Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Qual o erro mais comum que leva à falha na esterilização em consultórios odontológicos?

O modo incorreto de acomodar os pacotes para esterilizar dentro da autoclave. Sabia disso?

Você já viu algo parecido com a imagem da autoclave acima em um consultório odontológico? Não lembra aquela mala de viagem que na volta não conseguimos fechar?

Nas auditorias especiais que realizo já encontrei muitas “malas amarelas”. Por esse motivo, me inspirei para escrever esse artigo. Principalmente porque as pessoas não efetuam a monitorização química e biológica da esterilização de modo adequado. Isto é, se satisfazem com a simples aprovação do ciclo ou do indicador químico de processo que vem impresso no envelope.

Quais os problemas de encher a autoclave com tantos pacotes?

O vapor tem dificuldade de circular :

  • causa mais comum na falha da esterilização – agente esterilizante não entra em contato com os instrumentos
  • pacotes molhados mesmo do final do ciclo = compromete a integridade do pacote e a manutenção  da esterilização
Suporte para Envelopes

Como otimizar o espaço interno da autoclave?

  • use envelopes de papel grau cirúrgico sem caixas sempre que possível;
  • utilize um suporte para envelopes (esse é um produto Cristófoli vendido separadamente) dentro da autoclave, ao invés de 5 envelopes (9×23) em uma Vitale 12 litros, você acomoda 13 pacotes do mesmo tamanho;
  • organize kits com o que você realmente vai precisar e embale separado instrumentos que você usa ocasionalmente, assim você vai precisar menor quantidade de instrumentos no dia a dia;
  • Tudo para o mesmo lado – isto é, o lado do papel tudo para a direita e plástico tudo para esquerda (ou vice-versa)*.

Alguma sugestão? Deixe o seu comentário!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Para saber mais:

*Complementei esse post com essa informação, em atenção ao comentário da nossa colega Maria Rodrigues . Muito pertinente.  Esse post foi revisado ampliado e republicado. Obrigada!

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

10 Comentários


  1. Porque tenho que colocar o plástico pra baixo e o papel pra cima? Qual a diferença se colocar o contrário? A esterilização não fica eficaz?


    • Olá Juliana
      A experiência mostra melhor circulação de vapore secagem. O ideal é você colocar na vertical, com o auxílio de um suporte.
      Atenciosamente,
      Liliana


  2. oi boa tarde, Liliana, meu nome é Angela e sou ASB, tenho dúvidas de como esterilizar alguns materiais odontologicos, tipo tem quantidade certa pra compor em uma bandeija? as brocas podem ser estereis individualmente? posso usar papel crepado para empacotar e esterilizar gazes?


    • Olá Angela
      A quantidade certa de materiais para esterilizar junto fica difícil de determinar. O importante é que seja um it que você vai usar em um mesmo paciente. O que é preciso é adequar a embalagem para o kit que você preparou.Vamos supor que você tem 30 instrumentos/brocas não dá (óbvio- é só para exagerar) para colocar em um envelope 9cm por 23cm. Você vai precisar, por exemplo, de uma caixa que eles não fiquem sobrepostos e que permita a passagem de vapor e secagem, e ainda usar uma embalagem que proporcione uma barreira adequada ao tipo de esterilização (no caso vapor). Existem também os cassetes que tem sido usados por serem mais abertos e terem mecanismos de encaixe dos instrumentos o que ajuda a protegê-los.Já temos alguns de plástico com preço razoável no Brasil. Os melhores, em aço inoxidável, ainda estão muito caros para a nossa realidade.
      MAs você pode montar uma bandeja perfurada e envelopar. Uma boa maneira de saber se esta razoável e não sobrepor instrumentos- uma única camada. Coloque sempre um indicador interno ( Classe 4 ou 5), assim você saber se esta penetrando vapor no pacote.
      Pode esterilizar gaze em papel cremado, mas lembre-se que é duplo e não pode reutilizar. Você já fez as contas para ver se vale a pena? Acredito que sai mais caro.
      Abraços
      Liliana


  3. Se essa é a maneira correta de acomodar os envelopes, por que a autoclave já não vem configurada assim? A nossa tendência é fazer o que foi demonstrado na primeira foto, pois o que vem no aparelho são duas “prateleiras” de grade na horizontal sem divisórias pra acomodar corretamente.


  4. Olá, tenho a autoclave Amora e como estou no inicio das minhas atividades não tenho tanto material para esterilizar; mas noto que no final do processo os envelopes estão muito amassados e até caem da estante da autoclave.O que será que esta acontecendo?


    • Olá Silvia
      Durante a esterilização, entra vapor dentro dos envelopes e depois passa pelo processo de secagem.
      Ficar meio amassado é normal. Os pacotes não costumam cair do suporte. Analise se você esta acomodando bem os envelopes.
      Se quiser envie uma foto para mim no meu e-mail.
      Atenciosamente,
      Liliana
      liliana@cristofoli.com

  5. Maria a Rodrigues Reponder

    O envelope tem q ficar com o papel para cima e o plástico para baixo…com esse suporte, como fica essa regra do uso da autoclave?


    • Maria
      Com os envelopes fica ainda melhor, pois proporciona uma circulação mais livre do vapor. É importante ressaltar que os envelopes fiquem com o papel para o mesmo lado. Por exemplo, tudo para direita. Vou acrescentar essa informação no post.
      Obrigada
      Abraços
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.