Foto: ITV Anglia
Holografia de Jane convida: Lave as Mãos – Salve Vidas
O Hospital Bedford do Reino Unido, utiliza a imagem holográfica da enfermeira-chefe Jane Daniel, par a chamar a atenção dos visitantes para a importância da higiene das mãos no combate à infecção dentro do hospital, e lembra que todos devem utilizar as pias e o álcool gel disponibilizado nas diversas áreas do edifício, em especial na entrada dos quartos dos pacientes.
Com a iniciativa, o hospital de Bedford espera diminuir as infecções hospitalares incluindo aquelas por norovirus.
Jane sentiu-se honrada ao ser escolhida para o importante papel de promover a lavagem das mãos que é considerado um grande passo para evitar disseminação de doenças nos hospitais.
Todos nós sabemos que embora seja uma atitude muito simples, é ainda de difícil aderência não só por parte dos visitantes, mas também pelo próprio corpo de profissionais dentro das instituições.
Infecção Hospitalar: Tolerância Zero
Juliet Magee, enfermeira chefe da comissão de controle de infecção hospitalar de Bedford acrescenta que a holografia foi uma maneira engenhosa de promover a higiene das mãos aliada a outras formas de divulgação.
Também é fundamental que estejam disponíveis todos os meios necessários para a sua execução devidamente instalados e em perfeito funcionamento: pias, sabonete líquido, papel toalha de boa qualidade não reciclado, lixeiras e dispensadores de álcool gel.
Existem muitas maneiras criativas para incentivar as pessoas a fazer coisas que elas tem preguiça ou simplesmente se esquecem. Lembrei-me de um vídeo feito em um metro da Europa, que incentivava as pessoas a usarem as escadas tradicionais ao invés da escada rolante, através da música. Assim as pessoas deixavam de ser tão sedentárias. A escada foi convertida em um enorme teclado e à medida que a pessoa pisava tocava uma nota musical. Conclusão: a escada rolante ficou vazia e o pessoal literalmente pulava na escada para tentar uma música. Muito divertido.
Nos exemplos, foram usados tecnologia de ponta e muito dinheiro. Mas usando criatividade podemos incentivar a novas propostas. Os concursos são uma boa idéia para fazer as pessoas pensarem em maneiras criativas e se envolverem com o controle de infecção.
Liliana Junqueira de P Donatelli
Se você tiver interesse veja a reportagem original em: www.bedfordhospital.nhs.uk