Esse post Coronavírus – Infográfico medidas preventivas é o primeiro de uma série de 7 posts dedicados a trazer informações atualizadas sobre a emergência mundial.
O 2019 nCoV é um novo coronavírus identificado na China em dezembro de 2019 e responsável até o momento por cerca de 76.000 casos, 2100 óbitos, distribuídos por 31 países, sendo a maior concentração a China Continental. Até o dia 21 de fevereiro de 2020, não há casos notificados no Brasil, América Latina ou Caribe. Todos os outros continentes possuem casos. Os números são atualizados dia a dia assim como as informações sobre a doença. Há muito ainda a ser estudado e descoberto. Para ver as atualizações de casos CDC_CORONAVIRUS_CASOS_MUNDO
CONFIRMADO primeiro caso no Brasil em 26 de fevereiro. 40 países já possuem casos e o coronavírus já esta presente em 5 continentes.
COVID-19 ou 2019n CoV
2019 nCoV foi o nome atribuído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para se referir novo vírus. Algumas semanas depois a mesma organização batizou a doença causada pelo vírus como COVID-19 (COronaVIrus Disease – do inglês e 19 de 2019 ano de detecção do vírus). Assim como HIV é o vírus e AIDS a doença causada pelo vírus.
Sintomas:
- Febre
- Tosse (usualmente seca)
- Falta de ar
Modo de Transmissão
- Animais contaminados para pessoas
- Pessoa contaminada a outra pessoa
- Gotículas, espirro, tosse de pessoas contaminadas, contato próximo com pessoas contaminadas, contato com secreções contaminadas pelo vírus
Fase de incubação
É a fase entre o contágio e o aparecimento de sintomas: 2 a 14 dias.
Vacina
Não está disponível até o momento.
Tratamento
Ainda não foi definido um tratamento específico. O tratamento é sintomático e a hospitalização é somente indicada quando o paciente requer cuidados especiais, em isolamento.
Prevenção
- Higiene das Mãos — pode ser realizada com álcool gel quando não houver sujidade visível, ou água e sabão por pelo menos 20 segundos.
- Evite Contato com Pessoas com sintomas semelhantes à gripe ou resfriado
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. É um bom hábito a ser desenvolvido — e vou confessar que é difícil, em especial para quem é alérgico!
- Não coma alimentos crus, cozinhe completamente carnes e ovos. Uma boa medida é também não usar a mesma tábua para carnes e para fatiar legumes e verduras cruas.
- Evite contato com animais e produtos e origem animal, especialmente os animais silvestres.
SE VOCÊ ESTIVER INFECTADO (ou com suspeita)
Como você pode observar, os sintomas são bastante comuns a várias doenças, inclusive gripe. Para ser considerado um caso suspeito de COVID a pessoa deve ter entrado em contato com uma pessoa que foi confirmada com a doença, suspeita ou ter voltado da China nos últimos 14 dias.
- Permaneça em casa. Se piorar (dificuldade para respirar, muita tosse ou febre) procure ajuda médica informando a situação como suspeita.
- Evite contato com outras pessoas.
- Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço descartável, se não estiver disponível, contra a camisa na altura do ombro. Imediatamente jogue fora o lenço e higienize as mãos.
- Mantenha limpos objetos e superfícies
- Utilize corretamente máscaras cirúrgicas, se precisar entrar em contato com outras pessoas.
Aviso aos viajantes
- Evite viajar para áreas com transmissão sustentada a menos que seja necessário. A recomendação atual é evitar viajar para a China continental.
- Certifique-se de receber todas as vacinas necessárias para a viagem. Isso é importante para evitar outras infecções e debilitar o sistema imunológico do viajante.
- Procure orientação de um profissional de saúde.
- Não viaje se estiver com febre e tosse.
- Se ficar doente durante a viagem procure imediatamente ajuda médica
Gostaria de acrescentar alguma informação relevante? Envie no e-mail ou deixe um comentário mais abaixo.
Liliana Junqueira de Paiva Donatelli
Mais Sobre O Coronavírus
Crédito imagem da capa: CDC- Phil Library
Fontes:
12 Comentários
Pingback: COVID-19 Alerta aos cirurgiões-dentistas do Brasil - Blog Biossegurança | Cristófoli
O Podologo pode trabalhar?, já que temos tantos clientes ( pacientes), com quadros severos?
Ana Heleni
Creio que é uma decisão difícil. Sugiro que você avalie antes pelo telefone se é uma urgência. E se o cliente/paciente apresenta algum quadro respiratório – se sim, não atenda. Tem a possibilidade da pessoa ser assintomática também. Por isso avalie bem se é uma necessidade urgente ou se tem alguma coisa que a pessoa possa fazer de casa enquanto essa pior fase passa. Capriche em todas as medidas de biossegurança, e nesse caso o avental também precisar ser descartado ou lavado.
O mesmo vale para você, febre (mesmo baixa), sintomas de resfriado ou gripe (tosse, coriza, dor de garganta), podem ser uma infecção leve e você deve ficar isolada.Lembre-se de usar máscara, touca e desprezar tudo depois do atendimento e depois que o ciente/paciente for embora. Você também pode estar assintomática e levar o vírus. Por isso álcool gel em todos os passos, maçanetas etc.
Não tá fácil. Mas vai passar!
Um grande abraço, desejo saúde e sorte para você.
Liliana
Pingback: 7# Coronavírus - Preocupado? Que tal tomar a vacina contra a gripe? - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 6 #Coronavírus _ Evite Aglomerações - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Coronavírus: o que sabemos sobre essa pandemia - Profissão Biotec
Pingback: 5# Coronavírus - Qual o papel do cirurgião-dentista na prevenção? - Blog Biossegurança | Cristófoli
D.Liliana, obrigada pela informação, ótimo conteúdo, sobre as práticas de prevenção. Zulimar – T&T Odontologia.
Pingback: 4# Coronavírus - Adianta usar Máscara? - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 3 # Coronavírus - Etiqueta da Tosse - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 2 # Coronavírus - Higiene das Mãos - Blog Biossegurança | Cristófoli
Muito bom, obrigada pelas informações.