Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Campos de tecido em algodão para esterilização: você usa?

A grande vantagem  de se utilizar o campos de tecido em algodão  como embalagem para esterilização é que é  um produto que pode ser reutilizado.

autoclave vitale class post campos de tecido

Isso nos faz pensar que é muito mais econômico  e ecologicamente mais amigável do que as versões descartáveis. Mas as contas não são tão simples. Quando incluímos o gasto com a confecção, com o tempo de pessoal na lavagem e preparo do pacotes, e no custo do controle, os campos de tecido vem perdendo terreno.

Veja alguns inconvenientes:

  • Falta de padronização da compra – não é encontrado em casas cirúrgicas, nem em dentais. Com os dados da literatura para compra é difícil encontrar as especificações em lojas que vendem tecidos.
  • Obrigatoriedade de lavagem após  cada  uso – consome muito tempo (pessoal) e insumos (energia, água e sabão) – perde muitos pontos no item   sustentabilidade
  • Lavanderia  deve estar de acordo com a RDC 50- perde pontos na economia, aumenta o tamanho do estabelecimento
  • Dificuldade de controle de reusos (até 65)
  • Consome muito tempo no empacotamento, e principalmente do que se refere ao reprocessamento propriamente dito (lavagem dos campos)
  • Não é permitido passar com ferro os tecidos após a lavagem porque deforma as fibras diminuindo as qualidades do tecido como embalagem de esterilização.  O resultado é  um pacote com aspecto de desleixo.
  • Com todo o cuidado com o reuso e tratamento do tecido, a barreira microbiana é pobre (no máximo 35 %), quando comparamos a outra tecnologias (acima de 98 % para papel crepado e papel grau cirúrgico)

Inclui no post um trabalho científico bastante interessante abordando o reuso dos campos:

www.scielo.br/pdf/bjm/v37n2/arq03.pdf

RODRIGUES, Edna et al. Evaluation of the use and re-use of cotton fabrics as medical and hospital wraps . Braz. J. Microbiol. [online]. 2006, vol.37, n.2, pp. 113-116. ISSN 1517-8382

Conclusão: os campos de tecido, como embalagem para esterilização estão em desuso

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

5 Comentários

  1. ester carolina da cosata santos Reponder

    sou tec de enfermagem gostaria de saber se quando o material esterelizado em campos de tecido vencer deve se trocar o campo para reesterelizar ou pode ser trocado so fitas sem abrir o pacote?

    • Olá Ester
      O pacote deve ser totalmente reprocessado. Isso significa que deve ser aberto, os instrumentos lavados novamente, secos e receber novos campos.
      A determinação do tempo de guarda deve ser por validação no próprio serviço o que não é muito simples e depende de laboratório também. Para hospitais pela RDC15 é obrigatória.
      espero ter ajudado você.

        • Admael
          A sigla TNT significa Tecido Não Tecido. Portanto não é um tecido, mas um material semelhante. Sendo assim poderá ter materiais diferentes na composição.
          Resumindo, há materiais completamente diferentes que são enquadrados como TNT.
          Hoje a recomendação mesmo é usar os descartáveis registrados para essa finalidade- esterilização.
          Atenciosamente,
          Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.