Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Captura de Tela 2014-03-05 às 6.12.26 PMEstudo comprova que é o aparelho  torna-se mais contaminado que a palma das mãos após um único exame.

Pense em um médico e você automaticamente vai se lembrar de um estetoscópio pendurado no pescoço.  A contaminação desses equipamentos  e o seu papel na disseminação de microrganismos nas instituições de saúde sempre foi uma questão a ser investigada.  E confesso, sempre me incomodou.

Pesquisadores suíços se propuseram a analisar a questão e realizaram uma pesquisa da seguinte maneira ( para detalhes veja a pesquisa na íntegra no link):

1 –  utilizando estetoscópio estéril

2 – Exame físico padronizado em paciente no Hospital universitário em Genebra, realizado por profissional médico experiente

3 – Análise microbiológica de quatro regiões das mãos (duas nas palmas), dorso e ponta dos dedos da mão dominante e duas regiões do estetoscópio: diafragma e o tubo na região diretamente em contato com a mão. As amostraram colhidas após um único exame padronizado e  descrito na pesquisa, por profissionais experientes.

Captura de Tela 2014-03-05 às 4.47.18 PM

Os resultados apontam que o diafragma é o local  mais contaminado que todas as áreas das mãos com exceção das pontas dos dedos. Isso é válido tanto para microrganismos não selecionados, quanto para MRSA.

Clique no video para assistir ou no link para acessar  a íntegra do estudo (ambos em inglês).

Captura de Tela 2014-03-05 às 10.35.12 AM

video Dr. Didier  Dr. Didier Pittet, a professor of medicine and clinical epidemiology from the University of Geneva in Geneva

Pesquisa íntegra Hospital Suíça

O que podemos concluir é que é uma contaminação não negligenciável e que merece um protocolo de limpeza que não comprometa o equipamento, além de estudar até onde isso vai influenciar na disseminação de infecções hospitalares.

Sugiro a leitura de um outro artigo, de pesquisa realizada no Brasil mostrando a contaminação por microrganismos resistentes em estetoscópios. Embora o desenho do experimento seja diferente é uma outra abordagem sobre o assunto.

Pesquisa em Hospital Pediátrico Brasil

 Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.