Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Captura de Tela 2014-01-24 às 2.26.55 PM
Heloísa Cristina Quatrini Carvalho Passos Guimarães 
Pesquisadora Científica VI.
Chefe de Equipe Técnica de Clínica e Terapêutica do Instituto Lauro de Souza Lima.
Doutora em Enfermagem

Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase.

“A hanseníase, ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil, ocupa o segundo lugar no ranking mundial em número de casos, só perdendo para Índia.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que em 2013 tenham sido registrados entre 30 mil e 33 mil casos no país, nesses registros estão incluídos casos de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A redução do número de casos de hanseníase em menores de 15 anos é prioridade no Brasil, sendo o principal indicador de monitoramento da endemia. As regiões mais atingidas são Norte, Nordeste, Baixada Fluminense, regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Norte de Minas Gerais.

Existem diferentes providencias sendo tomadas para eliminar essa doença crônica, como por exemplo, o Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase, que acontece todo ano, no último domingo de janeiro.

A hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae, pode infectar grande número de indivíduos, mas poucos adoecem, devido a sua baixa patogenicidade e a resistência natural do indivíduo. A doença pode ser transmitida pelas vias áreas superiores de uma pessoa sem tratamento.

Atinge os nervos e a pele, provoca manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, ressecadas com sensação de formigamento e dormência em qualquer parte do corpo, porém as extremidades são os locais de preferência. Existe diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.  Em alguns casos, pode haver diminuição da força muscular.

A HANSENÍASE TEM CURA quando o diagnóstico é realizado de forma precoce e tratada adequadamente, caso contrário pode causar deformidades nos olhos, mãos e pés. O tratamento é gratuito, o medicamento é fornecido na Rede Básica de Saúde e a duração varia de 6 a 24 meses dependendo do caso.

image001

            O Instituto Lauro de Souza Lima, localizado em Bauru/SP é um centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS.  Hoje a instituição tem um dos importantes acervos da área de Saúde Pública do Estado de São Paulo, o Museu do Instituto “Lauro de Souza Lima”, antigo asilo-colônia “Aimorés”, o acervo científico é o maior da América Latina, em hanseníase.  A Instituição participa durante o ano inteiro de campanhas educativas para profissionais, população e escolas. E no mês de outubro essas atividades educativas são ainda mais intensas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.”

 A hanseníase ainda é cercada de preconceito e medo. Hoje temos muitos recursos mas vencer essas barreiras é o primeiro passo.
É importante também que todo profissional da saúde esteja atento aos sintomas para eventualmente alertar o paciente, ainda que o motivo da consulta não seja esse.
Agradecemos Dra. Heloísa pelos esclarecimentos e esperamos que eles possam ajudar mais pessoas a serem diagnosticadas e tratadas. 
Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.