167 Responses

  1. Gisele
    Gisele at |

    E gaze precisa colocar em um saquinho de papel e depois no saquinho de esterilização. Ou ñ duvidas obrigado boa noite.

    Reply
  2. Jéssica
    Jéssica at |

    Boa tarde!

    Por favor, quero saber qual a principal vantagem do papel Kraft sobre o Grau Cirúrgico? Se realmente existe essa vantagem.

    Desde já eu agradeço por sua atenção.

    Reply
  3. Elizângela
    Elizângela at |

    Passado o prazo de validade do fabricante do papel grau cirurgico, ainda assim posso ultilizar?

    Reply
  4. carmen Lucia
    carmen Lucia at |

    Papel grau cirúrgico pode jogar em lixo comum ?

    Reply
  5. Michelle Luciane Cappelatti
    Michelle Luciane Cappelatti at |

    Sou cirurgia dentista e trabalho e um posto 24h da minha cidade. Gostaria de tirar uma dúvida. A vigilância sanitaria falou que para datar os materiais embalados esterilizados deveria ser realizado em uma etiqueta e não diretamente na embalagem. Isso é baseado em alguma lei? Tem algum artigo que justifique o fato? Se puder me ajudar gradeço desde já.

    Reply
  6. Ihelena Alves
    Ihelena Alves at |

    Olá Liliana!
    Gostaria de saber se existe alguma recomendação ou proibição quanto ao uso de pacote duplo sendo envólucros em materiais diferentes onde eu coloco a caixa com instrumentais embalado em tecido de algodão e depois, o externo (principal), em SMS. Se houver recomendação, qual seria a validação da esterilidade neste tipo de pacote? Se proibido qual legislação posso me respaldar?
    Certa da atenção, desde já agradeço!

    Reply
  7. THAIS
    THAIS at |

    Boa noite. Eu gostaria de saber se tem que esterilizar gaze. E se tiver eu queria uma justificativa. Se possível me mandar a resposta por e-mail. Obrigada.

    Reply
  8. Rosana
    Rosana at |

    Sobre esterilização em caixas não fenestradas ,pode realizar a esterilização com as caixas abertas envolvidas com o tecido de algodão ???

    Reply
  9. Rosana
    Rosana at |

    Gostaria de saber sobre a ELABORAÇÃO IMPLANTAÇÃO E VALIDAÇAO DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE SEGUNDO A RE 2606 DE 11 AGOSTO 2006 . COMO PREPARAR ESSE DOCUMENTO

    Reply
  10. Ingrid
    Ingrid at |

    Boa tarde Liliana. Eu prefiro comprar os rolos de grau cirúrgico. E faço as embalagens, e tem partes que nao ficam com o traçado que indica a esterilização, e como uso todos os materiais toda a semana, não vejo nenhum furo, nenhum desses pacotes ficam molhados, abertos ou queimados quando termina a esterilização, mesmo assim
    teria algum problema com isso?
    Obrigada!

    Reply
  11. Mayri
    Mayri at |

    Uso o grau e os instrumentais estão ficando com pontos de ferrugem mesmo bem secos com papel toalha e devidamente lavrada a embalagem por que isso acontece?

    Reply
  12. Airton
    Airton at |

    Olá Liliana. Lendo as perguntas e respostas neste post, em determinado questionamento vc sugere a colocação da bandeja com o instrumental de modo que os instrumentos fiquem em contato com o plástico. Hoje faço o inverso porque eventualmente os instrumentais saiam grudados no plástico e até saindo o plástico no instrumento. Pode ser um problema no equipamento ou da qualidade do material? Concluindo, a utilização de bandeja não perfurada não compromete a esterilização? Abraços.

    Reply
  13. Kelly Agnes
    Kelly Agnes at |

    Boa tarde,
    O grau cirúrgico também e usado em hospital e tem valide de três meses, porque no consultório odontológico sua validade e de 7 dias

    Reply
  14. flavio
    flavio at |

    pode lacrar os envelopes com gram piador ?

    Reply
  15. nielsen teles
    nielsen teles at |

    olá, bom dia liliana. gostaria de saber se posso utilizar sacos plasticos descartáveis, como de suquinhos (não sacolinhas de supermercados) para embalar o material. obrigado.

    Reply
  16. Adriana Gama Teixeira
    Adriana Gama Teixeira at |

    Bom dia. Descartamos muitas embalagens grau cirúrgico por dia pois trabalho numa empresa com muitos dentistas. Todas são jogadas no lixo comum pois a cooperativa que faz nossa coleta seletiva não as recolhe, parece que o problema esta na cola do material. Estamos buscando algum descarte mais adequado e mais útil para essas embalagens. Você sabe se podem ser recicladas e quem se interessa por elas?

    Reply
  17. Fábio Rodrigues
    Fábio Rodrigues at |

    Liliane trabalho como consultor, e estou realizando uma implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma indústria que produz produtos médicos, já obtive uma vistoria para liberação da autorização de funcionamento da vigilância sanitária, porém obtive uma paralização da mesma, foi exigido da vigilancia sanitaria que o meu papel grau cirurgico obtenha um indicaro de processo de esterilização. Junto ao auto calve já é inserido um produto químico que valida a esterilização do meu processo. Gostaria de saber dessa cobrança é baseada em qual norma? E se de fato tenho que utilizar este papel mesmo, produzimos gazes estéril?
    Aguardo o seu retorno o mais breve possível

    Reply
  18. Thyago
    Thyago at |

    Meu papel grau cirúrgico está rompendo no local da selagem após o processo de esterilização. Pode ser pela remoção do ar da autoclave pré-vácuo? Ou esse processo é falha do papel mesmo?

    Reply
  19. Kelly
    Kelly at |

    Olá gostaria de saber se os materiais cirúrgicos devem ser envolvidos em embalagem simples e ou duplas no grau cirúrgico?

    Reply
  20. Rafaela
    Rafaela at |

    Boa tarde Sra. Lilian,

    Por gentileza, poderia me informar qual norma encontro sobre o prazo de validade do papel grau cirúrgico antes do uso (fabricante).

    Obrigada.

    Reply
  21. Jacquelne
    Jacquelne at |

    Estou com dúvida, após o tempo da autoclave o material saiu molhado, está certo?

    Reply
  22. Leonel
    Leonel at |

    Bom dia!
    Conforme tema exposto, observei a orientação que o papel grau cirúrgico possui indicador químico de processamento. Esse indicador é o mesmo que à fita zebrada, ou seja, indicador classe 1?
    Grato

    Reply
  23. Jaysa mendes
    Jaysa mendes at |

    Eu trabalho em órgão publico eles querem que a gente reutiliza o papel grau mas não reutilizados..a gente guarda o material por trinta dias no papel grau cirúrgico ..esta certo ou corre algum risco de contaminação pr os pacientes

    Reply
  24. Jaysa mendes
    Jaysa mendes at |

    Gostaria de saber se pode deixar o material em papel grau cirúrgico por 30dias …em conservação seca certa

    Reply
  25. Margareth
    Margareth at |

    Durante a esterelizacão, qual valor da pressão deve estar aparecendo no indicador?
    Não há uma forma da esterelizacao durar mais tempo?
    No posto de saúde q trabalho a vigilância indicou seis meses de validade da esterelizacao
    Estranho né?

    Reply
  26. Talita Souza
    Talita Souza at |

    Bom dia desejo saber se é possível e onde posso colocar, no papel grau cirúrgico, os rótulos recomendados pela RDC 15 com data de esterilização e validade, lote e responsável? Na aba como recomenda não cabe, pode ser em uma das faces do pacote?

    Reply
  27. Sih
    Sih at |

    Olá, gostaria de saber se o papel grau cirurgico é obrigado a estar com a validade ? Existe uma norma que fale sobre isso ? e se eu esterilizar o material quando a embalagem já estiver para vencer ?

    Reply
  28. Ana
    Ana at |

    Bom dia, gostaria de saber se posso usar fita adesiva comum para fechamento de pacotes com manta SMS e usar apenas um pedaço pequeno de fita para autoclave como monitorização.
    Obg

    Reply
  29. berenice
    berenice at |

    Posso utilizar papel grau cirurgico, se o mesmo estiver com data de validade expirada?

    Reply
  30. carlos
    carlos at |

    oi boa noite, tenho uma duvida. O vapor entra por poros do papel ou pela parte plastica?

    Reply
  31. Lucas
    Lucas at |

    Bom dia. Possuo duas autoclaves Cristofoli e em uma delas as embalagens maiores (grau em rolo selado) sempre se abrem durante o ciclo. Existe uma justificativa? Obrigado.

    Reply
  32. miriam
    miriam at |

    boa tarde, gostaria de saber se é verdade que não devemos anotar com caneta comum no papel grau cirurgico antes de ir para a autoclave, é verdade? onde encontro artigos sobre isso?

    Reply
  33. Dayana
    Dayana at |

    Boa noite!! Quando acaba o ciclo da autoclave e você abre a porta da mesma, em média quanto tempo leva para secar totalmente o instrumental que é embalado com a bandeja? Pois estou tendo problemas com a minha. E se quando tiramos da autoclave, os kits tem que estar TOTALMENTE SECOS, sem nenhuma umidade? Se ficar algumas gotas, ele estará esterelizados??

    Reply
  34. Reigiane
    Reigiane at |

    boa noite,mais uma pergunta trabalho no posto de saúde, como auxiliar de dentista e lá só usa papel madeira em todos os setores , como no curativo para esterilizar os gazes e outros materiais,e no odonto da mesma forma então o que acontece com os materiais que nós esterilizamos.eu pensa que pode usar papel madeira pois,foi uma técnica de enfermagem que me aconselhou a usar

    Reply
  35. Reigiane
    Reigiane at |

    ola por favor tire uma duvida minha, pode usar papel madeira para empacotar um exame clinico para esterelizar

    Reply
  36. rosangelabfragoso
    rosangelabfragoso at |

    Boa tarde… Gostaria de saber se posso usar alicates e espátulas que não são de inox na auto clave. Obrigada.Rosangela Fragoso

    Reply
  37. Mara Dias de Souza Cruz
    Mara Dias de Souza Cruz at |

    Olá ,gostaria de obter uma informação ,quando eu usar a lata perfurada , eu devo colocar o grau cirúrgico com o papel voltado para cima sempre .

    Reply
  38. RITA DE CASSIA de OLIVEIRA RODRIGUES ALMEIDA ROCHA
    RITA DE CASSIA de OLIVEIRA RODRIGUES ALMEIDA ROCHA at |

    Tenho uma auto clave baby,usava os envelope para fazer a esterilização.Só que resolvi diminuir gastos comprei seladora e rolos, faço todos os procedimentos corretamente, (percebo uma diferença entre envelope e rolo na sustentação dos kits quando coloco na grade),com os rolos no final do processo eles estão todos caídos, enquanto que quando usava os envelopes isso não acontecia. fizemos todos os testes possíveis.E continuamos com a certeza ….quando tiro os envelopes da auto clave eles estão perfeitos,o mesmo não acontece com os de rolos….. ninguém me da uma explicação,na critofolli ninguém nunca escutou na da parecido.podem me dar uma luz.pensei em devolver a seladora.obrigada

    Reply
  39. Ana Laura
    Ana Laura at |

    Ola Liliana,
    Gostaria de saber… seu utilizar a fita para autoclave para Lacrar o grau cirurgico em rolo… ira fornecer a esterilizaçao dos instrumentais?

    Desde ja, obrigada!

    Reply
  40. marlene sodré
    marlene sodré at |

    Bom dia meu nome è marlene, sou manicure e gostaria de saber se o aparelho de esteriliização HOT KLI_ HK06 é suficiente para uma boa esterilização confiavel, e quantos alicates posso esterilizar de uma só vez e quanto tempo posso deixar esse aparelho ligado . agradeço a atenção.Marlene

    Reply
  41. luis miguel
    luis miguel at |

    quero saber se e necessário secar o instrumental a ser esterilizado em autoclave

    Reply
  42. Zélio
    Zélio at |

    Bom dia!!!1

    Não sei se minha pergunta ficou clara.Pelo que conheço de esterilização eu autolave, é indicado embalar instrumentos pontiagudos que ficariam soltos dentro de uma bandeja para se evitar a perfuração do papel quando da esterilização,ao menos em autoclaves de grande porte.Ocorre que surgiu na unidade de saúde em que trabalho como cirurgião dentista,uma dúvida sobre essa prática.Solicito,se possivel,cara Liliana,sua posição sobre essa questão..Agradeço desde já.

    Reply
  43. Zélio
    Zélio at |

    Olá!!

    Existe algu problema em embalar um kit clinico(espelho,,pinça e sonda),colocar em em uma bandeja e em seguida embalar a bandeja? O kit embalado dentro da bandeja pode não ser bem esterilizado??

    Reply
  44. nalva jordao
    nalva jordao at |

    Sou auxiliar odontologico e tenho muitas duvidas a respeito de embalagem manuseio e tempo de esterelizaçao dos instrumentais nossas altoclaves sao da cristifoli pode me esclarecer obrigada

    Reply
  45. Anderson Ribeiro
    Anderson Ribeiro at |

    Gostaria de saber se posso usar água para injetáveis na autoclave. Haveria algum problema? Acontece que ganhei alguns litros de água para injetáveis. Por favor, me respondam.
    Muito obrigado.

    Anderson

    Reply
  46. Telma Tomé
    Telma Tomé at |

    Olá Liliana, gostaria de saber se no mesmo ambiente (sala) posso ter material esteril em autoclave armazenado com material oriundo do almoxarifado.
    Telma

    Reply
  47. denison martins dias
    denison martins dias at |

    gostaria de saber se ao esterelizar uma cuba rim por exemplo em um grau cirurgico se ha diferença em colocar a parte inferior da cuba encostada no papel ou no plastico, e se interfere na esterelização assim sendo a parte encostada no plastico não seria esterelizada.
    gostaria de saber tambem se posso esterelizar um instrumental em dois graus cirúrgico, um dentro do outro.
    obrigado

    Reply
  48. lauren picada porto
    lauren picada porto at |

    gostaria de saber se posso embalar pinças em tnt e fechar com a fita de esterilização???

    Reply
  49. dayane
    dayane at |

    Oie..gostaria de saber se pode colocar um material em duas embalagem..se garante a esterilização .tipo uma pinca em uma embalagem e essa pinca embalada colocado com outros materiais embalados separados em uma embalgem maior se fica todo estéril obg bjs

    Reply
  50. Sandra
    Sandra at |

    Gostaria de saber como embalo bandejas odontológicas com instrumentais com papel grau cirúrgico? Sempre embalei a bandeja em contato com o palel e instrumentos com o plástico, mas me disseram que é ao contrário para circulação do vapor. Procede essa informaçaão?

    Reply
  51. maria de nazare freitas costa
    maria de nazare freitas costa at |

    oi, descupe, fugindo do assunto. gostaria de saber se na cme devido a barreira comportamental onde o funcionario do expurgo nao pode ir p area limpa, como fica a situação do enfermeiro? ele nao pode circular por todas as areas?

    Reply
  52. Priscilla
    Priscilla at |

    Olá, na bobina de grau cirúrgico tem a validade do papel,gostaria de saber se posso usar o papel vencido ,pq o importante não é a esterilização,se não posso usar gostaria de saber o porque?? Att.

    Reply
  53. Daniela
    Daniela at |

    Bom dia
    Gostaria de saber se posso usar papel craft na autoclave e para identificação posso escrever com esferográfica no papel!!!!?

    Reply
  54. mercia aparecida dos santos
    mercia aparecida dos santos at |

    gostaria de saber o prazo de validade do material ,esteriçizado em grau cirugico

    Reply
  55. Camila Veridiana
    Camila Veridiana at |

    Olá Liliana. Parabéns pela atenção com todos e pelo lindo trabalho educacional com os profissionais!
    Vou montar um salão em Belo Horizonte e gostaria de saber se a autoclave baby me atende? Quais os pontos de vendas do papel cirúrgico e ainda ter acesso ao catálogo e preços dos itens necessários.
    Atenciosamente.

    Reply
  56. silvania Aparecida dos Santos Guimarães
    silvania Aparecida dos Santos Guimarães at |

    gostaria de saber respeito da data de validade ,vencimento ,etc existe alguma caneta que não seja tóxica para escrever no proprio pacote evitando assim desperdicio de papel

    Reply
  57. Elaine Alves
    Elaine Alves at |

    Gostaria de saber o valor,e o que eu preciso para esterilizar alicates de unha,pois vou tabalhar em um salão e preciso comprar.obrigada

    Reply
  58. Rodolfo
    Rodolfo at |

    Qual a diferença entre a autoclave inox e alumínio ?

    Reply
  59. Flávio A. Ikuma
    Flávio A. Ikuma at |

    Dra. Liliana, fiquei em dúvida em relação ao posicionamento das embalagem com papel cirúrgico, pois para a Sra Luciene Magalhães foi sugerido que, “O lado do papel deve ficar voltado para baixo. Isso facilita a penetração de vapor e a posterior secagem” e para Sra. Isis Rosario Ventura Silva foi informado que, “A nosso sugestão de colocar o pacote de papel grau-cirurgico com o plástico para baixo é para facilitar a passagem de vapor e a secagem”, portanto, qual seria a recomendação ideal?

    Reply
  60. Paula
    Paula at |

    Oi, Liliana. Primeiro, parabéns e obrigada pelo canal de dúvidas! Adorei! Tenho uma pergunta:
    Posso colocar um kit no mesmo pacote do rolo de papel cirúrgico sem soprepor? Uma pinça Kelly, uma Adson, um cabo de bisturi e um porta agulhas.
    Obrigada!

    Reply
  61. mileide
    mileide at |

    olá gostaria de saber qual a principal diferença entre o indicador classe 5 e o classe 6. Obrigado

    Reply
  62. Fátima
    Fátima at |

    Não entendi…
    A de dentro deve ser maior que a de fora??? ou a de dentro tem que ser menor que a fora?

    Reply
  63. Fátima
    Fátima at |

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se é correto utilizar duas embalagens de papel grau em pinças de vídeo? um por dentro da outra… e se dobrármos a embalagem de dentro dificulta a circulçao do vapor???

    Reply
  64. jeferson
    jeferson at |

    Gostaria de saber qual a validade do papel de grau cirurgico para instrumentos odontológicos
    Desde ja obrigado!!!

    Reply
  65. Mileide
    Mileide at |

    Boa noite. Gostaria de saber se existe legislação que determine a umidade e temperatura do arzenal para guarda de produtos esterilizados, e se não, qual a recomendação sugerida. Grata.

    Reply
  66. Laiss
    Laiss at |

    Olá, gostaria de saber se e proibido a utilização do grau cirurgico em rolo quando vedado com fita especifica para autoclave? E se os envelopes são melhores.. Obrigada!

    Reply
  67. mileide
    mileide at |

    iiOlá gostaria de saber qual o posicionamento correto dos pactes dentro da autovclave a vapor. Sempre organizamos d emode que fique o papel em contato com o papel e o plástico em contado com o plastico. Está correto?

    Reply
  68. Alexandra Galvao
    Alexandra Galvao at |

    Olá!
    Gostaria de saber se é necessario o uso da fita para autoclave como indicador de ciclo quando utilizo a ambalagem de papel grau cirurgico.
    quanto tempo posso esperar para processar o material limpo que embalei?
    O ciclo de esterelização para vidraria é o mesmo para instrumental cirurgico.
    Ecomo proceder com esterelização, uso e validade da água?
    Saberia me informar a respeito de cursos especificos sobre Preparo,Esterelização e Acondicionamento de Materiais?

    Reply
  69. Thaiane
    Thaiane at |

    Quanto tempo depois de empacotar em grau cirúrgico o material pode ficar embalado para esterelização?? Tipo quatas hrs ou dias??

    Reply
  70. Jana Freitas
    Jana Freitas at |

    Oi,Liliana
    Eu de novo,rsrs
    Nem mesmo deixando a caixinha aberta?

    Reply
  71. Jana Freitas
    Jana Freitas at |

    Oi,Liliana
    Posso esterilizar um conjuntinho de instrumentais odontológicos em caixinhas metálicas não-perfuradas(em papel grau cirúrgico),colocando-as na vertical?

    Reply
  72. Isis Rosario Ventura da Silva
    Isis Rosario Ventura da Silva at |

    Olá BOA NOITE!
    GOSTARIA DE SABER SE SAIU ALGUMA LEI QUE AS BANDDEJAS CIRURGICAS ENVOLTA EM CAMPO DEVEM SER COLOCADAS A PARTE POSTERIOR EM CONTATO COM O FILME DO GRAU CIRURGICO.
    SE SAIU A LEI, QUAL É A FINALIDADE?

    Reply
  73. Ana Claudia de Menezes Cruz
    Ana Claudia de Menezes Cruz at |

    Gostaria de saber se existem bobinas de papel grau cirúrgico com 80 cm de largura. Caso não, qual é a indicação de material para autoclavar caixas de plástico usadas para animais de laboratório.

    obrigada

    Ana Claudia

    Reply
  74. EVALDO LUIS MARSON
    EVALDO LUIS MARSON at |

    BOA NOITE,
    PRECISO SABER ONDE CONSIGO INFORMAÇÕES SOBRE A TEMPERATURA EXATA OU APROXIMADA EM QUE AS FIBRAS DO GRAU CIRURGICO SE ABREM DURANTE O PRÉVACUO DAS AUTOCLAVES HOSPITALARES PARA SAÍDA DE AR DOS PACOTES.
    OBRIGADO.

    Reply
  75. Alice de Araujo Cesar
    Alice de Araujo Cesar at |

    Gostaria de saber se um instrumental de saúde embalado em papel grau cirúrgico , e a utilização de vapor como método de esterilização, o prazo de validade dessa embalagem.

    Reply
  76. Ursula
    Ursula at |

    Vou abrir um salão de manicure e por isso comprar um autoclave cristofoli.
    Gostaria de saber qual a diferença entre a camara de alumínio e inox.
    Para lacrar a embalagem de esterilização eu preciso necessariamente comprar uma seladora? Ou existe esse tipo de embalagem de esterilização com adesiva autocolante? Obrigada.

    Reply
  77. Bia
    Bia at |

    Posso utilizar apenas as caixas de inox perfuradas, tampadas para esterilização em auto clave ou devo embala-las com papel?

    Reply
  78. Luciene Magalhães
    Luciene Magalhães at |

    Prezada Liliana, gostaria de um esclarecimento quanto ao lado do papel grau cirúrgico que deve ficar voltado para baixo (o papel ou o plástico?)
    Caso os pacotes sejam colocados um sobre o outro, o contato tem que ser papel/papel?

    Reply
  79. Marcel Alexandre
    Marcel Alexandre at |

    Boa tarde.

    Sou fabricante do filme de esterilização,gostaria de saber como devo proceder,neste mercado para fornecimento.
    Fico no aguardo.
    Att,
    Marcel Alexandre

    Reply
  80. Anne
    Anne at |

    Quando coloco uma bandeja com kit clínico, por exemplo, para esterilizar, base da bandeja deve ficar voltada para o papel ou para o plastico?

    Reply
  81. juciene
    juciene at |

    OLÁ!! GOSTARIA DE SABER O VALOR DO ROLO, E ONDE ENCONTRO A MAQUINA DE LACRE ! OBRIGADA

    Reply

Deixe uma resposta