Albert Sabin – O criador da “gotinha” contra Pólio. Hoje 26 de agosto fazemos uma homenagem a esse médico que contribui para erradicar a Poliomielite de grande parte do mundo.
O que é a Poliomielite afinal?
A poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus (poliovirus) e que pode ter como sequela a paralisia dos membros inferiores entre outras. É também chamada de paralisia infantil sendo a vacina a única forma de prevenir a doença. Entretanto, no auge da epidemia de poliomielite não havia vacinas nem tampouco remédios que pudessem minimizar as complicações. A inflamação da medula, que pode levar a apneia e prejudicar gravemente a respiração, era uma das mais terríveis. Foram desenvolvidos equipamentos de pressão negativa que ficaram conhecidos como “pulmões de aço” que pareciam uma cápsula onde a criança ficava imobilizada. Na luta para salvar os pacientes nasceram as técnicas de respiração artificial e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Números da Pólio
De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS)
, a poliomielite é uma doença altamente contagiosa e que de cada 100 pessoas afetadas entre 5 e 10 apresenta, sintomas de gripe. A cada 200 pessoas 1 o vírus ataca o sistema nervos causando paralisia permanente dos membros inferiores (mais frequente), ou inferiores. Mais raramente o vírus ataca área responsáveis pela respiração podendo levar à morte.
- Pólio chegou a paralisar 1000 crianças por dia;
- O último caso registrado no Brasil é de 1989;
- 1991 foi o ultimo caso das Américas no Peru;
- Afeganistão e Paquistão são os países que continuam a registrar casos.
Museu do CDC
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) nos Estados Unidos mantém um museu que conta a história das doenças infecciosas e dos estudos que foram capazes de controlar as epidemias.
Quando que estive em Atlanta em 2017, para ser palestrante na conferencia da OSAP, tive a oportunidade de conhecer esse museu. Uma das experiências que mais me impactou foi ver o chamado “pulmão de aço”, responsável por manter vivos os pacientes acometidos pela forma mais grave da poliomielite. Observem o tamanho do equipamento!
Vacinas contra Poliomielite – Albert Sabin
Foram desenvolvidas duas vacinas, uma injetável com vírus inativado e a oral com vírus atenuado. Albert sabin foi o responsável pela criação da vacina oral “a gotinha que salva”. A facilidade de administração, de transporte e o fato do cientista abrir mão dos direitos da vacina proporcionou a sua ampla utilização mesmo em países muito pobres.
No Brasil a vacinação iniciou em 1961, com a vacina Sabin mas ainda sem a distribuição e cobertura necessárias.
A campanha nacional de imunização contra paralisia infantil, utilizando a vacina oral criada por Albert Sabin, iniciou suas atividades em 1980. Em apenas três anos os casos praticamente zeraram.
Vamos celebrar Albert Sabin?
Para comemorar o aniversário desse incrível cientista convido você a checar a sua carteira de vacinação e conferir se está tudo em dia. Dica guarde com carinho para saber onde ela está. Hoje, temos as carteiras digitais que registram vacinas do SUS somente. Veja o calendário sugerido pela SBIM:
Calendário_ Vacinas_Ocupacional_SBIM
Para Saber mais