Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Esterilizar peças de mão odontológicas ainda é exceção!

A resistência que muitos profissionais de odontologia tem para esterilizar peças de mão odontológicas está na maioria das vezes relacionadas com o custo que isso pode representar, seja na aquisição ou na manutenção de tais artigos. Muito já foi dito sobre a importância do processamento correto desses dispositivos assim como a necessidade de esterilizar e não simplesmente desinfetar a parte externa.

Biossegurança: Custo ou Benefício?

Mas se apesar de obrigatório, ainda é um procedimento que não vem sendo realizado pela maioria, por que fazer? Bem, você pode escolher onde quer ficar, entre os primeiros que fazem corretamente ou os últimos que só vão fazer quando as multas começarem a chegar. Os profissionais que levam biossegurança como um propósito e entenderam a necessidade de proteger os pacietes e a equipe podem, e devem, usar isso a seu favor. Mostrar para o paciente tudo o que fazem para sua segurança e utilizar isso como um diferencial.

CDC reforça a importância da esterilização em documento

No último dia 11 de abril, o CDC publicou um documento que traduzi abaixo para maior facilidade dos nossos assinantes. É bom lembrar que a publicação pelo órgão estadunidense demonstra que o problema não acontece só aqui no Brasil. Na verdade,  é um desafio a ser superado em vários países.

Será que você gostaria que o seu dentista utilizasse no seu atendimento uma peça de mão que foi somente desinfetada?

Você ainda tem dúvidas?

Leia mais sobre Esterilização de Peças de Mão no Blog Biossegurança

Esterilização de Peças de Mão -Editorial AJIC alerta para contaminação interna

Protocolo para limpeza e esterilização de canetas de alta rotação

Pesquisa mostra ineficácia da desinfecção de canetas de alta rotação com álcool 70%

Se quiser mais algums esclarecimento ou teiver alguma dúvida, entre em contato:

Liliana Junqueira de P. Donatelli

A tradução

O CDC reconhece que a comunidade odontológica exige recomendações claras e consistentes sobre a melhor maneira de reprocessar os dispositivos odontológicos, como as peças de mão, entre as consultas dos pacientes. As recomendações do CDC para prevenção e controle de infecção estabelecem que, entre pacientes, a equipe de saúde bucal  deve limpar e esterilizar em autoclaves as peças de mão e outros instrumentos intra-orais que possam ser removidos linhas de água e ar das unidades odontológicas.1  Estudos que mostraram que os componentes internos de peças de mão acionadas a ar (peças de mão de baixa e de alta rotação) podem ser contaminados com material do paciente durante o uso, e este material pode ser expelido para a boca de outros pacientes durante os usos subsequentes  .2-5 Para peças de mão e outros instrumentos intra-orais que podem ser removidos das linhas de água  e ar dos equipamentos odontológicos, o CDC continua a recomendar que o a equipe de saúde bucal siga as orientações do CDC para limpar e esterilizar por calor.

FDA

Peças de mão odontológicas são dispositivos médicos regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Algumas peças de mão são independentes do ar e das linhas de água (por exemplo, dispositivos sem fio). Para esses dispositivos, o CDC recomenda que o DHCP siga as regulamentações atuais da FDA. A equipe de saúde bucal deve usar dispositivos aprovados pela FDAe seguir as instruções do fabricante para uso no reprocessamento (limpeza, lubrificação e / ou esterilização) desses dispositivos.7

Reprocessamento de produtos para saúde

Em 2015, a FDA divulgou diretrizes atualizadas para o reprocessamento de dispositivos médicos em ambientes de assistência médica [PDF – 805KB]. Esta orientação fornece aos fabricantes de dispositivos médicos reutilizáveis recomendações sobre como escrever e validar cientificamente as instruções de reprocessamento. Os dispositivos reutilizáveis que receberam autorização da FDA antes de 2015 podem não ter instruções de reprocessamento que atendam aos requisitos da orientação de 2015. Segundo a FDA, “as instruções de reprocessamento para alguns dispositivos reutilizáveis mais antigos e legalmente comercializados podem não ser consistentes com a ciência de ponta e, portanto, podem não garantir que o dispositivo esteja limpo, desinfetado ou estéril”.  O fabricante do dispositivo deve fornecer instruções suficientes sobre como processar os dispositivos para uso no próximo paciente.

Esterilização de Peças de Mão

Se uma peça de mão odontológica não puder ser esterilizada por calor e não estiver autorizada pela FDA com instruções validadas para reprocessamento, a equipe de saúde bucal não deverá usar esse dispositivo.Se a equipe de saúde bucal estiver preocupada com a validade das instruções do fabricante para reprocessamento ou acreditar que as instruções não são consistentes com os princípios básicos de prevenção e controle de infecção, deve entrar em contato com o fabricante para solicitar a documentação da liberação do FDA. Se o fabricante não puder fornecer informações suficientes, a equipe de saúde bucal poderá entrar em contato com o Departamento de Conformidade da FDA em OCMedicalDeviceCo@fda.hhs.gov ou (240) 402-7675 para obter assistência.

Resumo

  • Limpe e esterilize em autoclave as peças de mão e outros instrumentos intraorais que possam ser removidos das linhas de ar e linhas de água das unidades dentárias.
  • Para peças de mão que não se conectam a linhas de ar e linhas de água, use dispositivos aprovados pela FDA , siga as instruções do fabricante para o reprocessamento desses dispositivos.
  • Se uma peça de mão odontológica não puder ser esterilizada por calor e não tiver autorização da FDA com instruções validadas para o reprocessamento, não utilize esse dispositivo.

Referências

  1. Centers for Disease Control and Prevention. Guidelines for infection control in dental health-care settings—2003[PDF – 1.25 MB]. MMWR Recomm Rep. 2003;52(RR-17):1–61.
  2. Chin JR, Miller CH, Palenik CJ. Internal contamination of air-driven low-speed handpieces and attached prophy angles. J Am Dent Assoc. 2006;137:1275–1280.
  3. Chin JR, Westerman AE, Palenik CJ, Eckert SG. Contamination of handpieces during pulpotomy therapy on primary teeth. Pediatr Dent. 2009;31:71–75.
  4. Herd S, Chin J, Palenik CJ, Ofner S. The in vivo contamination of air-driven low-speed handpieces with prophylaxis angles. J Am Dent Assoc. 2007;138:1360–1365.
  5. Rutala WA, Weber DJ, and the Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee. Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities[PDF – 1.26 MB]. Atlanta, GA: Centers for Disease Control and Prevention, US Dept of Health and Human Services; 2008.
  6. US Food and Drug Administration. 510(k) Premarket Notifications. Accessed March 28, 2018.
  7. US Food and Drug Administration. Reprocessing Medical Devices in Health Care Settings: Validation Methods and Labeling. Guidance for Industry and Food and Drug Administration Staff[PDF – 805 KB]. Silver Spring, MD: US Food and Drug Administration, US Dept of Health and Human Services; 2015.

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Pingback: Você ainda acha que não precisa esterilizar peças de mão odontológicas? CDC publica atualização – JS Dental

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.