Esse post “6# Coronavírus — Evite aglomerações” é o sexto de uma série de 7 posts dedicados a trazer informações atualizadas sobre a emergência mundial. Mantenha-se atualizado.
Ministério da Saúde_ Situação_no_Brasil
Na Biblioteca do Blog Biossegurança você encontra uma página exclusiva sobre esse coronavírus com todos os posts sobre esse assunto, assim como links para paginas internacionais, documentos e atualizações sobre o COVID-19 ou 2019-n CoV.
No primeiro post da série abordamos as medidas preventivas com um infográfico. Esse informativo vai ajudar você a orientar as pessoas sobre o que está acontecendo no momento.
Informação é a melhor arma contra o coronavírus
Governo brasileiro adota medidas restritivas contra aglomerações
O Sars-CoV-2 ou ou o novo coronavírus se transmite principalmente por gotículas do paciente infectado, pela fala, tosse ou espirro para outra pessoa via sistema respiratório. Essas gotículas são partículas pesadas e não ficam suspensas no ar por um período longo de tempo. Por isso ficar a uma distância de 2 metros ajuda muito a evitar o contágio.
Hoje dia 13 de março, o Ministério da Saúde divulgou ser 98 os casos confirmados no Brasil, com transmissão comunitária nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso significa casos comprovados por exames laboratoriais que não puderam ser rastreados a outros pacientes. Possivelmente foi o que levou as autoridades a proibirem eventos, e aglomerações para evitar que o vírus de espalhe.
Universidades suspendem aulas
Algumas universidades suspenderam aulas, mas não todas. Outras estão realizando aulas online para cumprir seus programas. Porém, essa ainda não é uma obrigatoriedade. A maioria das escolas de ensino médio e fundamental permanecem abertas. Em São Paulo e Rio de Janeiro as escolas serão fechadas. NO Rio a partir do dia 16 e em São Paulo gradualmente a partir do dia 16 e completamente a partir do dia 23. A situação muda a cada dia.
Maioria dos casos é leve
O risco individual é pequeno para a maioria das pessoas. Entretanto, se houver um aumento brusco do número de casos, a quantidade de pessoas que necessitarão de suporte de hospital e UTI vai sobrecarregar o sistema de saúde. Por esse motivo o governo decretou medidas mais drásticas para tentar refrear o avanço do vírus no país. Isso vai ajudar a salvar mais vidas. COLABORE!
Empresas adotam trabalho remoto – Home Office
Uma medida inteligente, mas nem sempre possível para todas as empresas. É possível para escritórios e atividades que podem ser realizadas online, hoje bastante comum. Fábricas, farmácias, serviços de saúde, supermercados e outros serviços são exemplos nos quais não é possível essa estratégia.
Faca sua parte! Higienize as mãos, evite aglomerações, realize etiqueta da da tosse, evite contato com pessoas doentes. Calma.
A boa notícia é que na China os casos começam a cair. Em breve teremos mais respostas e ferramentas para combater o vírus.
1 Comentário
Pingback: 7# Coronavírus - Preocupado? Que tal tomar a vacina contra a gripe? - Blog Biossegurança | Cristófoli