Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

 

Tatuadores e manicures são alvo de prevenção da hepatite

Bruna Dias Jornal da Cidade www.jcnet.com.br

Através da arte, o Ministério da Saúde, com apoio de uma empresa fabricante de autoclaves (aparelho para esterilizar instrumentos), quer conscientizar manicures e tatuadores sobre a transmissão da hepatite C. Para isso, abriu um concurso cultural que premiará os três primeiros colocados que conseguirem retratar a prevenção com originalidade.

A bióloga, mestre em saúde coletiva e consultora da empresa fabricante de autoclaves Liliana Junqueira de Paiva Donatelli, que é bauruense, explica que o concurso cultural será realizado em todo o País.

“Como as manicures e tatuadores trabalham constantemente com materiais perfurocortantes, eles são o alvo do concurso cultural. As manicures deverão fazer uma arte em uma unha, que expresse a prevenção. Os tatuadores também apresentarão tatuagens que mostrem o trabalho correto. Outro prêmio será para um texto que relate a prevenção”, explicou Liliana.

Dentre os prêmios estão TVs, autoclaves e prêmios de até R$ 5 mil em dinheiro. As inscrições podem ser feitas através do site www.aids.gov.br/artehepatites, até o dia 20 de setembro.

A doença

Especialista no assunto há 12 anos, Liliana afirma que os tatuadores se previnem tanto quanto as manicures, apesar de terem um zelo maior com seus clientes. “Tanto as manicures quanto os tatuadores se previnem bastante atualmente, e isso é muito importante”.

A médica infectologista Maristela Pastore explica que existem diversos tipos de hepatite, sendo que os vírus mais comuns são os A, B e C. São transmissíveis através do contato sanguíneo, principalmente por materiais perfurocortantes, os tipos B e C, quase assintomáticos no início do acometimento do paciente.

“Elas são transmitidas através do sangue em contato com o sangue contaminado. Acontece que as manicures, principalmente, acham que só lavar e passar álcool nos alicates já é um processo de esterilização. O vírus da hepatite C sobrevive até 7 dias e o da hepatite B em cerca de 48 horas”, disse.

Ela frisa que a esterilização de alicates deve ser feita com o aparelho autoclave e instrumentos como as lixas e palitos devem ser descartados. “A não ser que a pessoa tenha o seu próprio kit. Os tatuadores devem usar as agulhas descartáveis e as tintas também não podem ser reaproveitadas”, acrescentou.

Exame para o diagnóstico da doença pode ser feito nas unidades de saúde

O diagnóstico da hepatite pode ser feito em qualquer unidade de saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento ou no ambulatório do Programa de Tratamento de Hepatites Virais do Hospital Estadual de Bauru. Segundo a médica infectologista Maristela Pastore, o número de casos aumentou no último ano. No entanto, ela atribui este aumento à conscientização da população em realizar o exame.

“É muito importante que as pessoas façam esse exame. É gratuito e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde da cidade. As hepatites B e C são assintomáticas em seu início e causam inflamação do fígado, cirrose. A pessoa emagrece, sente fraqueza, dores nas pernas. Sua transmissão também pode acontecer através da relação sexual. Nem sempre precisa existir um corte ou sangue visível”, alertou.

O Sistema Único de Saúde oferece a vacina contra a hepatite B gratuitamente, que deve ser tomada até os 29 anos, em três doses. “É uma vacina com 98% a 99% de eficácia, quase indolor e com pouco efeito colateral. Os profissionais da saúde podem solicitar a vacina gratuitamente”.

Desde sua criação, em 2008, o ambulatório do Programa de Tratamento de Hepatites Virais do Hospital Estadual já atendeu cerca de 280 pacientes portadores de hepatite B e C. Atualmente, 50 pacientes recebem atendimento multiprofissional da equipe especializada.

Agradecemos o Jornal da Cidade pela divulgação.

Só para esclarecer, em relação ao zelo, os tatuadores , de um modo geral se preocupam mais com  a esterilização, pois o procedimento já foi entendido por eles e pela sociedade como sendo invasivo.

Quanto às sintomatologia típica, na hepatite C,  a  sua ausência   é mais frequente. Tanto a Hepatite C como a B, podem tornar-se crônicas , no caso da Hepatite B em 10% dos adultos, e na Hepatite C em cerca de 75% dos casos.

O SUS disponibiliza gratuitamente vacina contra Hepatite B para toda a população até 29 anos, para todos os profissionais da saúde e também para outras categorias de maior risco, como por exemplo as manicures, podólogos tatuadores e body piercers. Doentes crônicos  específicos e populações vulneráveis também tem  a vacinaçao garantida.

Liliana J P Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.