Guia de Prevenção ao vírus Zika inclui trabalhadores da saúde
As autoridades do CDC (Centro de Controle e Prevenção de doenças- sigla em inglês), publicaram no dia 22 de abril várias recomendações para a evitar a transmissão do vírus Zika.
A população de trabalhadores alvo são os dedicados no controle de vetores, os que trabalham ao ar livre ( como por exemplo jardineiros, carteiros), que estariam expostos às picadas dos mosquitos. Alguns estados americanos possuem uma variante do Aedes, o Aedes albopticolus que também é capaz de transmitir a doença.
Os profissionais da saúde também foram incluídos porque o vírus além de poder se propagar por meio do vetor, também tem transmissão por fluidos corporais como sangue, saliva, urina e sêmen. Dessa forma a possibilidade de transmissão cruzada também é possível ainda que não tenha havido nenhum caso registrado da modalidade, quer entre profissionais da saúde ou entre pacientes.
A transmissão sexual do vírus, o aumento do número de casos que chegam aos Estados Unidos e a possibilidade da doença se espalhar no país colaboraram para que a agência emitisse o documento.
Aumento do Numero de Casos dos EUA
No continente há 8 casos notificados de transmissão sexual, 388 casos associados à viagem dos quais 33 são gestantes. Uma pessoa desenvolveu Síndrome de Guillain Barré. Nos territórios ( incluindo Porto Rico), já são mais de 500 casos autóctones, 48 gestantes e seno 4 casos de Síndrome de Guillain Barré.
Precauções padrão são suficientes?
Sim. Por esse motivo os profissionais da odontologia que executam os procedimentos recomendados de Biossegurança estão bem treinados com relação à prevenção de mais esse vírus.
Como o profissional da saúde como o cirurgião-dentista pode contribuir na prevenção do vírus Zika?
Além dos procedimentos de Biosssegurança, muitas vezes o dentista é o profissional que pode detectar um doente, uma vez que os sintomas são brando o que não impede o paciente de ir ao consultório dentário e ao mesmo tempo não estimula que procure um serviço de saúde hospitalar. Outra contribuição é detectar outras viroses e encaminhar para um serviço médico. É sabido que o Brasil atravessa uma tríplice epidemia de arbovirose: Dengue, Chikungunya e Zika, além da gripe que este ano promete ser mais grave que em outros anos.
O cirurgião-dentista ocupa um papel fundamental também no acolhimento e edição sanitária o que contribui para que o paciente procure auxílio médico quando necessário.
Onde posso encontrar esse guia do CDC?
No Link:
Guia_Zika_Trabalahdores_CDC_Ingles
O Guia também estará disponibilizado em nosso biblioteca virtual.
Liliana Junqueira de P.Donatelli
1 Comentário
Pingback: Zika: Ministério da Saúde declara fim do estado de emergência sanitária - Blog Biossegurança | Cristófoli