Confira o novo arquivo para imprimir os Registros do Monitoramento da Esterilização em Autoclaves. Atualizado em 25 de setembro de 2023
O monitoramento físico, químico e biológico é fundamental para garantir o sucesso da esterilização. Mas não basta realizar o procedimento, é necessário manter os Registros do Monitoramento da Esterilização. Esse documento organizado irá demonstrar para a vigilância sanitária o seu cuidado com a qualidade e se efetivamente esses controles estão sendo realizados.
A monitorização é essencial, pois caso você encontre uma falha poderá repará-la. Da mesma forma, anotar as ações corretivas contribuem para o aprendizado a agilizam a também ficam registradas no livro.Além disso, registrar os parâmetros e indicadores comprova a rotina de monitoramento.
A mais nova atualização contempla a assinatura do responsável técnico pelo estabelecimento que deve supervisionar rotineiramente o monitoramento da esterilização. É um indicativo que isso faz parte do processo. Ou seja, a ASB ( Auxiliar em Saúde Bucal), pode ser a pessoa indicada pra realizar o monitoramento, ms como o cirugião-dentista é o responsável técnico pelo serviço, deve averiguar se os resultados estão adequados e em caso negativo se as providências foram tomadas para corrigir as falhas.
No do CMER:
- Frequência sugerida para indicadores químicos e biológicos;
- Passo a Passo do Indicador Biológico com imagens;
- Instrução de reprovado e aprovado colorido para o indicador biológico;
- Data da leitura final
- Data em cada ciclo realizado
- Versão atualizada do documento completo para impressão.
Para imprimir as folhas avulsas, selecione na sua impressora quais folhas deseja. Estão disponíveis:
- Folha indicador biológico com indicador químico
- Folha indicador químico
- Folha ações corretivas
Agora as folhas avulsas têm um espaço para preencher o número de página, desde que facilite para você.
Legislação Monitoramento da Esterilização
Observe que o Brasil ainda não tem uma legislação uniforme para os indicadores químicos destinada aos consultórios odontológicos.
Entretanto, isso deve mudar com a reformulação da RDC 15. A revisão passou por consulta pública com publicação aguardada para 2020. Contudo, a pandemia adiou essa atualização. Esperamos para breve uma nova consulta pública. Assim que tivermos a boa notícia, publicaremos no Blog Biossegurança. Fique de olho porque dessa vez deverá incluir a odontologia em todos os níveis de organização.
Caso você tenha mais de uma autoclave:
- Faça pastas separadas para cada autoclave ou
- Use uma única pasta com folhas coloridas — uma cor para cada autoclave-separadas na pasta — e ainda, organize cronologicamente. É a minha predileta!
Dessa forma, com as mesmas folhas você pode organizar de maneiras diferentes.
Registro da Manutenção Preventiva
Anexe cópias das notas fiscais de manutenção preventiva/corretiva à documentação da monitorização.
Guarde todos esses registros por pelo menos 5 anos.
Se tiver alguma dúvida entre em contato!
Liliana Donatelli
3 Comentários
No aguardo.
Obrigada
Boa tarde.
Uma duvida, vi que foi atualizado uma nova impressão para os registros de resultados, porém no impresso antigo eu colava no mesmo espaço a etiqueta da T.B e o integrador químico por data ( aqui na clinica faço semanal)
E agora no novo impresso eu só tenho espaço para colar o T.B uma unica vez, não entedi.
Preciso de ajuda
Olá Michele
Tudo bem?
Essa atualização visa aumentar o monitoramento químico entre os indicadores biológicos, fruto das recomendações que o integrador químico deve ser realizado a cada carga e o biológico pode ser feito nos serviços odontológicos uma vez por semana e em serviços sujeitos à RDC 15 diariamente. Ainda assim haverá ciclos sem indicador biológico, mas com integrador. Por isso a mudança.
Teremos uma aula sobre esse assunto no dia 5 de março aqui as inscrições https://www.cristofoli.com/biosseguranca/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-monitoramento-da-esterilizacao-05-03/
Atenciosamente,
Liliana