Qual o erro mais comum que leva à falha na esterilização em consultórios odontológicos?
O modo incorreto de acomodar os pacotes para esterilizar dentro da autoclave. Sabia disso?
Você já viu algo parecido com a imagem da autoclave acima em um consultório odontológico? Não lembra aquela mala de viagem que na volta não conseguimos fechar?
Nas auditorias especiais que realizo já encontrei muitas “malas amarelas”. Por esse motivo, me inspirei para escrever esse artigo. Principalmente porque as pessoas não efetuam a monitorização química e biológica da esterilização de modo adequado. Isto é, se satisfazem com a simples aprovação do ciclo ou do indicador químico de processo que vem impresso no envelope.
Quais os problemas de encher a autoclave com tantos pacotes?
O vapor tem dificuldade de circular :
- causa mais comum na falha da esterilização – agente esterilizante não entra em contato com os instrumentos
- pacotes molhados mesmo do final do ciclo = compromete a integridade do pacote e a manutenção da esterilização
Como otimizar o espaço interno da autoclave?
- use envelopes de papel grau cirúrgico sem caixas sempre que possível;
- utilize um suporte para envelopes (esse é um produto Cristófoli vendido separadamente) dentro da autoclave, ao invés de 5 envelopes (9×23) em uma Vitale 12 litros, você acomoda 13 pacotes do mesmo tamanho;
- organize kits com o que você realmente vai precisar e embale separado instrumentos que você usa ocasionalmente, assim você vai precisar menor quantidade de instrumentos no dia a dia;
- Tudo para o mesmo lado – isto é, o lado do papel tudo para a direita e plástico tudo para esquerda (ou vice-versa)*.
Alguma sugestão? Deixe o seu comentário!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Para saber mais:
*Complementei esse post com essa informação, em atenção ao comentário da nossa colega Maria Rodrigues . Muito pertinente. Esse post foi revisado ampliado e republicado. Obrigada!
18 Comentários
Gostaria de saber se esterilizando instrumentais que contém espelho, envoltos em gazes aumenta a durabilidade do espelho e se tem algum documento que fale sobre?
Para esterilizar os gases posso colocar bastante ?
Olá Flavia
O mais indicado é você já comprar a gaze em pacotes individualizados para cada procedimento. Se for esterilizar os pacotes devem seguir essa mesma lógica.
Olá Flavia
O mais indicado é você já comprar a gaze em pacotes individualizados para cada procedimento. Se for esterilizar os pacotes devem seguir essa mesma lógica.
Olá,
É obrigatório o envelope ficar com o papel voltado para cima na prateleira? Se a prateleira é vazada o vapor entra por todos os lados então se o papel ficar para baixo e plástico para cima não iria penetrar no envelope da mesma forma?
Observo que a secagem fica bem melhor qdo o papel fica para baixo envelopes com bandeja de inox e 6 instrumentos .
Obrigda
Posso usar a autoclave p esterelizar capotes de TNT? Tem algum prejuízo p o equipamento encostar um pouco o grau cirúrgico nas paredes da autoclave?
Boa tarde , gostaria de saber se existe alguma norma que especifica a quantia de gazes por pacote (papel crepado), a ser esterelizado .
Cintia
Ola!
Você já fez as contas para verificar se vale a pena esterilizar no serviço?
Não há nenhuma norma especifica para isso.
Espero ter ajudado você.
Liliana
Porque tenho que colocar o plástico pra baixo e o papel pra cima? Qual a diferença se colocar o contrário? A esterilização não fica eficaz?
Olá Juliana
A experiência mostra melhor circulação de vapore secagem. O ideal é você colocar na vertical, com o auxílio de um suporte.
Atenciosamente,
Liliana
oi boa tarde, Liliana, meu nome é Angela e sou ASB, tenho dúvidas de como esterilizar alguns materiais odontologicos, tipo tem quantidade certa pra compor em uma bandeija? as brocas podem ser estereis individualmente? posso usar papel crepado para empacotar e esterilizar gazes?
Olá Angela
A quantidade certa de materiais para esterilizar junto fica difícil de determinar. O importante é que seja um it que você vai usar em um mesmo paciente. O que é preciso é adequar a embalagem para o kit que você preparou.Vamos supor que você tem 30 instrumentos/brocas não dá (óbvio- é só para exagerar) para colocar em um envelope 9cm por 23cm. Você vai precisar, por exemplo, de uma caixa que eles não fiquem sobrepostos e que permita a passagem de vapor e secagem, e ainda usar uma embalagem que proporcione uma barreira adequada ao tipo de esterilização (no caso vapor). Existem também os cassetes que tem sido usados por serem mais abertos e terem mecanismos de encaixe dos instrumentos o que ajuda a protegê-los.Já temos alguns de plástico com preço razoável no Brasil. Os melhores, em aço inoxidável, ainda estão muito caros para a nossa realidade.
MAs você pode montar uma bandeja perfurada e envelopar. Uma boa maneira de saber se esta razoável e não sobrepor instrumentos- uma única camada. Coloque sempre um indicador interno ( Classe 4 ou 5), assim você saber se esta penetrando vapor no pacote.
Pode esterilizar gaze em papel cremado, mas lembre-se que é duplo e não pode reutilizar. Você já fez as contas para ver se vale a pena? Acredito que sai mais caro.
Abraços
Liliana
Se essa é a maneira correta de acomodar os envelopes, por que a autoclave já não vem configurada assim? A nossa tendência é fazer o que foi demonstrado na primeira foto, pois o que vem no aparelho são duas “prateleiras” de grade na horizontal sem divisórias pra acomodar corretamente.
Bianca
As prateleiras permitem tamanhos diferentes de pacotes.O motivo é esse.
Atenciosamente.
Liliana
Olá, tenho a autoclave Amora e como estou no inicio das minhas atividades não tenho tanto material para esterilizar; mas noto que no final do processo os envelopes estão muito amassados e até caem da estante da autoclave.O que será que esta acontecendo?
Olá Silvia
Durante a esterilização, entra vapor dentro dos envelopes e depois passa pelo processo de secagem.
Ficar meio amassado é normal. Os pacotes não costumam cair do suporte. Analise se você esta acomodando bem os envelopes.
Se quiser envie uma foto para mim no meu e-mail.
Atenciosamente,
Liliana
liliana@cristofoli.com
O envelope tem q ficar com o papel para cima e o plástico para baixo…com esse suporte, como fica essa regra do uso da autoclave?
Maria
Com os envelopes fica ainda melhor, pois proporciona uma circulação mais livre do vapor. É importante ressaltar que os envelopes fiquem com o papel para o mesmo lado. Por exemplo, tudo para direita. Vou acrescentar essa informação no post.
Obrigada
Abraços
Liliana