Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

No dia 8 de março comemoramos internacionalmente o Dia da Mulher. Nesse ano, escolhemos homenagear a cientista Neiva Guedes – A rainha das araras azuis.

Biossegurança, afinal, integra muitas ciências. Entre elas a ecologia, que mostra a importância de conservar a natureza – inclusive para preservar a nossa espécie.

Quem é Neiva Guedes?

Bióloga sul-matogrossense, Neiva Guedes coordena há quase 30 anos o projeto de conservação da arara azul. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, foi recebida por príncipes e chefes de estado. É pesquisadora com mestrado, doutorado, professora da Uniderp em Campo Grande, presidente do Instituto Arara Azul que é mantido exclusivamente com recursos privados.

Conheci Neiva há cerca de 12 anos quando tive o prazer de recebê-la em minha casa. Foi durante o seu doutorado em Botucatu no qual meu marido, Reginaldo José Donatelli, foi seu orientador. Anos depois ela me recebeu em sua casa em Campo Grande quando fui ministrar uma aula na cidade. Nunca perdemos o contato. Continua encantadora, com o seu jeito simples, sua fala firme com a competência de quem sabe o que diz e, sobretudo, amor pelo que faz.

Foto Acervo Instituto Arara Azul

Premiadíssima foi recebida pelos príncipes: Phillip da Inglaterra e Bernhard da Holanda

A carreira de Neiva Guedes ganhou destaque internacional com o prêmio recebido em 2002 na Holanda por indicação da WWF (World Wildlife Fund) que luta por espécies ameaçadas de extinção. Humilde, Neiva recebeu um fax com a notícia da premiação e não deu importância, pois achou que se tratava de uma brincadeira. Somente quando foi avisada pela própria WWF que tomou as providências para receber o prêmio. Além de todas as festividades na Holanda, foi convidada para uma conversa privada com o príncipe Bernhard em sua biblioteca. Coroando a visita à Europa, foi convidada e recebida no Palácio de Buckinghan para uma entrevista particular com o Príncipe Phillip, outro monarca dedicado à conservação da natureza.

Prêmios Neiva Guedes e Instituto Arara Azul

Prêmios

A visibilidade do projeto é também obtida com as premiações e indicações que mostram a importância da conservação da espécie. Neiva reforça que os prêmios são fruto do trabalho árduo, organizado de toda a equipe de pesquisadores. Outro ponto a destacar é que os recursos do Instituto Arara Azul são provenientes de diversas empresas, entre elas a Toyota além de pessoas físicas. Se você quiser, também pode colaborar, comprando itens fofos, ou simplesmente enviando uma contribuição.

Pesquisa e Manejo contribuem para a conservação da espécie

As pesquisas sobre a arara azul começaram na década de 90 com poucos recursos materiais e de pessoal. Ao longo dos quase 30 anos de existência, a pesquisadora e seus orientados estudaram as araras azuis em vida livre e passaram a manejar o ambiente testando e produzindo ninhos artificiais. “No início eu fazia de tudo: motorista, mecânica, escalava as árvores [ela ainda sobe!].”

Uma de suas habilidades que a ajudaram muito é o seu espírito alegre com o qual ganhou a confiança dos pantaneiros, criando laços preciosos com a população local. “Eu sempre estive muito próxima da comunidade. Sempre acreditei que para trabalhar com conservação era necessário trabalhar junto com os proprietários” disse Neiva em entrevista à National Geografic.

Arara Azul como ícone

Neiva se encantou pelas araras azuis ao presenciar uma revoada dessas aves no Pantanal. Soube então que esses animais estavam ameaçados de extinção. Foi assim que nasceu o Projeto Arara Azul. A pesquisadora acredita que, a arara azul sendo um animal tão bonito contribua para que as pessoas se interessem pelo assunto.

É relevante salientar que toda a natureza merece ser conservada e, que embora o foco de sua pesquisa seja arara azul, todo o ecossistema está conectado.

Um bom exemplo disso é a pesquisa de mestrado sobre ectoparasitas presentes nas penas dos filhotes de arara azul, orientada por Neiva. É um outro mundo que mostra a relação intrincada entre as espécies. Dessa forma, quando estamos conservando a arara azul, na realidade, estamos conservando todo um conjunto de espécies e contribuindo para um meio ambiente mais saudável para o próprio homem.

Araras Azuis Engenheiras e Dispersoras de Sementes

Outro aspecto que ilustra essa interrelação dos organismos foi demonstrado com as pesquisas com a arara azul. Essa ave possui um bico poderoso, que é capaz de ampliar pequenas cavidades nas árvores realizado por outros animais para construir seus ninhos, que por sua vez são utilizados novamente pela mesma espécie em ou outras que não tem a mesma habilidade em anos seguintes.

De forma similar, a arara azul coleta frutos das árvores para se alimentar e, algumas vezes derruba-os durante o vôo. Assim, ela não age apenas como predadora dos frutos e sementes, mas contribui para a dispersão e colonização em áreas que não seriam alcançadas de outro modo.

Mulheres na conservação

Neiva conta que foi procurada no ano passado por um grupo de pessoas, entre eles o fotógrafo João Marcos Rosa e a jornalista Paulina Chamorro, que elencaram mulheres de destaque na área de projetos ambientais com foco na conservação. As reportagens foram produzidas para diferentes veículos: blog, site, podcast e impresso.

Neiva Guedes é uma das #Donas da Rua – Personagem da “Turma da Mônica”

A mais recente homenagem que Neiva recebeu foi ser transformada em um personagem por Maurício de Sousa, do Projeto #Donas da Rua. A empresa, fundada pelo cartunista, produz conteúdo infantil com os personagens da Turma da Mônica desde a década de 60. O projeto dá destaque a meninas e mulheres que fizeram história em suas atividades. Entre elas estão cientistas, artistas, atletas, pesquisadores, escritoras. São brasileiras como Bertha Luz, Tomie Otake, Formiga, Rachel de Queiroz, ou de outras partes de mundo, por exemplo, Marie Curie, Ada Lovelace, J.K. Rowling e Malala. Tem por objetivo contribuir para que os direitos da meninas seja respeitados, para que elas sejam o que quiserem ser.

Em nossa entrevista, Neiva contou que ficou muito feliz com a sua personagem, porque além de gostar muito da Turma da Monica, a figurinha proporcionou visibilidade ao projeto Arara Azul, alcançou pessoas que usualmente não estão familiarizadas com a ciência e pesquisa. Diz ela, que essa é uma das grandes contribuições dos prêmios, valorizar a pesquisa, o pesquisadores e mostrar a importância de tudo isso para a população em geral. Sobretudo, inspirar para que mais pessoas colaborem com a conservação da natureza, direta ou indiretamente.

Conhecer é o primeiro passo para conservar

Neiva Guedes

Biossegurança e Pesquisa

Em nossa conversa lembramos que assim como na saúde humana, os cuidados com o controle de infecção e Biossegurança evoluíram na pesquisa científica. “Hoje usamos, luvas, máscaras não só para cuidar da saúde dos pesquisadores, mas também dos filhotes, do ambiente dos ninhos”, relata a pesquisadora.

Espero que a trajetória da Neiva Guedes tenha inspirado você a conservar a natureza.

Parabéns Neiva, parabéns a todas as mulheres nesse 8 de março.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Para saber mais sobre o Projeto Arara Azul

www.institutoararaazul.org.br

www.fundaçãotoyotadobrasil.org.br

www.ciclovivo.com.br/mulheresnaconservação

Para Saber mais Sobre o Projeto # Donas Da Rua

Neiva no Projeto Donas da Rua

Videos Sobre o Projeto

Video_Fundação_Toyota

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.