Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você sabe o que é Letramento em Saúde? Nesse post esclarecemos seu significado e a importância da comunicação

Alfabetismo, Literacia ou Letramento em Saúde?

Um nome mais estranho que o outro. Quando encontrei o excelente artigo do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) “Talking Points About Health Literacy” resolvi traduzí-lo para o Blog Biossegurança. Procurei a melhor palavra em português para “literacy”. A ideia do conceito é que pessoa que lê o texto é capaz de entender e tomar decisões para sua vida. E isso é fundamental em saúde.

Alfabetismo é uma palavra que se refere à pessoa que é capaz de ler, mas não necessariamente compreender plenamente. Daí vem uma expressão que tem sido muito utilizada no Brasil “analfabetos funcionais”. São pessoas alfabetizadas mas na verdade não conseguem processar a informação, usualmente de textos mais elaborados.

Encontrei a tradução “literacia”, entretanto, é mais usada em Portugal. A maioria dos textos brasileiros colocam-na em um outro patamar de elaboração da língua. Então aceitei “letramento” como a tradução mais assertiva. Mesmo assim, alguns dicionários trazem as duas palavras como sinônimos.

Letramento: (PED) incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a ler e escrever.

Houaiss

Importância do Acesso à Informação

Um dos maiores problemas entre os homens é a comunicação. Isso pode se dar porque a pessoa que recebe a informação tem poucos recursos de linguagem, cultura ou de instrução. Porém pode ser uma falha no modo que o sujeito que deseja informar o faz de modo inadequado, pouco claro ou desconhece o público alvo.

Dessa forma, o resultado pode ser muito diferente do esperado. Em saúde, temos que partir do princípio que os pacientes são leigos no assunto. Por isso tudo que for comunicado deve ser simples, preciso e objetivo. Se o documento for um questionário, as perguntas não devem usar conceitos vagos. Por exemplo, em uma anamnese: Você teve alguma doença grave no último ano? Será que o autor (do texto) considera “grave” o mesmo que o paciente?

Pergunte exatamente o que você quer saber e é importante para você!

Abaixo trouxe minha tradução livre do documento do CDC que citei acima. Poderá ser útil tanto para você se comunicar com o seu paciente, como pra construir um POP (procedimento operacional padrão) do seu manual de rotinas e procedimentos, ou até para mandar um WhatsApp para o seu amigo!

Tópicos de Letramento em Saúde

Se você é um defensor do letramento em saúde, cabe à você garantir que seus colegas, a liderança e sua equipe, assim como a comunidade estejam cientes dos problemas relacionados. Os recursos a seguir podem ajudá-lo com o tema letramento em saúde, seja para você mesmo revisar, apresentar para outras pessoas ou para convencer a gerência da sua relevância.

5 Tópicos para Conversar sobre Letramento em Saúde: esses tópicos podem ser úteis para explicar rapidamente o que é o letramento em saúde e sua importância. Adicione esses tópicos para acrescentar quando for falar sobre comunicação em sua organização:

  • 9 entre 10 adultos tem dificuldades ara entender e usar informações de saúde quando não são familiares, complexas e cheias de jargões,
  • o letramento limitado em saúde custa mais dinheiro ao sistema de saúde do que seria necessário e resulta em mais morbidade e mortalidade,
  • o letramento em saúde pode ser melhorado se praticarmos estratégias e técnicas de comunicação claras,
  • comunicação clara significa usar conceitos, palavras, números e imagens familiares apresentados de maneira que façam sentido para as pessoas que precisam das informações,
  • Testar informações com o público antes que elas sejam veiculadas e pedir feedback são as melhores maneiras de saber se estamos nos comunicando claramente. Precisamos testar e pedir feedback toda vez que uma informação for ser divulgada para o público em geral.

O CDC tem um website dedicado ao Letramento em Saúde – para comunicar melhor e tendo como resultado melhorar o conhecimento e o letramento em saúde. Eu adorei!

Agora, aproveite e dê uma lida crítica na anamnese que você entrega para o seu paciente preencher. Será que é clara objetiva o suficiente? Revise seus POP, são entendidos por todos os membros da sua equipe?

Se tiver alguma assunto que você quer saber mais, mande sua sugestão.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.