Ann Lee Sánchez, é estudante de odontologia da Universidad Tecnológico de Monterrey México (http://www.itesm.edu/ ) e veio para o Brasil em um intercâmbio com a FOB ( Faculdade de Odontologia de Bauru-USP).
Dra Ana Cecília Treviño, uma querida amiga das viagens aos eventos da OSAP (Organization for Safety Assepsis and Prevention – Infection Control in Dentistry) é diretora para assuntos acadêmicos no Tecnológico de Monterrey me contou da vontade da sua aluna em fazer o intercâmbio no Brasil e do seu desejo em fazer também um estágio num zoológico.
Imediatamente eu pensei – Ann Lee precisava vir para Bauru!
Cartas enviadas, trâmites feitos, aqui esta a nossa amiga mexicana realizando o seu sonho.
O tratamento odontológico dos animais acontece todas as manhã de segunda-feira do Zoo de Bauru, que é coordenado pelo dentista Dr. Clóvis Corpucci Caldeira. Criativo e habilidoso, Dr. Clóvis tem que improvisar muito para poder adaptar os produtos odontológicos de humanos para realizar os procedimentos odontológicos nos animais.
Na foto, um Babuíno macho sedado, no início da avaliação. Uma seringa cortada é utilizada para manter a boca do animal aberta.
Hoje a estudante conta a sua primeira experiência no Zoo:
Os animais recebem avaliações individuais semestrais. Toda segunda-feira um grupo de animais é analisado.
Os animais são sedados para possibilitar todos os exames. Um chip implantado por baixo da pele, possibilita um controle individual de cada um.
O Dr. Clóvis tira fotos para acompanhar a saúde oral dos animais e realiza o exame, em seguida coloca clorexidina e depois flúor.
A veterinária Dra. Mila toma temperatura, nível de glicose, verifica as funções do chip, faz palpação, auscultação e leva uma amostra da sangue para outros exames de rotina.
Estou muito feliz em estar aqui no Brasil e aprender com essa experiência tão diferente.
Ann Lee
A nossa intercambista trará novidades na próxima quarta-feira das suas atividades no Zoológico e também como acadêmica na USP em Bauru.
Liliana Junqueira de P Donatelli