Hoje celebramos o Dia Nacional do Teste do Pezinho! Conheça mais sobre o assunto neste post.
O Teste do Pezinho é um exame obrigatório e gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado logo nos primeiros dias de vida do bebê o teste tem como objetivo identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas e congênitas. A detecção precoce dessas doenças é fundamental para iniciar o tratamento adequado o mais breve possível e evitar sequelas, como por exemplo na fenilcetonúria.
Doenças triadas no teste
Atualmente as doenças identificáveis no Teste do Pezinho são: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. O Ministério da Saúde tem previsto um aumento do escopo de detecção de doenças.
Doença Falciforme
A doença falciforme é genéticas hereditária e afeta o formato da hemácia, célula responsável por transportar oxigênio no sangue. Ao invés do formato convencional de disco a célula tem um formato de foice, daí o seu nome falciforme. Essa anomalia tem consequências em praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Tem origem na África a afeta desproporcionalmente (mas não exclusivamente) pretos e pardos.
Fenilcetonúria
A fenilcetonúria é uma doença congênita, autossômica recessiva. Embora seja rara, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil a incidência esta entre 1:15.000 a 25.000 nascidos vivos é a doença metabólica mais comum. Nos indivíduos afetados, existe uma falha no processamento do aminoácido fenilalanina presente em muitas proteínas, inclusive no leite materno.
Consequências da Fenilcetonúria
A fenicetonúria não tem cura, mas tem um tratamento que contribui bastante para o desenvolvimento da criança e evitando efeitos negativos permanentes. Sem a medicação específica, as toxinas resultantes da falha metabólica acumulam-se especialmente no cérebro, resultando em retardo mental grave, convulsões e hiperatividade, além de afetar a fabricação de melanina.
O Teste do Pezinho é Obrigatório!
Apesar da obrigatoriedade e da importância do teste, ainda existem casos isolados em que os pais não realizam o exame por falta de conhecimento, falta de acesso aos serviços de saúde ou outros motivos.
Por isso, a conscientização sobre a importância desse exame, bem como a divulgação de informações sobre os benefícios que ele traz para a saúde e o bem-estar das crianças ainda é necessária.
Ajude-nos a destacar a relevância desse teste. Detectar precocemente doenças genéticas e metabólicas é essencial para um tratamento eficaz e melhores resultados no futuro.
Junte-se a nós nessa causa e compartilhe essa mensagem, ajude a conscientizar sobre a importância do Teste do Pezinho. 💙
Liliana Donatelli