Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Captura de Tela 2014-02-09 às 11.15.47 PMEntrevista Dra. Kazuko Graziano durante o CIOSP por Luiza Donatelli

Luiza Donatelli: O que você achou sobre o projeto “Uma Janela para a Biossegurança” ?

Dra Kazuko Graziano:Eu achei genial no sentido de despertar uma responsabilidade ética no processamento de materiais de um uso para o outro que nem sempre é levado a sério. Vocês estão de parabéns. O nome do projeto é muito criativo, instigante, adorei!

Luiza Donatelli:Você conhece o Blog da Biossegurança?

Dra Kazuko Graziano:Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas eu vou explorar!

Luiza Donatelli:O que você gostaria de ressaltar para todos os dentistas em relação a biossegurança?

Dra Kazuko Graziano:É importante a formação acadêmica. Meu marido é dentista e um dos meus filhos também; eu pude acompanhar que eles não tem uma formação sólida em biossegurança especificamente no processamento de materiais. Eu percebia que de acordo com a disciplina do curso de odontologia eles recebiam informações distintas. Isso faz com que o aluno não fixe os fundamentos do processamento de materiais. Existem também incoerências, por exemplo, o material era lavado pelos alunos, embalado sem nenhum tipo de controle ou orientação; não é difícil um aluno usar a mesma embalagem de tecido várias vezes sem lavar antes. Muitas vezes em locais inadequados como na pia de higienizar as mãos.

O primeiro investimento é na formação acadêmica dos dentistas assim eles poderão aplicar na vida profissional o que aprenderam e acreditam. Quando isso é impossível retomar eu sou favorável a presença de um responsável técnico pela biossegurança em cada consultório odontológico. Isso está presente na Argentina; lá também existe uma deficiência nos conceitos teórico-práticos sobre processamento de materiais entre os dentistas. O Ministério da Saúde daquele país obrigou que cada consultório odontológico tivesse um  farmacêutico como responsável técnico para a elaboração do POP em prol da biossegurança. Essa é uma idéia para o Brasil, não necessariamente por meio do farmacêutico. Nós enfermeiros, devidamente especializados, temos competência pra dar essa assessoria. Deve ser sempre ressaltado a importância do processamento seguro dos materiais para o sucesso profissional do dentista. A mídia também poderia ajudar muito.

Luiza Donatelli:Você acredita que a dificuldade no aprendizado da biossegurança é de ordem mais prática ou teórica?

Dra Kazuko Graziano:Acredito que ambos. Porque quando cada disciplina ministra uma recomendação há destruição de uma diretriz de como deve ser feito. Conheço algumas faculdades que avançaram no ensino da biossegurança, porque criaram uma disciplina específica e com carga horária importante, por exemplo de 80 horas. Dessa forma, todas as outras disciplinas se reportam à diretriz indicada pela referida disciplina no assunto processamento.

Luiza Donatelli:O que você considera como maior desafio para o controle de infecção hoje?

Dra Kazuko Graziano:A falta de um monitoramento sistematizado das infecções que acontecem pós procedimentos odontológicos é uma lacuna muito importante, pois se tivéssemos esse feedback a sensibilização para as boas  práticas de biossegurança seria diferente. Outra questão são os critérios para o diagnóstico de infecção odontológica, antibiótico profilaxia, cirurgia limpa, processar adequadamente os materiais começando pelo local; será que todos os odontólogos tem um local próprio para processar os materiais? Como e quem orienta os auxiliarem odontológicos que normalmente executam o processamento? Como ele cuida do ambiente, a qualidade do material que ele adquire para servir de barreira? Acredito que existem vários desafios.

Luiza Donatelli:Tendo uma família de dentistas, como você observa a mudança no decorrer dos anos para a odontologia?

Dra Kazuko Graziano:A odontologia avançou na questão específica de garantir uma dentição não só esteticamente, mas funcionalmente, por exemplo os implantes, são geniais! Outro aspectofoi que avançou muito foi na prevenção. Apesar de meu pai sempre ter sido muito cuidadoso conosco, uma vez fui ao dentista e estava com quinze cáries! Esse é o perfil do estado de saúde bucal das pessoas da minha idade; não tivemos a prevenção pelo flúor o que acredito ter feito muita diferença! Houve evolução também na imagem e diagnóstico e nas resinas para restaurações. Observei uma maior preocupação em relação a biossegurança ao longo do tempo, mas não na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. A odontologia deve ter avançado em muitos outros aspectos do que a minha visão restrita que não pertence a profissão.

Luiza Donatelli:Existe algo que você gostaria de acrescentar?

Dra Kazuko Graziano:Gostaria de parabenizar a Liliana Donatelli! Ela é muito competente, faz diferença na odontologia por trabalhar junto a empresa que fornece equipamentos para o setor.

O conteúdo da palestra foi gentilmente cedido pela Dra Kazuko Graziano.

É importante ressaltar que esse conteúdo foi concebido para dar suporte à palestra e deve ser entendido dentro do contexto da aula.

Para compartilhar por gentileza entrar em contato com a autora.

Agradecemos mais uma vez a Dra Kazuko ter aceitado o nosso convite e ter ministrado uma brilhante palestra onde todos nós aprendemos muito.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

KAZUKO-CIOSP1 de 4

KAZUKO-CIOSP2 de 4

KAZUKO-CIOSP3 de 4

KAZUKO-CIOSP 4 de 4

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Fátima Ribeiro Reponder

    Parabéns a Cristofoli por ter trazido a Dra.Kazuko para abrilhantar sua participação no congresso. Essa profissional é minha maior referência como conhecimento sobre controle de infecção e como generosidade em repassá-lo. Há alguns anos quando entrei nesse universo e não sabia nada foram os artigos e aulas dela que me ensinaram muito. Já baixei o conteúdo da palestra. Bom demais. Obrigada, Liliane e Cristofoli. Por isso continuo indicando o blog para dentistas, ASB/TSB, manicures, etc. E que venham mais palestras!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.