Alicate enferrujado depois  da esterilização – já aconteceu com você?

A esterilização dos artigos de manicure não é mais uma opção, é um dever profissional, ético  e uma obrigação legal. Com a aprovação da legislação de 2012  que regulamentou essa e outras atividades dos salões de beleza, foi estabelecida a responsabilidade da esterilização  aos seus profissionais. Isso teve como objetivo evitar a transmissão de doenças por meio dos  instrumentos potencialmente contaminados por agentes patogênicos .

Alguns estados  (RS, SC, PR)  foram além e instituíram critérios de como devem ser organizados esses serviços de beleza. A maioria já tornou compulsório o uso da autoclave como equipamento único para esterilização, por entenderem que é o método mais seguro para os artigos que resistam ao calor.

O receio de alguns profissionais em aderir à esterilização em autoclave é o alicate ficar enferrujado e danificado. Neste post traremos dicas preciosas para ajudar você no seu dia a dia e evitar esse aborrecimento.

7  Dicas para evitar o Alicate Enferrujado:

  1. Alicate autoclavável:
    • Escolha corretamente o alicate que resista à temperatura e vapor – na embalagem deve constar a informação
  2. Lubrifique: articulação, área de corte e mola
    • Escolha um lubrificante cirúrgico hidrossolúvel para permitir a esterilização e aumentar a vida útil do seu alicate
  3. Retire cutículas e unhas da área de corte do alicate
    • Esse procedimento deve ser feito esfregando a área de corte contra  uma gaze ou papel e nunca contra os dedos ou a mão, em seguida ao procedimento
  4. Nunca usar detergente doméstico para lavar alicates
    • Isso corrói o instrumento, pois esses detergentes são iônicos e deixam resíduos. Você pode optar por detergentes hospitalares neutros ou enzimáticos que são os mais interessantes.
  5. Pré-limpeza em imersão até por 10 minutos
    • Não ultrapassar o tempo de imersão indicado pelo fabricante. A mola é a área mais frágil do alicate e pode  enferrujar se ficar tempo demais em imersão.
  6. Não sobrecarregar a autoclave
    • coloque apenas o número indicado de envelopes para evitar excesso de pacotes. Autoclave sobrecarregada impede a a circulação correta do vapor, que pode comprometer a esterilizar e/ou a secagem. Os pacotes ficam úmidos e os alicates podem enferrujar
  7. Entreabrir a autoclave para permitir secagem eficiente (quando indicado pelo fabricante)
    • Segredo de um ciclo correto – atenção! Siga as recomendações do fabricante  da sua autoclave

 

Dúvidas?

Conte comigo

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Para Saber Mais:

Passo a Passo  da Esterilização para Manicures

Produtos que você pode se interessar:

Autoclave Amora

Suporte para autoclave

Vídeos 

Beleza e Saúde em suas mãos: Quatro Etapas Básicas da Esterilização em Salão de Beleza

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

Deixe uma resposta