Editado em 11 de maio de 2020
Esse post Coronavírus – Adianta usar máscara? é o quarto de uma série de 7 posts dedicados a trazer informações atualizadas sobre a emergência mundial. CDC_ATUALIZAÇÃO_MUNDIAL
Na Biblioteca do Blog Biossegurança você encontra uma página exclusiva sobre esse coronavírus com todos os posts sobre esse assunto, assim como links para paginas internacionais, documentos e atualizações sobre o COVID-19 ou 2019-n CoV.
No primeiro post da serie abordamos as medidas preventivas de um modo geral com um infográfico para ajudar a memorizar e com a possibilidade de você imprimir para orientar as pessoas sobre o que está acontecendo no momento.
Será que adianta usar máscara contra o coronavírus?
No dia que postamos esse artigo a recomendação das agências nacionais e internacionais para população em geral era não usar máscaras. Isso mudou!
A higienizar as mãos, utilizar a higiene respiratória ou etiqueta da tosse, e não tocar o rosto com as mãos ainda estão valendo!
Diferentes tipos de máscara em relação à epidemia atual
Existem vários tipos que são indicados para cada tipo de exposição. Para simplificar:
Máscara cirúrgica – indicada para os pacientes suspeitos/com sintomas de COVID-19 (ou qualquer doença com transmissão respiratória), enquanto aguardam atendimento em um serviço de saúde. Indicada para pacientes suspeitos de COVID mantidos em isolamento domiciliar, quando na presença de outras pessoas.
Máscara PFF2 ou N95 ou com maior poder de proteção – indicadas para os profissionais de saúde que estão no atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados de 2019 n CoV especialmente em procedimentos que produzam aerossóis. Para profissionais como os cirurgiões-dentistas que atendem os pacientes em urgências, mesmo sem ter certeza que estejam contaminados por SARS-CoV-2. Isso porque os procedimentos odontológicos em geral gerada aerossois e os pacientes assintomáticos também podem infectar o ambiente e os profissionais de saúde.
O Ministério da Saúde recomenda: Para realização de outros procedimentos não geradores de aerossóis, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.
Por que agora a população em geral deve usar máscara para se proteger do coronavírus?
Essa é a nova recomendação do Ministério da Saúde para as pessoas que precisaram sair de casa.
A população em geral deve usar máscaras de tecido. Mas não adianta usar debaixo do nariz ou pendurada na orelha.
É comum as pessoas sentirem-se protegidas usando máscaras e realizam outras ações que efetivamente contribuem para que se infectem. Um bom exemplo é ficar manipulando a máscara com as mãos não higienizadas e assim tocando as mucosas, como o nariz e a boca.
Máscaras cirúrgicas para quem precisa
As máscaras estão mais difíceis de encontrar. Precisamos proteger os profissionais de saúde para que ele possam cuidar dos pacientes. Os profissionais sim, necessitam usar máscaras cirúrgicas (ou respiradores de acordo com cada tipo de precaução: contato, padrão, aerossóis, etc) no atendimento e de acordo com cada situação.
Os desafios
As medidas são até simples, mas não quer dizer que sejam fáceis. Vejo por mim, não colocar a mão no rosto bem difícil. Sou um pouco alérgica, espirro sem motivo e meu nariz e olhos coçam de verdade! Estou me segurando e ficando ainda mais atenta em relação à higiene das mãos.
Informação de qualidade é a nossa melhor arma para a prevenção do coronavírus. Não compartilhe Fake News. Na dúvida, resista! Informe-se em sites confiáveis.
6 Comentários
Parece que você havia se enganado.
Ainda acha melhor as pessoas sairem na rua sem máscara?
Danilo
Eu estava, assim como o Ministério da Saúde do Brasil e o CDC que não indicavam a medida. Entretanto reforço que não adianta usar máscara de modo inadequado. Essa epidemia está dando voltas e nos ensinando a cada dia coisas diferentes. Atualizei o post. Obrigada pela sua colaboração.
Abraços
Liliana
Muito bom! Não é perigoso o idoso ,sair de casa ir até o posto tomar a vacina ?
Adalice
Por esse motivo o governo esta providenciando estratégias para minimizar o risco e ainda assim proporcionar a vacina. Na cidade de São Paulo haverá também vacinação em alguma farmácias. Hoje o governador de São Paulo abordou isso na entrevista coletiva. Agora temos pensar muito e fazer escolhas, de preferência com as orientações dos profissionais de saúde para minimizar os riscos. Tá difícil, mas vai passar. Grande abraço
Liliana
Pingback: 6 #Coronavírus _ Evite Aglomerações - Blog Biossegurança | Cristófoli
Parabéns. Informações relevantes sem alardes desnecessários.