Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Captura de Tela 2014-05-29 às 2.00.09 PM

Entrevista Dr. Jayro Guimarães Junior

por Luiza Donatelli em CIOSP 2014.

Luiza: O que você achou sobre o projeto “Uma Janela para a Biossegurança” ?

Dr. Jayro: Eu achei uma iniciativa importantíssima, porque um dos motivos pelos quais os cirurgiões-dentistas não comparecem nos cursos é porque a odontologia é muito exigente em matéria de tempo. É comum os dentistas trabalharem muitas horas além das oito horas comuns aos demais trabalhadores. Ter outros meios de conseguir informação é muito importante para a classe odontológica como um todo.

Luiza: Você conhece o Blog da Biossegurança?

Dr. Jayro: Sim, eu visito o blog com muita frequência.

Luiza: O que você gostaria de ressaltar para todos os cirurgiões-dentistas em relação a biossegurança?

Dr. Jayro: A coisa mais triste, sem nenhum exagero, é,  que apesar da extrema importância da biossegurança para o cirurgião dentista   e os seus pacientes, da existência de uma legislação pertinente a biossegurança que vai cobrar os profissionais, que vai ter a capacidade de qualquer poder público de multá-lo e exercer o papel de polícia, o cirurgião-dentista   não tem ainda  a obrigatoriedade e privilégio de ter biossegurança no seu currículo de graduação. Algumas faculdades colocam conteúdos variados em horas variáveis também em seu currículo, mas são apenas  algumas e por conta própria . Acredito que a biossegurança deveria fazer parte do currículo mandatório. Chamo a atenção do MEC e ABENO Associação Brasileira de Ensino Odontológico que pensem no assunto e obriguem,  de alguma forma,  que haja esse conteúdo. É um absurdo alguém ser cobrado pela legislação vigente e não ter esse conteúdo informativo dentro da sua graduação. Na verdade, a empresa Cristófoli promovendo essas palestras nada mais faz do que ter uma forma de fidelizar o seu cliente, o seu comprador de uma forma simpática, agradável, não só participando na venda como na informação e elucidação do próprio uso dos seus equipamentos. Porque se o profissional não está devidamente informado sobre o uso do aparelho ele poderá atribuir, devido ao seu mau uso,  a um defeito do equipamento quando, na verdade, houve desconhecimento.  Eu acho um absurdo que alguém tenha que usar a autoclave sua vida toda, de ele ser responsável pelo controle da infecção cruzada de seu consultório privado e toda sua biossegurança e ele  nunca ter se interessado por conta própria ou por obrigação durante sua graduação a ter esse tipo de informação. A Cristófoli, fazendo esse trabalho informativo, dá um passo a diante adiante  de muitas empresas que só se interessam pela venda, e pelo aspecto financeiro e esquecem que a maneira mais simpática de obter isso e da sua fidelização é dar informações e colaborar com a educação continuada de seu cliente.

Luiza: Qual equipamento ou produto Cristófoli você achou mais interessante aqui no CIOSP? Por quê?

Dr. Jayro: Particularmente a gostei muito dos equipos. Como adepto e professor de biossegurança os equipos estão muito adequados para a sua finalidade devido a sua ergonomia e design, sinceramente, desde o menor até o maior equipamento, todos me agradam. Há muitos anos que eu tenho uma vertente para a biossegurança e é muito difícil eu olhar para um equipamento tem esse objetivo e ele não me agradar.

 Luiza: O que você considera como maior desafio para o controle de infecção hoje?

Dr. Jayro: A educação específica. Por esta razão  enfatizei tanto a importância da Cristófoli propiciar a educação continuada. Na verdade, apesar do grande número de cirurgiões-dentistas que temos neste CIOSP, ainda considero que,  muitos profissionais se formam e nunca mais se preocuparam com a educação continuada. Costumo brincar que se 10% dos dentistas estivessem interessados em educação continuada, não só em biossegurança,  teríamos que dar cursos em ginásios esportivos e isso não é necessário. Às vezes,   uma sala pequena dá conta de abrigar todos os interessados. É necessário que nós nos conscientizemos da absoluta necessidade de que,  todos os dias, estejamos atrás da nossa educação continuada e acreditando que nunca conseguiríamos completá-la, pois o conhecimento estará sempre na nossa frente. É uma tarefa para a vida toda. Desconfio das pessoas que se consideram satisfeitas ou sabedores de tudo porque, possivelmente,  eles não devem ser muito voltados para os estudos, pois, quem o é,  rapidamente percebe que ele não tem fim e que não vai dar conta, mesmo usando todo o tempo de sua vida. Só resta a ele a fazer tudo que é possível, mas com afinco, pois também precisa cuidar dos seus pacientes e ganhar a vida. A minha natureza de professor vê isso de uma forma muito clara.

Luiza: Você acredita que as dificuldades que as pessoas apresentam em relação a biossegurança são mais de ordem teórica ou prática?

Dr. Jayro: As duas coisas. Elas andam juntas. Não há forma de exercer a odontologia sem ambas.

Luiza: Como surgiu a ideia para fazer o livro “Biossegurança e Controle da Infecção Cruzada”? Você acredita que atingiu os seus objetivos anteriores?

Dr. Jayro: Da época que ele foi escrito, não havia em língua portuguesa um livro que tratasse desse assunto sobretudo à luz da legislação sanitária vigente. Optei pelo formato de um livro que era o único meio que colocar todo conteúdo em conjunto. O artigo científico tem uma limitação de páginas, um artigo para revista também. Não era também uma tese, então, para época, era a  mídia possível. Hoje temos a internet. Apesar da mídia eletrônica ser um meio importante para a obtenção de conhecimento,  ainda acho que o livro não está descartado e isso não é conservadorismo da minha parte. O livro tem e terá um papel. (Parece que eu brinquei com papel, mas não foi  intencional).

Como a biossegurança não tem somente uma utilidade para uma área específica , apesar do livro estar esgotado eu pensava  quando escrevi o mesmo que ele seria de interesse de todas especialidades odontológicas. Se considerarmos a tiragem que  teve, penso que,  se houvesse um maior interesse em biossegurança, ele teria esgotado em menor tempo e nós conseguiríamos reeditá-lo mais vezes. Não que eu esteja insatisfeito, mas o fato corrobora a expectativa que  tenho sobre os profissionais de saúde que é, de certa forma,   pessimista. A maioria dos cirurgiões-dentistas   ainda não encara a educação continuada com a devida importância que ela tem.

Luiza: Gostaria de acrescentar alguma coisa?

Dr. Jayro: Não, apenas agradecer e parabenizá-los pelo evento.”

Captura de Tela 2014-05-29 às 2.00.56 PM

Agradeço Dr. Jayro pela entrevista e mais ainda por todo o seu trabalho em promover a Biossegurança no Brasil!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.