Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Da esquerda para a direita: Lívio Dias da VISA do Estado de São Paulo, Luiz Carlos da Fonseca d ANVISA, Nádia Aparecida Campos Dutra VISA  Estado de Minas Gerais, Rosélia da VISA  do Estado do Maranhão, Pedro Azevedo VISA do Estado do Rio de Janeiro.

O prazo de adequação à RDC 15 esta prestes a se esgotar  e vimos como ainda estamos longe de ter a unificação de procedimentos e estrutura adequados ao se cumprimento. A enfermeira Rosélia da VISA do Maranhão apresentou os dados de levantamento realizado pela VISA no Maranhão evidenciando a situação.

Já  hospitais de maior porte e nas regiões mais abastadas  se aproximam mais das suas exigências.

Entendida como um divisor de águas a resolução da ANVISA  propõe uma série de medidas para garantir a qualidade do processamento de artigos nas Centrais de Material Esterilizado, entre elas a proibição da estufa, autoclaves gravitacionais ficam restritas até 100 litros, indicadores biológicos passam a ser diários em pacotes desafio, o uso de integradores em pacotes desafio devem ser realizados em cada carga, entre outras exigências.

Relativamente a consultórios odontológicos: O representante da ANVISA, Dr. Luiz Carlos da Fonseca respondeu que os consultórios odontológicos em serviços de saúde estão sujeitos a resolução…E que somente os individualizados estariam de fora. Para mim ainda não ficou claro. Veja o trecho extraído da Resolução 15:

Parágrafo único. Excluem-se do escopo desse regulamento o processamento de produtos para saúde realizados em consultórios odontológicos, consultórios

individualizados e não vinculados a serviços de saúde, unidades de processamento de endoscópios, serviços de terapia renal substitutiva, serviços de assistência veterinária.

Abaixo a íntegra da resolução:

RDC-15-ANVISA_Processamento-Artigos-15Mar2012

Mais palestrantes:

Dra Kazuko Graziano, abordou Métidos seguros de esterilização, Dra Terezinha Neide de Oliveira Abordou requisitos de boas práticas para as adequação às normas,e  Dr Rubens Cuvelo Acreditação e Qualidade.

 O simpósio foi um sucesso:

 Agradeço a Rose Macário pelo envio do convite.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

4 Comentários

  1. Nádia Elizabeth Barbosa Villas Bôas Reponder

    Liliana além do teu questionamento, quanto aos consultórios odontológicos, que é pertinente julgo, no mínimo, temerário, que tenham ficado de fora desta resolução as unidades de processamento de endoscópios e os serviços de terapia renal substitutiva. Estes, principalmente, têm se mostrado fonte de contaminação para o vírus da hepatite C. Tivemos um caso recente em Petrópolis ou Teresópolis/RJ noticiado na mídia.
    Aqui, na Grande Porto Alegre, já deve estar concluído o sequenciamento genético de uma contaminação de, no mínimo 50 pessoas numa clínica de hemodiálise.

    • Vamos aguardar os acontecimentos. Adoraria ver uma resolução dedicada à Odontologia, com tudo explicadinho. Ficaria bem mais simples. Abraços
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.