Os bandidos estão perseguindo os dentistas?
Os últimos acontecimentos tem assustado a classe odontológica e chamado à atenção das entidades de classe. Dois dentistas foram assaltados e queimados no último mês- a primeira, Dra. Cinthya Magaly, foi a óbito no mesmo dia- 25 de abril. O segundo caso no estado de São Paulo, Alexandre Gaddy, teve 60% do corpo queimado e permanece internado em estado grave. Além desses muitos outros ataques aconteceram em muitos pontos do país.
No jornal “O Estado de São Paulo” foi publicado hoje um artigo relatando que o CRO vai distribuir a partir da semana que vem um aplicativo para celular, para ajudar na segurança do dentistas.
O sindicato me enviou hoje:
- Serviço de cameras com gravação em outro domicílio – aviso da gravação com cartazes
- Cerca elétrica
- 2 portões, com fechadura elétrica, para controlar acesso.
- Paciente desconhecido exigir nome completo, telefone fixo e celular além do endereço, entrar em contato para confirmar os dados.
- Quando o mesmo vier, peça no 1º portão um documento para identificação
- Deixe cópia da sua agenda diária com familiares
- Treine sua secretária com suas regras de segurança, para executá-las
- Converse com vizinhos e comerciantes para que se monte um esquema em que um proteja o outro
- Qualquer suspeita ou ato consumado de assalto avise a polícia
- Comunique ao Sindicato, pois pediremos aos orgãos de segurança agilidade na averiguação
O que esta acontecendo? É só com os dentistas? Creio que não. Os jornais trazem notícias de arrastões em restaurantes, universitário é morto chegando em casa sem reagir ao assalto, ficaríamos horas descrevendo a violência. Precisamos mudar o homem urgente!
Enquanto isso, vamos nos cercando de jaulas, grades, câmeras, seguranças (que nos botam mais medo para valorizar o seu serviço)…
Segurança faz parte da Biossegurança – precisamos nos manter vivos.
“É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”
(Fundação Oswaldo Cruz, 1997)
Cuide da sua segurança da sua integridade física, de seus colegas e pacientes. E procure de alguma forma dar esperança, proporcionar qualquer coisa que possa transformar alguém, que possa fazer a diferença.
Para um propósito maior – Consertar sorrisos ( assistam Hugo! o filme)
Abraços
Liliana Junqueira de P Donatelli