Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Biossegurança e Laboratórios de Prótese…

ID-10064998

O controle de infecção dentro dos consultórios odontológicos tem evoluído bastante nos últimos anos no Brasil, mas um dos pontos fracos  ainda é   o intercâmbio de moldes que vão e próteses que voltam do laboratório.

Levando em consideração que muitos microrganismos permanecem viáveis por horas, dias e até semanas o cuidado com esses itens e fundamental para proteger profissionais e pacientes de infecções.

Limitar a propagação de microrganismos é um dos princípios das precauções padrão e a desinfecção de moldes que vão para o laboratório, assim como dos aparelhos ortodônticos e próteses de diversas que chegam ao consultórios faz parte desse processo.

Você deve manter um plano escrito para cada situação.

Veja algumas sugestões:

07 03 2014 desinfecção molde mod

Atualizei a foto escurecendo o borrifador. Baseado no comentário da Eliana Bom Carui  de ontem.

 

desinfecção próteses aparelhos

A melhor opção para os laboratórios e fazer a desinfecção antes da entrada na área de trabalho, assim os equipamentos de proteção individual devem ser focados nos riscos específicos relacionados com a atividade propriamente dita.

Por sua vez o dentista deve considerar que os artigos que  chegam do laboratório estão contaminados e realizar todos os procedimentos antes de adentrar na área clínica.

O controle de infecção é somente um dos muitos aspectos a serem considerados do ponto de vista de biossegurança nos  laboratórios de prótese. Esse singular ambiente de trabalho possui  riscos químicos importantes, basta  nos lembrarmos da fundição de metais, exposição ao metacrilato entre as muitas substâncias que ficam  dispersas no ar  durante a produção de artigos protéticos.

Durante o 30 Simpósio da OSAP, o controle de infecção relacionado a laboratórios de prótese foi uma das apresentações mais interessantes realizada pelo protesista Kevin Plumer. Moderno dinâmico , simples lotou a sala numa atividade realizada às 6h30m da manhã! Valeu à pena cair da cama tão cedo. Foi esplêndida. É uma outra realidade, mas corrobora as indicações que  coloco aqui no post. Visite a página da OSAP para conhecer um pouco mais sobre outro ângulo: www.osap.org e em especial http://www.osap.org/?page=2014SympDentalLab

No Brasil gostei demais deste artigo:

lab protese araraquara

Mais outro

Lab protese taubate

Lembro que as indicações nos EUA incluem desinfecção com hipoclorito a 1%, mas diferente do Brasil onde os diversos autores indicam por 10 minutos (por imersão ou técnica de borrifo), pelo tempo de 15 minutos.

Bom pessoal, mão à obra!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Sugestões Leitura:

CDC, Guidelines for Infection Control in Dental Health-Care Settings, MMWR 52(RR17), 2003 http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5217a1.htmMolinari,JA; Harte,JA; Cottone’s Pratical Infection Control On Dentristy,3Ed.2010.
*Miller CH; Charles, PA. Infection Control and Management of Hazardous Material for Dental Team, 5 th Edition 2014
OSAP, Infection Control, CDC Guidelines: From Policy to Pratice- A step Implemenation Workbook,2007.
*Graziano KU, Graziano RW; Rodrigues L, Barros ER: Serviço de Odontologia in Fernandes AT: Infecção Hospitalar e sua Interfaces na Área da Saúde, Vol. 1, São Paulo: Ed, Ateneu, 2000.
Brasil, Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Prevenção e Controle de Riscos em Serviços Odontológicos- Brasília, Ministério da Saúde, 2006.
*Silva ASF, Ribeiro MA, Risso M, Biossegurança em Odontologia e Ambientes de Saúde2 Ed. Revisada e Ampliada São Paulo: Ícone; 2009.
São Leopoldo Mandic – Protocolo de Biossegurança 2012
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

6 Comentários

  1. Posso deixar placa de hawley (aparelho de contenção) no glutaraldeido por 8 horas para esterilização ? O acrílico pode pegar gosto?

  2. alberto fontes nardy Reponder

    olá Liliana,
    Gostei muito do seu esquema para fixar na parede e deixar como lembrete aos auxiliares.
    Existe algum esquema seu para o processo de pré lavagem, lavagem, secagem e esterilização. Grato.

    • Olá Eliana.
      Existem frascos borrifadores escuros ou leitosos,boa observação. Vou tentar escurecer a figurinha.- FEITO! Obrigada! É uma questão de procurar. Tente nas casas que vendem produtos para cabeleireiro, pois existem mais opções.Não tive a experiênica de entupimento do bico. Você já tentou vários diferentes?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.