Gostaria de me desculpar publicamente pelo cancelamento do ciclo de Palestras de Biossegurança em Odontologia e em Serviços de Saúde em Belo Horizonte e Santo André:
Monitorização da Esterilização na Programação Oficial do CIOMIG 2011 ( 23 de março)
Palestra Biossegurança em Odontologia e em Serviços de Interesse à saúde (24/03/2011) Para Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais e 39 municípios
Biossegurança em Odontologia para Auxiliares em Saúde Bucal organizada pela Dental Maia ( 26 de março)
Biossegurança para Serviços de Atenção à Saúde ( 28 de março) organizado pela Vigilância Sanitária de Santo André e com o apoio da Dental Master
A todos as minhas desculpas por todo o transtorno ocasionado pelo cancelamento das palestras.
O motivo- DENGUE. Durante a semana passada meus pais ( sim -os dois) foram hospitalizados com complicações decorrentes de Dengue. Embora não tenham apresentado a forma hemorrágica, em virtude da idade mais avançada, a manifestação foi mais intensa e gerando um quadro de maior gravidade.
Moro em Bauru que vive a pior epidemia de Dengue da sua história. São mais de 1000 casos oficialmente registrados. Todos nós que trabalhamos com Saúde Pública sabemos que os casos notificados representam a ponta de um iceberg de um problema muitas vezes maior.
A dengue é a arbovirose de maior importância no Brasil no momento atual. Tem como seu principal vetor o mosquito Aedes aegypti , sendo que a prevenção esta associada ao combate do mosquito adulto e dos locais de postura de ovos – classicamente a água parada . O difícil é que a cada dia os mosquitos se adaptam melhor às condições do ambiente, depositando ovos em águas já não tão limpas.
As ações públicas de combate são tão importantes como as individuais, quer seja em nossas casa, mas também cuidando da vizinhança.
Alguns números da Dengue:
A Doença:
Casos suspeitos no Brasil ( somente em 2011 até dia 2 de fevereiro): 155.613
Período de incubação da doença de 3 a 15 dias. Em média 6.
Período de transmissão do doente para o mosquito: um dia antes de aparecer os sintomas e até o sexto dia depois do surgimento dos mesmos.
Sintomas: febre alta em geral por cinco a sete dias, dor muscular, nas articulações, dor de cabeça, atrás dos olhos, pode ocorrer vômito, fraqueza e exantema (vermelhidão no corpo) acompanhada ou não de de prurido (coceira). Nem sempre aparecem todos os sintomas. Usualmente mais de dois.
Geralmente a forma clássica dura em média até uma semana e apesar do desconforto não traz maiores consequências. Atenção se você teve já dengue uma vez e apresenta sintomas novamente.
Forma hemorrágica
Forma mais rara e mais grave. Atenção para manchas vermelhas na pele ( importante prova do laço – acompanhada por exames de sangue) e sangramentos de qualquer natureza, gengiva, fezes urinas e no vômito. Observe também a presença de palidez e forte dor abdominal.
A forma hemorrágica quando detectada precocemente tem bom prognóstico. A letalidade da forma hemorrogácia é de 3 a 5%. Crianças, idosos diabéticos e cardiopatas aqueles que devem receber cuidados especiais
PROCURE SEMPRE ATENDIMENTO MÉDICO
HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL – SORO E ÁGUA DE CÔCO
O mosquito
Uma fêmea pode viver até 45 dias e infectar cerca de 300 pessoas.
Os ovos podem resistir em ambiente seco por mais de 400 dias e se desenvolvem quando recebem água.
O mosquito pode voar até 1000 metros de distância. São dados recentes indicam maior movimentação do adulto.
Uma fêmea é capaz de colocar mais de 400 ovos.
Melhor temperatura ambiente para desenvolvimento do mosquito de 30 a 32 graus.
Conheça mais sobre a dengue e reconheça os sinais de alerta para Dengue hemorrágica no Portal do Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23620&janela=1
www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/dengue.htm
Educação, Informação e Ação- somos todos responsáveis!
4 Comentários
Muito obrigada!É normal,borracha da autoclave ficar bamba.
A e queria muito ter um curso para se manusear as autoclaves Vitale Plus digital.Eu ja li o manual,mas fiquei com duvidas.
Beatriz. Não é normal a borracha ficar bamba. Entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente. Vou mandar em seu e-mail um protocolo para facilitar o seu atendimento.
Cursos a gente dá o ano todo, sobre esterilização e Biossegurança. Fique atenta ao BLOG que possivelmente terá um pertinho de você. Mas fique à vontade para perguntar mais sobre o assunto.
Para abastecer a autoclave não tem mistério, basta você colocar os pacotes sem sobrepor. Por exemplo, na de 12 litros cabem uns 5 pacotes ( 3 na bandeja maior e 2 na menor). Caso você tenha o suporte para envelopes acomoda melhor, desde que eles sejam compatíveis. Dê uma passeada no BLOG, que temos matéria sobre o assunto. Fique à vontade para entrar em contato comigo que estou à sua disposição.
Abraços
Querida DªLiliana,me tire uma duvida sobre a esterelização,as bandeijas deven ficar debruço ou não.Como acondicionar os mate
riais ou os pacotes na autoclave. Eu tenho o Manual de Biossegurança,mas surgiu essa duvida.
Desde já muito obrigada.
Venha a Rio Verde GO estamos le aguardando.
Ola Beatriz.
Tudo bem?
Será um prazer voltar Rio Verde! Belo curso.
Vamos lá… As bandejas , quando for o caso, devem ser esterilizadas para baixo ( com a concavidade virada para baio), ou nos suportes paralelas umas às outras. Você viu o post que fala das embalagens. Dê uma espiada, que também explica sobre a acomodação dos pacotes. Uma idéia é substituir as badejas por campos autoclaváveis e descartáveis de TNT, por exemplo. Abraços.