Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Esse post Coronavírus – Infográfico medidas preventivas é o primeiro de uma série de 7 posts dedicados a trazer informações atualizadas sobre a emergência mundial.

Infográfico_2019_n_CoV_pdf

O 2019 nCoV é um novo coronavírus identificado na China em dezembro de 2019 e responsável até o momento por cerca de 76.000 casos, 2100 óbitos, distribuídos por 31 países, sendo a maior concentração a China Continental. Até o dia 21 de fevereiro de 2020, não há casos notificados no Brasil, América Latina ou Caribe. Todos os outros continentes possuem casos. Os números são atualizados dia a dia assim como as informações sobre a doença. Há muito ainda a ser estudado e descoberto. Para ver as atualizações de casos CDC_CORONAVIRUS_CASOS_MUNDO

CONFIRMADO primeiro caso no Brasil em 26 de fevereiro. 40 países já possuem casos e o coronavírus já esta presente em 5 continentes.

COVID-19 ou 2019n CoV

2019 nCoV foi o nome atribuído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para se referir novo vírus. Algumas semanas depois a mesma organização batizou a doença causada pelo vírus como COVID-19 (COronaVIrus Disease – do inglês e 19 de 2019 ano de detecção do vírus). Assim como HIV é o vírus e AIDS a doença causada pelo vírus.

Sintomas:

  • Febre
  • Tosse (usualmente seca)
  • Falta de ar

Modo de Transmissão

  • Animais contaminados para pessoas
  • Pessoa contaminada a outra pessoa
  • Gotículas, espirro, tosse de pessoas contaminadas, contato próximo com pessoas contaminadas, contato com secreções contaminadas pelo vírus

Fase de incubação

É a fase entre o contágio e o aparecimento de sintomas: 2 a 14 dias.

Vacina

Não está disponível até o momento.

Tratamento

Ainda não foi definido um tratamento específico. O tratamento é sintomático e a hospitalização é somente indicada quando o paciente requer cuidados especiais, em isolamento.

Prevenção

  • Higiene das Mãos — pode ser realizada com álcool gel quando não houver sujidade visível, ou água e sabão por pelo menos 20 segundos.
  • Evite Contato com Pessoas com sintomas semelhantes à gripe ou resfriado
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. É um bom hábito a ser desenvolvido — e vou confessar que é difícil, em especial para quem é alérgico!
  • Não coma alimentos crus, cozinhe completamente carnes e ovos. Uma boa medida é também não usar a mesma tábua para carnes e para fatiar legumes e verduras cruas.
  • Evite contato com animais e produtos e origem animal, especialmente os animais silvestres.

SE VOCÊ ESTIVER INFECTADO (ou com suspeita)

Como você pode observar, os sintomas são bastante comuns a várias doenças, inclusive gripe. Para ser considerado um caso suspeito de COVID a pessoa deve ter entrado em contato com uma pessoa que foi confirmada com a doença, suspeita ou ter voltado da China nos últimos 14 dias.

  • Permaneça em casa. Se piorar (dificuldade para respirar, muita tosse ou febre) procure ajuda médica informando a situação como suspeita.
  • Evite contato com outras pessoas.
  • Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço descartável, se não estiver disponível, contra a camisa na altura do ombro. Imediatamente jogue fora o lenço e higienize as mãos.
  • Mantenha limpos objetos e superfícies
  • Utilize corretamente máscaras cirúrgicas, se precisar entrar em contato com outras pessoas.

Aviso aos viajantes

  • Evite viajar para áreas com transmissão sustentada a menos que seja necessário. A recomendação atual é evitar viajar para a China continental.
  • Certifique-se de receber todas as vacinas necessárias para a viagem. Isso é importante para evitar outras infecções e debilitar o sistema imunológico do viajante.
  • Procure orientação de um profissional de saúde.
  • Não viaje se estiver com febre e tosse.
  • Se ficar doente durante a viagem procure imediatamente ajuda médica

Gostaria de acrescentar alguma informação relevante? Envie no e-mail ou deixe um comentário mais abaixo.

Liliana Junqueira de Paiva Donatelli

Mais Sobre O Coronavírus

Crédito imagem da capa: CDC- Phil Library

Fontes:

CDC

OPAS

ANVISA

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

12 Comentários

  1. Pingback: COVID-19 Alerta aos cirurgiões-dentistas do Brasil - Blog Biossegurança | Cristófoli

  2. Ana Heleni Ribeiro Molinari Reponder

    O Podologo pode trabalhar?, já que temos tantos clientes ( pacientes), com quadros severos?

    • Ana Heleni
      Creio que é uma decisão difícil. Sugiro que você avalie antes pelo telefone se é uma urgência. E se o cliente/paciente apresenta algum quadro respiratório – se sim, não atenda. Tem a possibilidade da pessoa ser assintomática também. Por isso avalie bem se é uma necessidade urgente ou se tem alguma coisa que a pessoa possa fazer de casa enquanto essa pior fase passa. Capriche em todas as medidas de biossegurança, e nesse caso o avental também precisar ser descartado ou lavado.
      O mesmo vale para você, febre (mesmo baixa), sintomas de resfriado ou gripe (tosse, coriza, dor de garganta), podem ser uma infecção leve e você deve ficar isolada.Lembre-se de usar máscara, touca e desprezar tudo depois do atendimento e depois que o ciente/paciente for embora. Você também pode estar assintomática e levar o vírus. Por isso álcool gel em todos os passos, maçanetas etc.

      Não tá fácil. Mas vai passar!
      Um grande abraço, desejo saúde e sorte para você.
      Liliana

  3. Pingback: 7# Coronavírus - Preocupado? Que tal tomar a vacina contra a gripe? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  4. Pingback: 6 #Coronavírus _ Evite Aglomerações - Blog Biossegurança | Cristófoli

  5. Pingback: Coronavírus: o que sabemos sobre essa pandemia - Profissão Biotec

  6. Pingback: 5# Coronavírus - Qual o papel do cirurgião-dentista na prevenção? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  7. D.Liliana, obrigada pela informação, ótimo conteúdo, sobre as práticas de prevenção. Zulimar – T&T Odontologia.

  8. Pingback: 4# Coronavírus - Adianta usar Máscara? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  9. Pingback: 3 # Coronavírus - Etiqueta da Tosse - Blog Biossegurança | Cristófoli

  10. Pingback: 2 # Coronavírus - Higiene das Mãos - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.