Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

O artigo: Dental X-Rays and Risk of Meningioma de autoria de Elizabeth B. Claus, e colaboradores causou polêmica nesta semana especialmente na comunidade odontológica.

Os autores encontraram um risco  maior para desenvolver meningioma em pacientes que se submeteram a exames radiográficos odontológicos.

O meningioma é o  tumor cerebral mais frequente, usualmente benigno e de crescimento lento. Ocorre  nas meninges, mas  pode necessitar  cirurgia para sua retirada quando o paciente apresenta sintomas associados. Exposição à radiação e a certos hormônios são fatores de risco sabidamente associados ao seu desenvolvimento. Nesta pesquisa, os autores relacionaram determinadas tomadas radiográficas odontológicas a um risco maior em adquirir a doença.

A ADA ( American Dental Association) protestou, em virtude dos resultados serem baseados  em pacientes que tiveram radiografias realizadas  quando medidas de segurança radiológica eram menos rígidas. E que o estudo estaria levando insegurança aos pacientes em relação a tomadas radiográficas. Além disso foi questionado também a forma de obtenção das informações, baseada nos relatos dos pacientes.

Leia o artigo original.

Dental X-Rays and Risk of Meningioma

Sem dúvida que as radiografias são primordiais para  o diagnóstico em muitas situações, e devem ser realizadas. Mas infelizmente nem sempre todos os cuidados de proteção  radiológica são efetivamente utilizados no dia a dia. Por exemplo, o colar tireoidiano – é  raro vê-lo em uso.

A radiação é mais um risco que não vemos a olho nu, nem percebemos de imediato o seu efeito. Será que o nível de proteção radiológico no consultório é satisfatório? É fundamental verificar a idoneidade empresa que emite o laudo, e se esta sendo realizado com a devida frequência.

Mais estudos devem ser conduzidos e a pesquisa melhor analisada, de qualquer forma fica  a pergunta se as radiografias são realmente totalmente seguras ao longo de muitos anos, e quantas tomadas poderiam ser realizadas sem oferecer dano. Uma opção interessante seria a criação de uma banco de imagens radiográficas integrado, onde se pudesse ter todo o histórico do paciente. Além do benefício da organização e para a saúde bucal do paciente, os dados para este tipo de comparação seriam muito mais confiáveis

Outra questão importante, em se tratando de Brasil,  esta relacionada aos convênios odontológicos que  tem como procedimento quase padrão a exigência de tomadas radiográficas  como prova de execução do tratamento para efetuar o pagamento ao profissional (antes e depois).  Medida que na minha opinião deveria ser revista para evitar a exposição dos pacientes a radiação ionizante, mesmo em doses baixas. Um bom tema para as entidades de classe lutarem pelos seus honorários  junto aos convênios e pela segurança de  seus pacientes.

 

 

 

 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.