Exemplo de uma Dica: A Pinça de Gaveta
Já chegaram várias dicas, mas nenhuma ainda foi aprovada. Ou por se tratar de uma recomendação formal, por utilizar produtos não registrados, quando a ANVISA assim exige, ou por não resolver o problema proposto (continua contaminando…)
Trouxe essa que eu uso sempre em minhas palestras. Foi desenvolvida pelo Dr. Mauro Teixeira, protesista, implantodontista. Prata da casa, Mauro além de ser um excelente dentista e apaixonado por controle de infecção, é também meu cunhado – por isso a dica não esta valendo para o concurso.
PROBLEMA: Durante o procedimento odontológico é frequente a necessidade de pegar na gaveta alguma material que não estava previsto.
Como fazê-lo?
Aqui o exemplo é uma cunha para restauração.
Usando uma luva de procedimento iríamos contaminar as cunhas vizinhas. Se utilizássemos a sobre luva seria bem difícil conseguir retirar somente uma unidade.
Aí veio a ideia...
DICA: Utilizar uma pinça esterilizada junto com o kit clinico e identificada com um anel colorido de silicone chamada de pinça de gaveta (porque não é utilizada no paciente e fica numa zona neutra sobre a bancada em cima de uma barreira).
Veja que ao utilizamos a pinça de gaveta a porção distal ou da “pega” do instrumento irá se tornar contaminada. Por esse motivo a pinça ficará separada e com o cabo voltado para o profissional. É um procedimento para ser utilizado como uma solução e quando for necessário e não deve substituir a organização do procedimento que evita com maior consistência a contaminação do ambiente.
Atenção para não tocar o interior da gaveta com a luva de procedimento, caso o puxador da gaveta não esteja coberto com barreira utilize uma sobreluva para abrí-la e fecha a gaveta antes de iniciar o procedimento para evitar a contaminação da parte interna da gaveta com o aerossol que irá se formar.
Lembre-se que é uma pinça esterilizada para cada paciente, se não o esforço é inútil.
Para procedimentos cirúrgicos a presença de uma auxiliar circulante é indispensável.
Vamos lá pessoal. Mãos à obra!
Para participar basta ser assinante do BLOG da BIOSSEGURANÇA, tem um CRO ativo ( dentistas, auxilaires e acadêmicos) e enviar a sua DICA para :
até 31 de maio.
Todos os participantes ganham uma caixa com 10 ampolas de indicado biológico SPORTEST
Liliana Junqueira de P Donatelli
Consultora em Biossegurança Cristófoli
7 Comentários
Adorei essa dica
Estou muito satisfeito
Uma dica de biossegurança:Colocar filme plástico em todos lugares em que o profissional irá tocar com a luva contaminada,após finalizado o trabalho riscar com uma caneta marcador permanente todos os lugares com filme plástico contaminados para não correr o risco de não realizar a troca de
algum deles.
Dra. Sônia Grigoletti
Eu já faço este procedimento a muitos anos em minha clínica.
Que legal Sonia!
Veja se tem mais alguma coisa diferente. Quem sabe você acha alguma dica para mandar?
Abraços
É isso mesmo!Já uso uma pinça e ela é um pouco menor do que pinça clínica comum,pois fica mais fácil não confundir e , claro ,uma para cada paciente!!!!
Então, Carmen. Veja se tem alguma dica para você mandar…