Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você já tinha pensado nos pontos de água no seu consultório odontológico?

Sou muito questionada quanto à estrutura física do consultório odontológico. Resolvi escrever sobre esse assunto porque  algumas coisas acabam passando desapercebidas pelas pessoas, até chegar o momento da prática. Os pontos de água para o consultório são um bom exemplo disso. A água é fundamental para o bom funcionamento das suas atividades.

Veja os pontos de água que você vai precisar:

  1. Lavatório para Mãos na área clínica. Esse é bem óbvio mas precisa ser exclusivo  para essa atividade.
  2. Pia para lavagem de instrumentais dentro da área Clínica (e na sala de esterilização também caso você tenha uma área separada)
  3. Pia para lavar as mãos no sanitário (tantos quantos forem os sanitários)
  4. Pia para lavar xícaras e copos na copa (você pode prescindir de copa e consequentemente da pia, mas deve ter copos descartáveis para servir água e café)
  5. Tanque no DML (depósito de material de limpeza). Fundamental para lavar os panos de chão, ou as cabeleiras dos mops, baldes etc.

Algumas características importantes para as pias  em geral:

  • não espirrar água para fora
  • torneira com aerador
  • fácil de limpar e que não tenha emendas com a bancada (as de sobrepor são mais fáceis de limpar)

Para  limpeza de instrumentos 

  • torneira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com o registro)
  • cuba profunda para facilitar a limpeza e intensa maiores e evita os respingos

Para higiene das mãos 

  • com saboneteira, sabonete líquido e papel toalha
  • torneira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com o registro)*
  • lixeira com comando por pedal (ou outro mecanismo que impeça o contato com a tampa)

Isso sem contar com o ponto de água dedicado para a instalação do seu equipo.

Dicas para o seu consultório

Pias em bancadas de aço inoxidável (procure os modelos que vem com a bancada lateral com tudo junto) ou Corian® (adorei  o tour virtual em um hospital para conhecer mais sobre o material – esta em inglês). O Corian® é chaamado de superfície sólida e pode ser facilmente produzido em blocos e as partes são coladas com perfeição. Ajuda bastante no transporte quando o seu consultório fica em um edifício. É resistente aos desinfetantes e muito fácil de limpar.

Aço Inox X Corian®

As bancadas de aço são um pouco mais baratas,  mas não é fácil encontrar bem do jeitinho que você quer, tamanho, largura etc. Achei muitas opções na Tramontina. Para a área de esterilização vá direto em pias de apoio, se quiser uma acabamento mais caprichado busque nas opções da linha Perfecta (sugiro optar pela linha acetinada, a linha brilhante produz muito reflexo e fica sempre manchada de água), para um produto de qualidade mas com preço mais acessível vá para a linha Standard .

As de Corian® são feitas sob medida e coladas no local, como se fosse uma grande restauração. Muito versáteis, com algumas cores de opção. O preço é que não é muito convidativo. Mas a longo prazo pode compensar. A cuba pode ser bem profunda o que evita respingos. Outro benefício é o tato. A superfície é macia e não é fria o que dá uma sensação muito agradável para trabalhar.

Uma Janela Para Biossegurança

Quando montamos o nosso espaço “Uma Janela para Biossegurança”, procuramos o que ficaria melhor, pensando em você. Optamos  pelo Corian® que apesar de mais caro, tem um visual muito bonito e permite que o frontão (que protege a parede), fique integrado à bancada. Tudo sem emendas. Muito “biosseguro”… Confira o resultado:

Nada complicado. Mas é preciso planejar antes!

*No sanitário não é obrigatório o comando para a torneira, embora muito desejável.

Para maiores detalhes sobre recomendações para consultórios odontológicos consulte as legislações estaduais e a RDC50 e arquitetura de serviços de saúde em geral na aba  Legislações  da Biblioteca do Blog.

Espero que as dicas ajudem você!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Este post foi atualizado em 14/02/2019

Veja também o post:

7dicas-para-sua-sala-de-esterilizacao-no-consultorio-odontologico

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

6 Comentários

  1. Olá, Liliana. Tudo bem? Gostei muito das informações. Parabéns! Faltou somente o ponto de água da cadeira odontológica. Acho os pontos de instalação da caeira a parte mais complicada para adaptação de novos consultórios.
    Abraço!

    • Damiana
      Sim, eu comento isso logo depois da pia para higiene das mãos. Esse é um ponto que, embora seja complexo e precise de uma instalação profissional, ninguém se esquece dele. Caso contrário o consultório não funciona.
      Obrigada!

  2. Tássia Falsete Reponder

    Bom dia Liliana!
    muito obrigada por sua atenção e resposta!
    vou ficar atenta à RDC!

  3. Tássia Falsete Reponder

    Olá Lilian ! tudo bem?
    É permitido então, dentro do consultório (Sala clínica ) a presença de pia para lavar mãos e outra para instrumentais numa mesma bancada, com certa distancia claro? Tem alguma especificação quanto a essa distancia e alguma indicação de tipo de separação que possa ser feita como uma barreira física?
    Obrigada!

    • Olá Tassia
      Na verdade sempre precisa de duas pias, não que você vá fazer toda a limpeza no consultório, mas para por exemplo enxaguar um molde. A pia para lavagem de mãos tem que ser exclusiva, isto é não pode ser utilizada para outra finalidade. Em consultórios odontológicos individualizados é permitido realizar o processamento completo (da limpeza à esterilização), em bancada separada. Embora, não seja a melhor opção, por vários motivos.
      E sim, tem que estar separada. Nas referências que me lembro, fala-se em 1,4 m entre elas. Não consegui localizar exatamente a fonte. Mas o importante é que uma não contamine a outra.
      Devemos ter uma definição mais exata em breve para essa área.A RDC 15 está em revisão, e deve sair em breve a publicação, incluindo toda a odontologia.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.