Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Auxiliar contrai HIV em acidente com agulha inadequadamente descartada em lixo comum. Decisão da Justiça de Porto Alegre

O Hospital da Ulbra de Porto Alegre foi condenado a pagar uma reparação moral de R$ 350 mil a uma auxiliar de limpeza, que se contaminou pelo vírus do HIV, a partir de um acidente ocupacional  com pérfuro-cortante- ocorrido em 19 de dezembro de 2001 – ocasionado por seringa e agulha descartadas irregularmente no lixo comum. A decisão é da 8ª Turma do TRT-4.

O marido e o filho da faxineira também teriam sido infectados por ela.

A idéia aqui não é entrar nas questões jurídicas, não menos importantes, mas refletir o que poderia ter sido diferente? Que  lições que podemos aprender?

Sabemos que por trás de um acidente de trabalho se escondem muitas falhas do sistema. Quando o acidente efetivamente acontece é fruto de uma combinação de erros, do ambiente de trabalho, de engenharia, de administração, falta de capacitação e entendimento dos riscos, de existência de protocolos ou de adesão.

Vou colocar os fatos como foram apresentados  nas informações contidas em (www.espacovital.com.br) que é a fonte da notícia.

Fatos:

1- Acidente com a faxineira com material descartado em lixo comum, em um “balde branco”

2-  Atendimento ao acidente: A possibilidade de contaminação – imediatamente após o acidente – foi considerada “baixa” pelo hospital, razão pela qual não foi feita administração dos coquetéis antivirais à trabalhadora.

3- Exames/resultados e consequências /exames Os exames imediatos comprovaram que ela não era portadora do referido vírus no momento do acidente, vindo a apresentar os marcadores virais posteriormente e contaminar seu marido e seu filho, que era amamentado à época.

 

Vamos fazer um exercício, baseado em fatos reais, analisando  as informações, e imaginar o que teria levado aos acontecimentos. Tentar se colocar no lugar de cada participante:

S- O sujeito que jogou a agulha

A- Acidentado

P-Profissional que atendeu o acidente

C- Chefia do Serviço de Saúde – administração

Hoje vamos  subdividir o primeiro capítulo, e alguns exemplos de como podemos detalhar:

O acidente:

I- agulha descartada em lixo comum num “balde branco”

Pergunta-Um exemplo o que teria levado S a descartar neste local?

II- A se acidenta ao recolher o lixo do saco contaminado

Pergunta- Como A realizou o transporte desse lixo, que proporcionou o acidente?

Aguardo os comentários que serão posteriormente organizados com as sugestões. Participe!

  • Prêmio TOPBLOG 2011 – Para votar clique na imagem abaixo:

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.