Periodontite e Cirrose Hepática
Durante o International Liver Congress ™ 2017 sediado em Amsterdã, foi apresentado um estudo prospectivo que levantou a questão. A pesquisa concluiu que entre os pacientes com cirrose, os que apresentavam uma grave periodontite e cirrose tinham um aumento importante de risco de morte. Foram feitos ajustes para outros fatores de risco dentro da população estudada.
Na Europa, cirrose é responsável por cerca de 1 a 2% das mortes, sendo a principal causa de transplante hepático. A periodontite, por sua vez é uma doença inflamatória provocada por bactérias que afetam os tecidos de suporte dos dentes. É caracterizada pelo aprofundamento das bolsas periodontais devido à perda de ligação dos tecidos conjuntivos e do osso. Se não for tratada pode levar à perda de dentes. A periodontite é frequente na população adulta da Europa (cerca de 35%) sendo que 10 a 15% possuem formas mais graves da doença.
Associação de Periodontite com Doenças
Várias pesquisas avaliaram a associação entre periodontite e algumas doenças:
- cardiovasculares;
- cirrose;
- doença renal crônica;
- diabetes mellitus;
- doenças respiratórias;
- doenças sistêmicas
A má saúde oral e a periodontite são muito frequentes em pacientes com cirrose. Muitos estudos sugerem que a periodontite está envolvida na progressão de doenças hepáticas além de ter um impacto negativo no curso clínico após o transplante hepático.
A Dra Lea Ladegaard Grønkjaer, principal autora desse estudo aponta que a presença de periodontite severa em pacientes com cirrose é um fator preditivo para maior mortalidade. Ela completa que a periodontite pode atuar como uma fonte persistente de translocação bacteriana oral, causando inflação e complicações crescentes da cirrose. Ressalta que a periodontite é uma doença que pode ser tratada com sucesso e espera que seus achados incentivem a mais estudos nesse campo.
Seria especialmente interessante verificar se o tratamento da periodontite é capaz de diminuir o risco de morte desses pacientes.
Fontes: ILC 2017: Severe gum disease strongly predicts higher mortality in cirrhosis
Estudos como esse demonstram a necessidade e a importância de pesquisas multidisciplinares. Na continuação desse estudo a Odontologia tem muito a contribuir.