Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Periodontite e Cirrose Hepática

Durante o International Liver Congress 2017 sediado em  Amsterdã, foi apresentado um estudo prospectivo que levantou a questão. A pesquisa concluiu que  entre os pacientes com cirrose, os que apresentavam uma grave periodontite e cirrose tinham um aumento importante de risco de morte. Foram feitos ajustes para outros  fatores de risco dentro da população estudada.

Na Europa, cirrose é responsável por cerca de 1 a 2% das mortes, sendo a principal causa de transplante hepático. A periodontite, por sua vez é uma doença inflamatória provocada por bactérias que afetam os tecidos de suporte dos dentes. É caracterizada pelo aprofundamento das bolsas periodontais devido à perda de ligação dos tecidos conjuntivos e do osso. Se não for tratada pode levar à perda de dentes. A periodontite é frequente na população adulta da Europa (cerca de 35%) sendo que 10 a 15% possuem formas mais graves da doença.

Associação de Periodontite com Doenças

Várias pesquisas  avaliaram a associação entre periodontite e algumas doenças:

  • cardiovasculares;
  • cirrose;
  • doença renal crônica;
  • diabetes mellitus;
  • doenças respiratórias;
  • doenças sistêmicas

A má saúde oral e a periodontite são muito frequentes em pacientes com cirrose. Muitos estudos sugerem que a periodontite está envolvida na progressão de doenças hepáticas além de  ter um impacto negativo no curso clínico após o transplante hepático.

A Dra Lea Ladegaard Grønkjaer, principal autora desse estudo aponta que  a presença de periodontite severa em pacientes com cirrose é um fator preditivo para maior mortalidade. Ela completa que a periodontite pode atuar como uma fonte persistente de translocação bacteriana oral, causando inflação e complicações crescentes da cirrose. Ressalta que a periodontite  é uma doença que pode ser tratada com sucesso e espera que seus achados incentivem a mais estudos nesse campo.

Seria especialmente interessante verificar se o tratamento da periodontite é capaz de diminuir o risco de morte desses pacientes.

Fontes: ILC 2017: Severe gum disease strongly predicts higher mortality in cirrhosis

Estudos como esse demonstram a necessidade e a importância de pesquisas  multidisciplinares. Na continuação desse estudo a Odontologia tem muito a contribuir.

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.