Zika, Chikungunya, Dengue, Doença X? Qual é próxima epidemia global?

A nova ameaça global  apelidada de “Doença X”  foi acrescentada à lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a doença ainda não exista, a OMS identificou a possibilidade de uma nova epidemia.

A doença misteriosa é  um “desconhecido previsto” que pode emergir por diversas maneiras, por meio de uma mutação biológica de um vírus comum como o da gripe, uma re-emergência de um vírus conhecido, um novo microrganismo ou até bioterrrorismo. Assim antecipou a OMS em seu site.

A potencial doença  foi adicionada a uma lista que inclui o vírus Ebola, o vírus Zika, o da Síndrome Respiratória (SARS) e a febre do Vale do Rift (RVF), após uma revisão anual feita pela OMS.

VISITE A FEIRA HOSPITALAR 

Qual a vantagem de incorporar a Doença X à lista da OMS?

Reconhecer que uma epidemia grave causada por um patógeno  ainda desconhecido possa surgir é importante para tomar medidas adicionais de prevenção.

Gonorreia Multirresistente é uma possível candidata a ser a Doença X?

Uma das possibilidades para a doença X  é um microrganismo tornar-se resistente aos antimicrobianos existentes e transformar-se em uma ameaça global. Na semana passada foi documentado  no Reino Unido o primeiro caso  no mundo de gonorreia altamente resistente a azitrominicina que também é resistente a ceftriaxona.

 Para que um microrganismo seja um bom canditato é preciso mais que multirresistência. O sucesso  vai depender também da taxa de ataque, do modo de dispersão e muitos outros elementos.

Leia mais sobre Gonorreia Resistente a antibióticos no Blog Biossegurança

Gonorreia multirresistente e odontologia

 

O que você pode fazer?

  • Higiene das mãos 
  • Uso de Precauções Padrão
  • Atualização constante sobre controle de infecção e com as notícias sobre o tema
  • Observar sinais e sintomas pouco usuais com a situação
  • Uso e prescrição responsável de antibióticos

 

Prevenção e vigilância

São os nossos melhores aliados, sem histeria, mas sem menosprezar o “inimigo”.

Afinal, como nós, os microrganismos só querem sobreviver e eventualmente, estamos no seu caminho.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: Você sabe o que é uma doença emergente? - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta