segurança
- Armazenamento seguro
- vacinas separadas dos demais medicamentos sob refrigeração (rede de frio exclusiva com controle rígido de temperatura de acordo com as exigências)
- Identificação de alerta– checagem do rótulo antes de preparar a vacina
- Informar profissionais de saúde quanto aos riscos – e a forma de prevenção
Paciente – fique de olho!
Os pacientes também devem estar alerta e devem solicitar para ver o rótulo da vacina. Infelizmente, essa recomendação só é viável para o público mais esclarecido e quem tem condições para avaliar.
Vacinas – Uma responsabilidade de todos nós
O Brasil tem um amplo programa de imunizações, não só para crianças como também para adultos e para profissionais da saúde entre outros grupos de risco. Exerça o seu direito, receba as vacinas, leve seus filhos, pais e você mesmo ao posto mais próximo.
Você contribui para a sua saúde e para a Saúde Pública, diminuindo a circulação de doenças e a possibilidade das pessoas imunologicamente menos competentes de adquirir doenças que as coloquem em risco.
Liliana Donatelli
Para saber mais sobre as vacinas e os calendários específicos para cada grupo consulte a SBIM