Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Esse pots: Semmelweiss – 205 anos é uma homenagem ao médico húngaro que descobriu a importância da higiene das mãos para o controle de infecções.

Semmelweis o “salvador das mães”

A história da medicina é repleta de figuras notáveis que contribuíram para o avanço da saúde e o bem-estar da humanidade. Entre esses nomes, um que se destaca é o do médico húngaro Ignaz Semmelweis. Reconhecido como o “salvador das mães”, Semmelweis foi um pioneiro no campo da antissepsia e sua pesquisa e dedicação trouxeram uma revolução na prevenção de infecções puerperais. 

Seus esforços e dedicação resultaram em uma redução significativa da mortalidade materna por infecções puerperais e estabeleceram as bases para o controle de infecções hospitalares em todo o mundo. Ignaz Semmelweis deixou um legado duradouro, lembrando-nos da importância da higiene e da necessidade de constantemente aprimorar as práticas de prevenção de infecções.

Como tudo começou?

Ignaz Philipp Semmelweis nasceu em 1º de julho de 1818, em Buda, na atual Hungria. Ele se formou em medicina na Universidade de Viena, em 1844, e começou sua carreira como assistente no Hospital Geral de Viena. Foi nesse hospital que Semmelweis fez uma descoberta que mudaria para sempre a forma como a medicina encarava a prevenção de infecções.

No início do século XIX, as infecções puerperais, também conhecidas como febre do parto ou febre puerperal, eram um problema alarmante em muitos hospitais. A taxa de mortalidade materna nas enfermarias obstétricas era alta. Semmelweis ficou intrigado com a diferença nas taxas de mortalidade entre as enfermarias comandadas por médicos e as comandadas por parteiras. As parturientes temiam os hospitais e sempre que podiam escolher preferiam ter seus filhos em casa.

Qual seria a diferença?

Baseado em sua observação, Semmelweis formulou a hipótese de que a febre puerperal era transmitida pelos médicos e estudantes de medicina que lidavam com cadáveres no laboratório de anatomia e, em seguida, realizavam exames obstétricos nas pacientes sem a devida higienização das mãos. Ele percebeu que isso poderia estar relacionado à alta taxa de mortalidade por infecção puerperal.

Sua teoria foi reforçada pelo fato de um colega médico que se acidentou durante uma necrópsia de uma puérpera falecida por causa da doença. O médico acidentado desenvolveu uma infecção idêntica à febre puerperal indo também a óbito. Foi nesse momento que Semmelweiss ligou os dois fatos.

Lavagem de Mãos Obrigatória

Semmelweis propôs que todos os profissionais de saúde lavassem as mãos com uma solução de hipoclorito de cálcio antes de atenderem as parturientes. Essa simples medida de higiene ajudou a reduzir drasticamente a taxa de mortalidade por infecção puerperal nas enfermarias onde foi implementada. 

No entanto, apesar dos resultados positivos, a proposta de Semmelweis enfrentou resistência significativa por parte da comunidade médica. Sua teoria foi amplamente rejeitada e criticada pelos médicos da época. Um dos motivos era a agressividade do produto utilizado, além do total desconhecimento a respeito da causa das infecções serem os microrganismos.

Final trágico

Infelizmente a vida de Semmelweis teve um triste desfecho. Após ser internado em um manicômio em 1865, ele faleceu devido a uma infecção que contraiu no local. Essa tragédia marcou o fim da vida de um homem que dedicou seus esforços para salvar vidas.

Apesar da resistência dos médicos da época e de sua tragédia pessoal, a perseverança de Semmelweis pavimentou o caminho para a adoção de práticas assépticas e a compreensão da importância da higiene na medicina. Seu trabalho acabou sendo reconhecido como um marco fundamental no campo da antissepsia e prevenção de infecções.

Semmelweis - higiene das mãos

Higiene das Mãos – O legado de Semmelweiss

Graças à pesquisa e às contribuições de Semmelweis, foram estabelecidos protocolos de higiene e práticas assépticas em hospitais e clínicas, e a importância de lavar as mãos regularmente para evitar a disseminação de doenças tornou-se um princípio básico da medicina moderna.Apesar dos desafios enfrentados durante sua vida e da trágica reviravolta final, o trabalho de Semmelweis continua sendo uma inspiração para os profissionais de saúde e destaca a importância da pesquisa científica, da perseverança e do compromisso em melhorar a saúde e o bem-estar da humanidade. Ignaz Semmelweis, o “salvador das mães”, é uma figura icônica na história da medicina e seu legado vive até os dias de hoje.

Texto de Luana Lima

Vídeo

A trágica história do médico que descobriu que lavar as mãos salva vidas

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.