Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Vacinas Gripe 2021 e Covid-19 qual o intervalo entre as duas? Com a chegada da temporada de vacinação contra a gripe e pergunta tornou-se frequente. Descubra mais sobre o assunto nesse post.

Vacinação contra Gripe começa no Brasil dia 12 de abril no SUS

Conheça o calendário de vacinação contra gripe pelo SUS:

  • Etapa 1: 12 de abril a 10 de maio
    • Crianças acima dos 6 meses menores de 6 anos
    • Gestantes e puérperas
    • Trabalhadores da saúde
    • Povos indígenas
  • Etapa 2: 11 de maio até 8 de junho
    • Pessoas acima de 60 anos
    • Professores

  • Etapa 3: 9 de junho a 9 de julho
    • Pessoas com comorbidades
    • Pessoas com deficiência permanente
    • Caminhoneiros
    • Trabalhadores de transporte coletivo
    • Trabalhadores portuários
    • Forças de segurança e salvamento
    • Forças Armadas
    • Funcionários do sistema prisional
    • População privada de liberdade

Não pertenço a esses grupos, devo me vacinar? Como?

Se você tiver condição de pagar por uma vacina na rede privada é muito conveniente. A gripe mata milhões de pessoas todos os anos. Porém, a taxa de mortalidade é muito menor que a do novo coronavírus. Embora a vacina contra a gripe não tenha uma ação direta contra o SARS-CoV-2 o benefício é indireto. Os sinais e sintomas dessas infecções virais são muito semelhantes. Então evitar que você passe por esse desconforto e dúvida já é muito benéfico.

Intervalo de 14 dias

Se você tomou uma das doses da vacina contra Covid-19 respeite o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra gripe. Esse intervalo entre as vacinas de Covid-19 e gripe foi recomendado tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

Priorize a Vacina contra Covid-19

O intervalo também vale para quem tomou a vacina da gripe e vai se vacinar contra Covid-19. Entretanto, se você pertence a um grupo de vacinação prioritário para Covid-19 e já foi anunciada a data prevista, dê preferência para tomar primeiro esse imunizante.

Fiquei confuso! E se estiver no intervalo entre as doses da vacina contra Covid-19?

O importante é verificar quando está marcada a segunda dose da sua vacina contra Covid-19. Outra informação é quando estará disponível para você a vacina da gripe, ou mesmo se você resolver vacinar-se em clínicas privadas.

É bom lembrar que esse intervalo pode mudar se a sua primeira dose foi Coronavac ou Astrazeneca. Cheque no seu cartão de vacinação a data indicada.

Vou dar meu exemplo:

No meu caso, tomei a primeira dose de Coronavac no dia 16 de março:

Aqui em casa minha família toda tomou vacina da gripe (clínica privada) em primeiro de abril. Exceto eu, para priorizar a imunização contra Covid-19 que estava prevista para 6 de abril. Embora já decorridos os 14 dias da primeira dose, não haveria tempo para respeitar esse intervalo para receber a segunda dose da vacina de Covid-19.

Sendo assim, vou poder receber a vacina contra a gripe depois do dia 20 de abril.

Caso a primeira dose da vacina fosse da AstraZeneca e recebida nesse mesmo dia, haveria tempo para receber a da gripe. Isso porque o intervalo recomendado pelo fabricante entre a primeira e a segunda dose é bem maior, 12 semanas. Dessa forma, respeitaria os 14 dias entre um imunizante e outro.

As vacinas contra Covid-19 e Gripe acontecem no mesmo lugar?

Nos mesmos postos de saúde, mas a informação é que a administração ocorrerá em salas diferentes. Respeite todas as estratégias para prevenção e confira o local.

Se tem mais alguma dúvida sobre a vacina, pergunte!

Organize-se e se tiver direito de receber a vacina, exerça.

Liliana Donatelli

Está na dúvida se toma ou não a vacina contra Covid-19? Assista a excelente Live com Dr Claudio Maierovitch Peçanha Henriques sobre esse assunto, Está gravada e disponível em nosso Youtube.

Informações sobre a vacinação contra gripe na cidade de São Paulo.

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

22 Comentários

  1. Com 09 dias de diferença da influenza com a da covid, eu terei algum efeito colateral negativo? ???

  2. Tomei a vacina da gripe e no intervalo de 11 dias tomei da COVID, qual delas vai perder a eficácia?

  3. DAVINO ALVES COSTA Reponder

    Olá boa noite no meu caso é diferente d todos/ tomei a da gripe no dia 6 d junho e no dia 11 a da covid portanto só 5 dias d diferença!!e agora oque faço?

    • Olá Davino
      Tudo bem?
      O nosso objetivo é divulgar as informações sobre saúde baseadas nas evidências, e nas próprias comunicações das agências de saúde. A indicação do intervalo é promover a melhor imunidade por cada vacina. Nos casos específicos é importante que as pessoas busquem orientação com o médico assistente ou o posto de saúde/unidade básica de saúde.
      Liliana

  4. Valdemir Lopes Ferreira Reponder

    Tomei a vacina de gripe e depois de 13 dias tomei a vacina da covid a da jansei que é dose única, agora estou preocupado porque não terei uma segunda dose, será que estou imunizado.sera que 1 dia faiz tanta diferença assim.

    • Valdemir
      Não temos estudos para responder exatamente à sua pergunta. Mas foi somente um dia e não a metade do tempo por exemplo, então creio que não vai fazer tanta diferença.
      Liliana

  5. Valdemir Lopes Ferreira Reponder

    Tomei a vacina da gripe e depois de 12 dias tomei a de covid , não sabia desse intervalo, será que tem problema.agora não tem mais jeito,te pergunto estou imunizado. Sim ou não o que fazer agora?

    • Valdemir
      Aqui nós publicamos as informações que são veiculadas pelos próprios pesquisadores e autoridades. O intervalo é o indicado para que o sistema imunológico tenha melhor possibilidade de resposta. Não significa que você não esteja imune, mas pode ter uma pior resposta da vacina. Se fosse fundamental, possivelmente não seria permitida a aplicação nos postos.
      Agora realmente não há o que fazer.Somente obedecer o intervalo da segunda dose para a vacina contra Covid-19.
      Liliana

  6. Tomei a primeira dose da vacina pfizer dia 25 e depois de 13 dias tomei a da gripe pois não sabia do intervalo, devo me preocupar? Vc recomenda ir ao médico?

    • Olá Kamila
      Repito as recomendações que eu passei para o Hans:
      As indicações tem por objetivo dar o melhor resultado e resposta imune. É possível que perca um pouco a resposta, mas certamente você tem benefício ao se vacinar. Dificil dizer exatamente o que aconteceu no seu caso. De toda forma siga com as medidas preventivas contra Covid-19, que também previnem contra a gripe.
      Não creio que seja o caso de você procurar um médico por causa disso, mas se voc6e se sentir mais confortável, de preferência telefone.
      Liliana

  7. Dra. Estou preocupado. Sou muito bolado com estas coisas. Tomei minha astrazenica dia 10/06 e dia 24/06 vi que estavam vacinamdo e tomei a da gripe. No 14 dia exato… Eu teria q esperar o 15 dia? Se sim. Perco a imunização ?

    • Hans
      Bom dia. As indicações tem por objetivo dar o melhor resultado e resposta imune. É possível que perca um pouco a resposta, mas certamente você tem benefício ao se vacinar. Dificil dizer exatamente o que aconteceu no seu caso. De toda forma siga com as medidas preventivas contra Covid-19, que também previnem contra a gripe.
      Liliana

  8. Minha mãe tomou 2’dose Oxford no dia 14/06 e logo nove dias depois 22/06 tomou a vacina gripe. Depois de 24 horas sentiu mal estar no peito mas melhorou.
    Isso interfere na imunização
    Me ajuda

    • Bárbara
      Bom dia!
      Possivelmente uma coincidência. Dor no peito é um sintoma bastante inespecífico e pode ser inclusive ansiedade. Claro que tem que vigiar se não passar logo e levar no hospital. Estamos vivendo um tempo maluco com a pandemia e isso afeta o nosso sistema emocional. Com as vacinas chegando, em breve tudo vai melhorar. O ideal teria sido esperar os 14 dias entre as duas doses. Essa recomendações possivelmente está baseada no tempo médio de reação do sistema imune para responder às vacinas. Embora possa afetar a resposta imune, é difícil dizer exatamente o que vai acontecer. Vamos torcer pelo melhor e continuar a tomar as medidas de controle e prevenção para proteger-la. Abraços
      Liliana

  9. boa tarde, tomei a vacina da gripe dia 11/06 e me chamaram ontem dia 22 para tomar a vacina mas nao foi, amanha da 13 dias e esta acabando a vacina no posto teria algum problema se eu for amanha com 13 dias de intervalo para nao perder a vacina, sabe me dizer qual o motivo deste ntervalo ?

    • Olá Celio
      Sinto não ter visto a sua mensagem antes e nessa altura, imagino que você já tenha tomado a sua decisão.O intervalo tem por objetivo dar um tempo para o organismo responder individualmente a cada vacina e assim proporcionar uma melhor resposta imune.
      Liliana

  10. Boa noite Doutora! Tomei a vacina da gripe dia 9 de junho. E hoje tomei da covid. Deu um intervalo bom?

    • Bom dia Márcio
      Deu um intervalo um pouco menor que o recomendado. Pelo protocolo seria a partir do dia 23. Mas imagino que não terá problema. Qualquer dúvida, ente em contato com o posto de saúde no qual você se vacinou.
      Liliana

  11. Teresa Cristina Pereira Reponder

    Tomei a vacina Astrazeneca em 30 de abril. E hj, 10 de junho tomei a vacina da gripe. Minha segunda dose da vacina tá marcada pra tomar em 17 de julho. Vou poder tomar a segunda dose da Astrazeneca na data que tá marcada?

    • Olá Teresa.
      O prazo MINIMO entre as duas vacinas é de 14 dias.
      Se você tomou a primeira dose da Astrazeneca no dia 30 de abril, tudo bem ter tomado a da gripe no dia 10 de junho, porque passou mais de um mês. E tudo bem tomar a segunda dose no dia programada, 17 de julho, uma vez que você pediria tomar a segunda dose após 14 dias depois da vacina de gripe, o que daria 24 de junho. A sua vacina é 17 de julho o que dá mais de um mês depois da vacina de gripe.
      Fique tranquila.
      Liliana

  12. Iolanda Warmling Reponder

    Tomei a vacina da gripe influenza no dia 19/05 e dia 01/06 está agendado a 1 dose para covid-19. Terá problema, pois serão 13 dias a diferença?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.