Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Tempos de COVID-19, republicamos o post “Onde você guarda sua escova de dentes?”. Dicas importantes uma vez que o vírus SARS-CoV-2 tem grande afinidade com a cavidade oral.

Dentro do armário?   Porta-escova?         Gaveta?       Em cima da pia?

A escova de dentes é um instrumento fundamental na higiene bucal, todos sabem disso. O que muitas  pessoas desconhecem é que elas podem se transformar em um reservatório de microrganismos com o potencial de transmitir doenças.

A maneira com que você higieniza a sua escova depois do uso e o local de
armazenamento são fatores que fazem toda a diferença.

Só para se ter uma ideia, já foram encontrados 108 UFC em  escovas de dentes de indivíduos saudáveis. Devemos ter em mente que o mundo  em que vivemos é contaminado por um sem número de micro-organismos, assim como nós mesmos pois fazemos parte desse  enorme ecossistema. A coexistência com os micro-organismos é importante para nós – é só uma questão de controle.
O desafio é fugir dos lugares úmidos, abafados  dentro de um banheiro – ambiente mais comum onde as pessoas guardam suas escovas no dia a dia. Outro problema é ficar longe de outras fontes de bactérias potencialmente patogênicas (inclusive o vaso sanitário). Esses locais  podem facilitar  a proliferação de microrganismos   ou mesmo  favorecer a infecção cruzada.

Vários pesquisadores* investigaram os cuidados tomados por diversos tipos de pacientes e cuidadores após a escovação, e fazem algumas recomendações como forma de minimizar o contato entre escovas de diferentes indivíduos.

Outro achado interessante é que os dentistas não costumam informar seus pacientes a melhor maneira de cuidar da sua escova.

DICA: Faça a diferença e recomende:

CUIDADOS COM A ESCOVA

  • Lave as mãos antes de escovar os dentes
  • Depois de usar a escova de dentes lave-a com água
  • Bata para retirar o excesso de água
  • Pelo menos uma vez ao dia (à noite) borrife a área de cerdas com um antisséptico bucal.
  • Guarde-a na vertical em um porta-escova  aberto que impeça o contato das cerdas de escovas diferentes e longe de fontes de contaminação.
  • Se possível dentro do armário (de preferência que não seja abafado)
  • Trocar a escova, por uma nova pelo menos a cada três meses- recomendação da ADA (há casos que onde é necessário uma troca mais frequente- você pode enfatizar nesse momento).
  • Trocar de escova depois de um resfriado, dor de garganta, ou quando volta do hospital (jogue fora lá mesmo). UMA ÓTIMA RECOMENDAÇÃO EM TEMPOS DE COVID_19.
  • Para estojos de bolsa e viagem a troca deve ser mais frequente e sempre que possível, higienizar a escova, como recomendado acima e quando chegar ao destino tirar a escova do estojo. Higienizar novamente a escova e o estojo enxugar bem o estojo com papel.

onde você guarda sua escova de dentes?

Recomendações para o ambiente:

  • Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada quando não estiver em uso.
  • Prefira lixeiras com tampa e acionamento de pedal

Para NÃO fazer:

  • Guardar a escova na horizontal – dentro da gaveta por exemplo. Além de se contaminar mais fácil com o ambiente dificulta a secagem das cerdas. É um problema para os inevitáveis estojos de viagem/ bolsa.
  • Usar uma toalha para secar as cerdas
  • Deixar sobre a pia
  • Utilizar copos para guardar mais de uma escova
  • Dar descarga no vaso sanitário depois do uso com a tampa aberta

 

Liliana Junqueira de P Donatelli

 

*Para Saber mais:

Gonçalo, CS; Mialhe, FB. Contaminação das escovas dentais: Uma revisão crítica da literatura. Periodontia 19 (3) 2009.

Mialhe,FB; Silva,DD; Possobon,RF. Avaliação dos cuidados relativos ao armazenamento e desinfecção das escovas por acadêmicos de Odontologia. Rev Odontologia UNESP 36(3) 2007.

Nelson Filho, P; Oliveira Neto, JM; Faria, G; Bregagnolo,JC; Silva,RAB. Avaliação dos conhecimentos das mães com relação aos cuidados com as escovas dentais de bebês, crianças e pacientes especiais, após a sua utilização. Rev. ABO Nac. 16 (2) Abril/maio 2008.

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.