Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Zika:fim do estado de emergência sanitária – O que isso significa?

O Brasil foi o país mais severamente afetado pela epidemia de Zika virus e suas consequências. O fim do estado de emergência sanitária foi decretado em função da diminuição significativa de casos no período : 95% em comparação com o mesmo período no ano passado.

O Ministério da Saúde afirma que as ações de enfrentamento ao Aedes, assim como a assistência às crianças, mães e gestantes serão mantidas.

O que é uma emergência sanitária de interesse Global?

A emergência sanitária que também foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  é  baseada em avaliação de risco da epidemia para a saúde pública internacional, em relação a quatro aspectos:

  • o impacto do evento sobre a saúde pública
  • se evento é incomum ou inesperado
  • se há risco significativo de propagação internacional
  • risco significativo de restrições ao comércio ou viagens internacionais

Zika – histórico:

Abril 2015- primeiros casos em Camaçari identificados como o primeiro surto documentado do vírus nas Américas.

Agosto de 2015 –  Ana e Vanessa Van Der Linden, mãe  e filha neuropediatras descobrem um surto de bebês com microcefalia. Surgem as  primeiras suspeitas de relação com a infecção por Zika   em Pernambuco

Outubro de 2015 Adriana Melo e equipe do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim  comprovam a presença de vírus zika em líquido aminiótico e reforça a relação de microcefalia e Zika

Novembro 2015- Ministério da Saúde decretou a epidemia do vírus Zika como Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional

Fevereiro de 2016 – OMS declara emergência Sanitária de Interesse Global

Julho de 2016 – definida a Síndrome Congênita associada à Infecção por Zika Vírus

Novembro 2016 – OMS declara  FIM da emergência Sanitária de Interesse Global

Maio de 2017 –  Ministério da Saúde declara o fim estado de emergência sanitária em relação a ZIKA no Brasil

Dengue, Zika e Chikungunya em Números

2015:                                                   2016

  • Dengue – 1.677.013 casos prováveis –          Dengue  1.496.282 casos prováveis 
  • Zika  (identificado nesse ano)                       Zika 214.193 prováveis (16.923 casos prováveis em gestantes)
  • Chikungunya 38.499 casos prováveis       Chikungunya 265.554 casos prováveis

Queda do número de casos nas três doenças transmitidas pelo Aedes   no início de 2017

O Ministério da Saúde acompanha os dados do último boletim epidemiológico que aponta redução de 90,3% dos casos de dengue; 95,3% de Zika e 68,1% de chikungunya em relação ao mesmo período de 2016. Vale ressaltar, no entanto, que o período de maior incidência das três doenças segue até o fim de maio. Portanto, todos os esforços de prevenção e combate ao Aedes aegypti devem ser mantidos.

Ciência do Brasil reconhecida internacionalmente – Celina Turchi

Celina Turchi foi chamada para colaborar no estuda da epidemia de Zika em Pernambuco. A cientista foi escolhida uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela Time e uma das 10 cientistas mais importantes de 2016 pela Nature.

Em entrevista à Radis, Celina conta como foi participar dessa ação conjunta. Um relato maravilhoso, contundente e que traz informações precisas de quem esteve no “olho do furacão”. Celina Turchi para Radis-entrevista

O fim da emergência é uma boa notícia, mas infelizmente não é o fim. As crianças que nasceram coma síndrome congênita e seus pais tem uma vida inteira de desafios a serem enfrentados.

Tomara que ninguém se esqueça desses números e continue na luta contra os mosquitos e contra as desigualdades ociais, de saneamento e educação estão no coração dessa e de outras epidemias.

Leia Também

O paradoxo da microcefalia no Brasil

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Mais sobre Zika no Blog Biossegurança:

Zika, Saliva – E agora Odontologia?

Síndrome da infecção congênita pelo vírus Zika

Zika: Viável em superfícies por até 8 horas

zika-desafia-autoridades-sanitarias-cuidador-de-idoso-morto-com-zika-e-infectado

Crianças contra Zika – Gamificando

Zika: CDC Publica recomendações para trabalhadores

Zika e microcefalia – Relação confirmada pelo CDC

CDC recursos em Português:

O que é preciso saber: se o seu médico tiver suspeita de microcefalia durante a gravidez

O que é preciso saber: se o seu bebê nasceu com síndrome congênita do 

O que é preciso saber: se o seu bebê pode ter sido afetado pelo zika, mas não tem problemas de saúde relacionados no momento do nascimento

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.