Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você sabia que o modo de acomodar os pacotes na autoclave pode fazer toda a diferença na esterilização?

Veja a maneira correta de acomodar os pacotes na autoclave.

A primeira coisa a fazer é organizar o preparo: evite caixas e múltiplas embalagens, salvo quando for necessário. Assim  você pode otimizar o uso do equipamento e fazer uma quantidade menor de ciclos.

acomodar os pacotes na Autoclave

Checklist: Como acomodar os pacotes na autoclave (recomendações)

  • Disponha os pacotes paralelamente uns aos outros, com espaços de pelo menos um centímetro, entre um e outro. Este cuidado favorece a circulação de vapor e facilita a secagem.
  • O preenchimento da câmara da autoclave deve ser: Vitale 12L: 07 pacotes 9x26cm contendo 6 instrumentos cada; Vitale 21L: 12 pacotes 9x26cm contendo 6 instrumentais cada, deixando espaço de 1cm entre os pacotes. Utilize o Suporte de Embalagens Cristófoli (acessório vendido separadamente), otimiza a capacidade interna da autoclave, pois possibilita esterilizar 13 pacotes 9x26cm na Vitale 12 litros e 26 pacotes na Vitale 21litros (com dois suportes para envelopes). Economia de tempo e energia elétrica.
  • Se estiver utilizando envelopes de papel grau cirúrgico com filme plástico, sem o suporte, coloque o pacote com a parte de papel voltada para cima e o plástico sempre para baixo, evitando sobrepor os pacotes.
  • O ideal é utilizar um suporte (vendido separadamente) assim a circulação de vapor é mais efetiva prevenindo falhas na esterilização e aumentando a capacidade da câmara. Possível somente para envelopes com instrumentos pouco volumosos – veja na figura
    • como acomodar pacotes na autoclavecomo acomodar pacotes na autoclave

 

 

 

 

 

  • Não encoste campos e plásticos nas paredes da autoclave, pois existe o risco de excesso de aquecimento e consequente dano ao material ou à câmara.
  • Certifique-se que tanto os artigos, como o material de embalagem é adequado para o processo de esterilização em autoclave e possuam registro no ministério da saúde

Observação importante:

  • Instrumentais Desembalados:
    a- Utilize os instrumentais desembalados imediatamente após a sua esterilização para evitar contaminação.
    b- Antes de acomodar os instrumentais na bandeja perfurada da autoclave, intercale um campo de algodão, ou papel crepado para evitar a formação de corrente galvânica.
    c- Nunca esterilize artigos pequenos sem embalagem, pois na despressurização poderão entrar nas tubulações e válvulas e obstruí-las

    • ESTE NÃO DEVE SER UM PROCEDIMENTO DE ROTINA – SÓ USAR COMO DESINFECÇÃO OU COMO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Quando retirar os pacotes da sua autoclave:

  • Não coloque material quente recém saído da autoclave sobre superfícies frias, isto poderá condensar vapor dentro dos pacotes. Forre a superfície com campo duplo de preferência estéril.
  • Mantenha atenção ao carregar e descarregar a autoclave para evitar o rompimento dos pacotes.
  • No caso de utilização de embalagens em folhas  veja como fazer o pacote:
Pacote com abertura asséptica

 

É PROIBIDA POR LEI A REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DESCARTÁVEIS PARA ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS

Veja mais detalhes dos produtos Cristófoli citados nessa matéria:

Suporte_Envelope_ Site _Cristófoli
Suporte_Envelope_ Site _Cristófoli
Protex_E_Produtos para blog_11
Protex_E_Site_Cristófoli
Class_Produtos para blog_1
Autoclave_Class_Site_Cristófoli
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

60 Comentários

  1. Milena de Olibeira Reponder

    olá bom dia, tem quantidades de material especifico para ser colocado na autoclave?
    quantidade de bandejas nas fileiras?

    • Olá Milena
      Não tem uma quantidade exata por esse motivo é importante monitorar o processo. Existe uma diversidade enorme de materiais e pacotes.
      Liliana

  2. Olá Liliana, quantos pacotes posso colocar pra esterelizar na autoclave baby 4 litros?

  3. VIVIANE CFL FELLOWS Reponder

    Ola, Bom dia!
    Tenho uma duvida, você ja ouviu falar que a bandeja precisa estar com a parte de tras dela de frente para o plastico (grau)?? ou seja não conseguimos ver o que tem dentro daquela bandeja, pois a parte do plastico ficaria coberta com a bandeja. Minha ASB veio falar que aprendeu isso no curso. Nunca ouvi falar nisso.
    Aprendi que olho o grau e vejo os instrumentais dentro da bandeja esteil pelo plastico do grau.

    • Viviane
      A melhor opção é utilizar as bandejas perfuradas. Assim você pode colocar na posição mais lógica, vendo o material dentro.
      Com a bandeja sem furos pode prejudicar a circulação de vapor e também a secagem.
      Liliana

    • Viviane
      A melhor opção para usar bandejas é usá-las perfuradas. Assim voc6e pode embalar da maneira tradicional.
      Com as bandejas sem perfuração, pode haver falha na esterilização, ou ainda na secagem que compromete a manutenção da esterilidade.
      Liliana

  4. Roberta Chaves Monteiro Reponder

    Olá, Liliana! Como seria o processo de validação da esterilização?

    • Roberta
      É um estudo com carga completa, usualmente com três ciclos consecutivos. Os pacotes são armazenado e depois verifica-se a esterilidade em laboratório, após o dobro do tempo que se quer validar. Se todos os pacotes da amostra estiverem estéreis pode-se aprovar para o tempo definido previamente. É mais complexo que isso, mas só para que você entenda mais ou menos o processo. Não tem uma receita de bolo, que seja fácil e prática para resolver todas as situações. Usualmente quem faz isso são empresas especializadas ou as enfermeiras das centrais de esterilização dos hospitais.
      Liliana

  5. Alessandra Guimaraes Reponder

    Boa tarde.
    Trabalho em um hospital, ondem estamos com uma duvida em relação a autoclave.
    Apos a realização do final do ciclo da autoclave, quanto tempo podemos deixar a agua nela?
    Existe o problema de estragar a autoclave se a agua ficar nela de um dia para o outro?

    • Alessandra
      Cheque todas as informações de uso do equipamento com o fabricante da autoclave. De um modo geral é importante remover todo o resíduo de água que fica na câmara. Isso protege o equipamento.
      Sim não é aconselhável deixar água de um dia para o outro. Um dia não é problema, o ruim é fazer isso todos os dias o que pode acarretar dano ao equipamento.
      Liliana

  6. Jennifer Caldeira Reponder

    Bom dia, eu posso grampear as embalagens e colocar no auto clave? O grampo causa algum dano?

    • Olá Jennifer
      Não pode. Com isso você fura e contamina o interior do pacote. Os grampos também são incompatíveis com o processo. Obrigada por perguntar. Essa dúvida é frequente e eu ainda não havia incluído.
      Abraços
      Liliana

  7. Boa noite,
    Sou a Flavia e gostaria de saber se consigo esterilizar e como faço isso na autoclave?

  8. Olá, Boa tarde!
    Estão derretendo algumas pontas de Endo de plástico autoclavável, isso nunca aconteceu e são pontas novas, o que pode estar acontecendo?

    • Daiane
      Tem várias possibilidades.
      Primeiro cheque com o fabricante das pontas qual a temperatura que elas suportam;
      Verifique se o ciclo que você escolher é compatível com essa temperatura;
      Observe se o ciclo marca a temperatura de acordo com o esperado (indicado pelo fabricante- cheque o painel)- se não pode ser necessária uma manutenção caso o seu equipamento esteja com sobreaquecimento
      Certifique-se que os pacotes não estejam encostando na câmara.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  9. Bruno Oliveira Duarte Marinho Reponder

    Olá,
    posso colocar pacotes de grau cirurgico menores dentro de outro grau cirurgico maior?

    • Bruno
      Para isso é necessario verificar se o vapor esta esterilizando lá dentro com consistência. O ideal seria validar o processo.
      Qual é exatamente a necessidade disso? Você gostaria de separar alguma coisa?
      Liliana

  10. Olá! Tenho uma dúvida. Quando a autoclave queima a parte do papel crepado que ficou em contato com a grelha, o instrumental tem que ser inutilizado? Desde já agradeço

    • Ola Cris
      O pacote deve ser reprocessado nessa situação, pois nao ira garantir as proprieddes de barreira oferecida pela embalagem. O pacote pode estar encostando na câmara.
      Liliana

  11. Rodrigo Carneiro Reponder

    Bom dia, Sou cirurgião dentista, minha dúvida é muito específica e não encontrei em documentos da vigilância sanitária… caso eu queira colocar numa bandeja um grupo de materiais cirurgicos, como por exemplo alavancas, forceps, pinças e etc, o que eu devo escrever na embalagem? preciso escrever o nome de cada instrumento que está lá dentro?

    • Olá Rodrigo
      O ideal é que a bandeja seja perfurada para circular melhor o vapor. PAra ter certeza que o vapor que chegou use um pelo menos um indicador classe 4 dentro de cada pacote. Você pode escrever KIT CIRÚRGICO 1 (por exemplo) e no manual das rotinas e procedimentos (POPs), descrever o que vai dentro. Na aba deve ter pelo menos a data da esterilização, quem preparou, a autoclave, e o conteúdo que pode ser dessa forma.
      Liliana

  12. Douglas França Rizzo Reponder

    olá sou Enfermeiro residente de Clinica médica e cirurgia geral da UNIRIO
    gostaria de saber quais os métodos de prevenção para evitar condensação de consignados pós esterilização em autoclaves?

    • Olá Douglas
      Foi realizada a validação do seu equipamento também com os consignados?
      Você esta certíssimo. Os pacotes devem sair sem condensado. Na dúvida também converse com o fornecedor dos materiais consignados.
      Atenciosamente
      Liliana

  13. Boa tarde! Se o material sair com gotas de agua entre o material e o grau, ele esta contaminado?

  14. tenho uma duvida:
    depois de utilizar a autoclave para o processo de esterilização posso utilizar novamente na sequencia ou necessito esperar por um tempo (não sei quantos minutos ou ate esfriar) para utilizar a autoclave?

  15. Boa tarde Liliana!
    Muitos profissionais não sabem que o papel da embalagem de esterilização deve ser colocado para cima, na auoclave.
    Você pode me dizer se qd se coloca o plastico para cima a esterilização não ocorre?
    Se esse detalhe é muito importante você poderia me dar referencias de trabalhos que demostram isso para que eu possa divulgar com mais propriedade?
    Aguardo e agradeço sua resposta
    Eliana Avelãs

    • Olá Eliana
      O melhor para acomodar os pacotes de papel grau cirúrgico é a acomodação lado a lado que permite melhor circulação do vapor. Ainda assim a esterilização frequentemente acontece. Para verificar se esta sempre ocorrendo (a esterilização) é importante monitorar com indicadores químicos (no mínimos classe 4) no interior de cada pacote.
      Facilita a secagem. Nesse caso é mais fácil para explicar o que acontece. Os poros da embalagem se abrem durante o ciclo de esterilização e depois fecham – no caso do plástico. O papel é úmido épermeável, e perde o vapor que sobe secando o pacote. Quando o plastico esta para cima, o vapor residual fica aprisionado dentro do pacote. Além disso, se fica umidade na parte inferior do pacote, se tiver um instrumento perfurante mau protegido, a chance de furar o pacote é grande.

      Há referências escritas importantes como Chris Miller 2016: Infection Control and Management of Hazardous Materials for The Dental Team capitulo 13- Instrument Processing e a ST 79 que é uma norma americana dedicada ao processamento de artigosque é um documento fundamental para o setor ( ANSI/AAMI Consolidada – ltima versao 2013)
      Não conheço um trabalho científico especifico abordando o assunto, mas as referências acima já são bastante fidedígnas. Também já fizemos diversas simulações na Cristófoli que comprovam essa afirmação. Já estive presente em aulas ministradas por grandes autoridades em controle de infecção em odontologia que também partilham dessa idéia: Dr John Molinari e Chuck Hughes.
      Entào essa é uma recomendação bem sólida, apesar de vermos eventualemnte alguma orientação conflitante.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Obrigada Liliana.
        Sua resposta ajudou muito. Devo confessar que ”biossegurança” é minha ”neurose”.
        Vejo que há falhas na informação de pequenos detalhes, nas faculdades e nas mídias . São detalhes que fazem muita diferença .
        Creio que devemos ter como meta a excelência e não podemos nos conformarmos com a ”falta de conhecimento”.
        Vou compartilhar sua resposta que colabora para que a biossegurança seja efetivamente alcançada no nosso trabalho.
        Um abraço!
        Eliana Avelãs

  16. Ernesto Gonçalves Kayamori Reponder

    Gostaria de saber como eu embalo uma bandeja não perfurada com instrumentais no papel grau cirúrgico, faz diferença os instrumentais estarem voltado para o plástico ou para o papel?

    • Ernesto
      O Ideal é usar bandejas perfuradas. Pode ficar resíduos vapor que condensa e vira água na bandeja o que interfere na manutenção da esterilização.
      Sugiro esterilizar as bandejas separadas, se você gosta delas.
      Liliana

  17. Livia carvalho Reponder

    Boa noite, o que devo observar na manutenção preventiva da autoclave. Que procedimentos o técnico deve fazer?

    • Livia
      Veja no manual da sua autoclave. Verifique no índice do Manual. Caso a sua autoclave seja uma Vital Class esta na página 12.
      E diz o seguinte em relação à manutenção preventiva anual:
      Verificação dos itens:anel de vedação, válvula de segurança/antivácuo, pasta térmica das resistências, mangueiras internas , de drenagem e trava da porta.
      A manutenção deve ser realizada por assistência técnica autorizada.
      Atenciosamente,
      Liliana

  18. Ana Lúcia Bravo Reponder

    Posso colocar caixas acrílicas com material na auto clave? Deve ser embalada com papel grau cirúrgico?

    • Olá Ana

      Caixas acrílicas não costuma resistir à autoclavação. Mas plástico é um artigo misterioso… Hoje existem plásticos autoclaváveis que tem uma aparência muito bonita. Cheque com o fabricante da caixa. Lembrando que ela deve ser perfurada e sim, deve ser embalada ou com papel grau cirúrgico ou outra embalagem com registro na ANVISA aprovada para essa finalidade.
      Abraços
      Liliana

  19. Rosangela da silva lima Reponder

    Boa tarde os meus campos cirurgicos e meu papel de grau cirurgico estao encolhendo e queimando seria excesso de material? sempre fica molhado tambem. o que devo fazer?

    • Olá Rosangela
      Sim é possível que seja excesso de material. O tecido é geralmente complicado de ser utilizado em autoclaves de mesa, justamente por esse motivo.
      Quanto ao encolhimento dos campos, é necessário verificar o tecido utilizado. Você lava regularmente entre uma esterilização e outra, sem passar? O papel grau cirúrgico dá uma amassada e muda um pouco a aparência, mas não encolhe. Será que você não esta tendo excesso de temperatura durante a secagem? Os pacotes não estão encostando nas paredes?Já fez a manutenção preventiva da sua autoclave?
      Liliana

    • Patricía
      Olá!
      O melhor é esterilizá-las separadas. Se você gosta das bandejas procure usar as perfuradas para permitir maior circulação de vapor e secagem.
      Liliana

      • Olá,

        para esterilizar materiais juntamente com as bandejas, devo colocar a parte superior da bandeja virada para o papel?

        • Thamires
          O Ideal é que você use bandejas perfuradas. Assim você garante a organização e apoio quando abrir o pacote, mas permite a circulaçao adequada do vapor. Você pode assim deixar a bandeja em contato com o papel e os instrumentos ficam visíveis na área do plástico.
          Atenciosamente
          Liliana

          • THAMIRES FAGIONATO

            Olá Liliane, obrigada pela resposta.

            Mas caso eu use as bandejas sem perfurações. Como devo posicionar sendo que os instrumentais estão organizados dentro dela. Parte superior virada para papel de modo que eu não consiga visualiza-los mas que não não acúmulo líquido sob a bandeja

          • Thamires
            Não gosto muito dessa opção. Você não vê o conteúdo do pacote que é um ótimo benefício de usar o papel grau cirúrgico.
            E fica muito ruim para armazenar.
            Liliana

          • THAMIRES FAGIONATO

            Muito obrigada pela brevidade em me responder!

  20. Então para as embalagens de papel de grau cirúrgico, devo manter a parte de papel voltada para cima e a parte de plástico para baixo?

    • Olá Karine
      Essa é a alternativa quando você não tem os separadores de envelopes. O segredo é não empilhar e não sobrecarregar a autoclave. Isso pode resultar em falha na esterilização.
      Liliana

  21. Olá,boa tarde! Minha autoclave,completa o ciclo mais o material sai muito molhado. O que pode ser? E como devo prosseguir,para concluir a esterilização com sucesso?

    • Diviane
      Geralmente são de aço inoxidável, mas existem outras possibilidades. Há instrumentos plásticos que sõ resistentes à autoclave e instrumentos que parecem aço inoxidável e na verdade são de aço carbono que enferruja na autoclave. O correto, é ter na embalagem original do instrumento como deve ser esterilizado. Caso não tenha entre em contato com o fabricante.
      Abraços
      Liliana

  22. Bom dia.
    Seria possível alguém me informar a quantidade de água quente que coloco dentro da auto clave?

    Obrigada pela atenção,
    Letícia

    • Olá Letícia
      A temperatura da água colocada na autoclave é a ambiente. Não é necessário aquecê-la para abastecer a autoclave. Essa informação tem que estar presente no manual de sintruções da sua autoclave. Se for uma Cristófoli:
      Amora ou Baby 100 ml
      Vitale, Vitale Plus, Vitale Class CD 12 litros – 150 ml
      Vitale, Vitale Plus, Vitale Class CD 21 litros – 250 ml

      Se for outra marca e vocÊ não tiver o manual consulte o fabricante que irá informar para você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  23. Olá, bom dia!
    executo manutenção em auto-claves, sou sempre questionado sobre a forma correta de acondicionar os envelopes na hora da esterelização, sempre oriento conforme seu topico orienta, porém queria saber se essa orientação é baseada em alguma lei, ou resolução?!
    aguardo obrigado!

    • Olá Thimoteo

      A legislação não especifica os detalhes, mas as nossas recomendações são baseadas nos cursos que faço fora do Brasil e em literatura especializada na área odontológica. Para hospitais o que se faz é validar a carga.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.