Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você sabe o que é um pacote teste desafio?

O pacote teste desafio é um representante desafiador do processo de esterilização. É dentro dele que inserimos a ampola do teste biológico com um indicador químico classe 5.

O que diz a RDC 15?

A RDC 15, recomenda para os hospitais e serviços que a lei abrange, utilizar um pacote teste desafio contendo um indicador biológico e um químico classe classe 5 diariamente e um pacote teste desafio, com indicador químico somente a cada carga.

Veja como montar pacotes teste desafio

Primeiro vou mostrar a montagem do pacote teste desafio para autoclaves de mesa

captura-de-tela-2017-03-21-as-19-32-43

Como fazer um pacote desafio para autoclaves de mesa?

Coloque uma ampola de indicador biológico e uma fita de indicador químico classe 5 dentro do pacote que representar o maior dificuldadade para penetração de vapor no seu estabelecimento.

Por exemplo, se você usa somente embalagens de papel grau cirúrgico, em envelopes.

Se usar caixas cirúrugicas perfuradas embaladas com papel crepado, esse será o seu pacote desafio e assim por diante.

Lembre-se de deixar separada uma ampola controle para ser incubada com a ampola teste depois da esterilização.

E nas autoclaves hospitalares?

Nos hospitais, o pacote teste desafio foi padronizado.

Você pode comprar o pacote teste desafio pronto, ou montar no seu serviço:

  • Para montar o seu pacote com o indicador biológico separe:
    • Dezesseis compressas de tecido limpas, pré-condicionadas, reutilizáveis em boas condições, cada uma com aproximadamente 46 cm x 69 cm.
    • Duas ampolas de indicador biológico (IB)  do mesmo fabricante e lote, (uma teste e outra controle) e uma fita de Indicador químico  Classe 5 .
  • Montagem:
    • Preparação:
      • Dobre cada compressa longitudinalmente em terços e, em seguida, dobre no sentido da largura no meio. Empilhe as toalhas umas sobre as outras, com dobras opostas, formando duas pilhas com oito compressas.
      • Coloque as ampola do Indicador Biológico e a fita de indicador químico sobre a primeira pilha
      • Cubra com a segunda pilha, de modo que os indicadores fiquem aproximadamente no centro geométrico do pacote
      • Prenda as duas pilhas com fita para autoclave

O mesmo procedimento é usado para se fazer o pacote teste desafio com indicador químico somente.

Identifique o pacote teste desafio e se é químico ou biológico

O seu pacote esta pronto para ser utilizado!

Pacote teste desafio

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Assista ao vídeo  e acompanhe passo a passo:

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

7 Comentários


  1. boa noite. o artigo 96 da RDC 15 fala que deve ser realizado teste em cada carga em pacote teste desafio. O que seria essa carga? Seria cada pacote ou cada ciclo de esterilização? Obrigada.


  2. Muito esclarecedor. Parabéns pelo conteúdo! Vi uma recomendação para uso de IB sempre que a carga for com implantes. Sendo foco no cenário hospitalar, seria recomendação ou obrigação esse procedimento? Abraço,


    • Olá Rodrigo
      É legislação. Portanto obrigatório : De acordo com a RDC15-
      Art. 98 No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga.
      Atenciosamente,
      Liliana


  3. Boa tarde.
    É necessário fazer teste desafio nas autoclaves aos finais de semana, testar na porta, meio e funda da máquina?
    obrigada


    • Erica
      Se o serviço funcionar no final de semana a resposta é sim.
      É interessante testar varios pontos, mas depende do tamanho da autoclave.
      Liliana

  4. maria aparecida santana Reponder

    gostaria de saber se posso identificar com data de validade o integrador quimico de forma que não interfira no resultado?????


    • Olá Maria Aparecida
      A identificação vai depender do indicador que você usar. Existem canetas atóxica que você pode usar. Eu uso a Sharpie (você pode comprar em papelaria mas certifique-se que seja a atóxica). Importante você escreve em uma área que seja distante de onde apareça o resultado do indicador.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.