Alicate enferrujado depois da esterilização – já aconteceu com você?
A esterilização dos artigos de manicure não é mais uma opção, é um dever profissional, ético e uma obrigação legal. Com a aprovação da legislação de 2012 que regulamentou essa e outras atividades dos salões de beleza, foi estabelecida a responsabilidade da esterilização aos seus profissionais. Isso teve como objetivo evitar a transmissão de doenças por meio dos instrumentos potencialmente contaminados por agentes patogênicos .
Alguns estados (RS, SC, PR) foram além e instituíram critérios de como devem ser organizados esses serviços de beleza. A maioria já tornou compulsório o uso da autoclave como equipamento único para esterilização, por entenderem que é o método mais seguro para os artigos que resistam ao calor.
O receio de alguns profissionais em aderir à esterilização em autoclave é o alicate ficar enferrujado e danificado. Neste post traremos dicas preciosas para ajudar você no seu dia a dia e evitar esse aborrecimento.
7 Dicas para evitar o Alicate Enferrujado:
- Alicate autoclavável:
- Escolha corretamente o alicate que resista à temperatura e vapor – na embalagem deve constar a informação
- Lubrifique: articulação, área de corte e mola
- Escolha um lubrificante cirúrgico hidrossolúvel para permitir a esterilização e aumentar a vida útil do seu alicate
- Retire cutículas e unhas da área de corte do alicate
- Esse procedimento deve ser feito esfregando a área de corte contra uma gaze ou papel e nunca contra os dedos ou a mão, em seguida ao procedimento
- Nunca usar detergente doméstico para lavar alicates
- Isso corrói o instrumento, pois esses detergentes são iônicos e deixam resíduos. Você pode optar por detergentes hospitalares neutros ou enzimáticos que são os mais interessantes.
- Pré-limpeza em imersão até por 10 minutos
- Não ultrapassar o tempo de imersão indicado pelo fabricante. A mola é a área mais frágil do alicate e pode enferrujar se ficar tempo demais em imersão.
- Não sobrecarregar a autoclave
- coloque apenas o número indicado de envelopes para evitar excesso de pacotes. Autoclave sobrecarregada impede a a circulação correta do vapor, que pode comprometer a esterilizar e/ou a secagem. Os pacotes ficam úmidos e os alicates podem enferrujar
- Entreabrir a autoclave para permitir secagem eficiente (quando indicado pelo fabricante)
- Segredo de um ciclo correto – atenção! Siga as recomendações do fabricante da sua autoclave
Dúvidas?
Conte comigo
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Para Saber Mais:
Passo a Passo da Esterilização para Manicures
Produtos que você pode se interessar:
Vídeos
Beleza e Saúde em suas mãos: Quatro Etapas Básicas da Esterilização em Salão de Beleza
2 Comentários
E o que fazer depois que está enferrujado?
Olá
Existe um protocolo da Ruhoff que você pode utilizar, o SurgiStain ( http://www.planitrade.com.br/surgistain/Surgistain.pdf) em conjunto com o PremixSlip http://www.planitrade.com.br/premixslip/PremixSlip.pdf, mas funciona somente se o instrumento for de aço inoxidável e você consegue recuperar o instrumento.
Liliana