Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Mayaro – Mais uma doença negligenciada

A Universidade da Flórida encontrou um caso do vírus Mayaro, inédito no Haiti. O vírus foi identificado em uma amostra proveniente de um menino de 8 anos co-infectado com o vírus dengue. Pesquisadores da  UF-EPI* estavam na área estudando  Chikungunya, recolhendo amostras de sangue de crianças que apresentavam febre.

captura-de-tela-2016-11-10-as-17-07-34

Que febre é essa?

A febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus**. Pode causar uma doença de curso benigno semelhante a dengue e Chikungunya. Normalmente, após uma ou duas semanas o paciente se recupera completamente. Entretanto, parte dos pacientes pode apresentar queixa de artralgia intensa, acompanhada ou não de edema nas articulações. A lesão pode ser limitante ou incapacitante e durar por meses.

O Vírus Mayaro da família Togaviridae, muito próximo ao vírus Chikungunya. Foi isolado pela primeira vez em Trinadad em 1954. A maioria dos surtos relatados depois disso foram na Amazônia. Entretanto, o  vírus foi encontrado em circulação em animais em outras regiões do Brasil. Alex Pauvolid-Correa  pesquisador do IOC, encontrou o vírus em animais no Pantanal Matogrossense (1 e 2).

Mayaro-infografico

Arte: Jefferson Mendes

Identificar o vírus é uma tarefa difícil uma vez que os sintomas são muito similares aos da Dengue, Zika e Chikungunya com grande número de casos em toda a America Latina.

Tradicionalmente, os casos de febre pelo Virus Mayaro foram associados ao meio rural com transmissão pelo mosquito Haemagogus. Infelizmente o Aedes também foi considerado um vetor competente para a sua transmissão.

 Porque o Aedes faz tanto sucesso como transmissor de doenças?

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46

Conhecido também como o “O odioso do Egito”O Aedes aegypti é uma das espécies de mosquito mais universalmente distribuídas pelo globo.

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46Embora tenha sido banido do Brasil em duas ocasiões ( 1958 e 1973),  conseguiu retornar  pois os países vizinhos não haviam exterminado o vetor. Hoje esta presente em todos os estados.

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46Do ponto de vista ecológico, são muito resilientes, e se acomodam muito facilmente a diferentes situações. Conseguiram se adaptar a temperaturas um pouco mais frias e a colocar ovos em águas não tão limpas. Da mesma forma, ainda que sejam diurnos, são oportunistas e podem se alimentar também em outros horários.

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46Os adultos sobrevivem mais tempo caso haja abundância de alimento o que proporciona que vírus como o da Dengue, que demoram a atingir as glândulas salivares do mosquito, consigam completar o seu ciclo.

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46Colocam muitos ovos em diferentes locais, o que contribui para dispersão da prole.Os ovos são extremamente resistentes ao ressecamento e podem sobreviver sem água por até um ano. Basta uma pequena quantidade de água para permitir o desenvolvimento das larvas.

captura-de-tela-2016-11-10-as-19-06-46Adaptaram-se a viver junto ao homem, dentro de casa. São ariscos e aumentam-se de várias pessoas facilitando a dispersão dos vírus.

 

ESTEVE RECENTEMENTE NOS TRÓPICOS?
arboviroses

Matthew – Arboviroses  devem aumentar no Haiti

A passagem do furacão em 2016 mais uma vez abateu o Haiti, um dos países mais pobres do mundo e criou extensas áreas com água, em temperatura tropical. Um verdadeiro paraíso para a proliferação do Aedes! Assim sendo as autoridades sanitárias temem um aumento das doenças transmitidas pelo vetor.

Agora é esperar para ver o que vai acontecer e torcer para que não venha mais uma epidemia.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

*Universidade Florida do Instituto de Patógenos Emergentes

** doença transmitida por artrópodes

Para saber mais

Mayaro_FIOCRUZ

Mayaro_Fever_Virus_Brazilian_Amazon

Mayaro_fever_in_an_HIV-infected_patient_

Neutralising antibodies for Mayaro virus in Pantanal, Brazil

Mayaro Virus in Child with Acute Febrile Illness, Haiti

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.