O artigo: Higiene das Mãos pode evitar doenças foi escrito por Rafael Nóbrega Stipp especialmente para o Blog Biossegurança. Rafael é membro do grupo GerAção Biossegurança e Professor Doutor da UNICAMP na área de microbiologia e imunologia.
Agradecemos pelo excelente artigo!
Para evitar a contaminação cruzada em serviços é obrigatório o uso de torneiras que evitem o contato do operador com o registro. Por esse motivo os modelos com acionamento pelo cotovelo, automáticas, com sensor, acionamento elétrico com controle de pedal são as mais indicadas. Eu gosto muito dos modelos com pedal, pois assim conseguimos controlar melhor o tempo. Para os menos avantajados em altura (como o meu caso), os modelos de cotovelo são incômodos porque muitas vezes molhamos o avental no processo. Conheça a Higipratic, acionamento que torna a sua torneira já instalada em uma torneira de pedal. Também é uma solução bem econômica para instalações novas.
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Lavagem das mãos e utensílios
Segundo órgãos de saúde – prática diária
Artigo dedicado a todos que alertam e orientam a população sobre cuidados higiênicos e sanitários.
A higiene adequada das mãos é o procedimento mais simples e menos custoso, para prevenção de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) – conhecida como “infecção hospitalar” – segundo a OMS(1). Nos estabelecimentos de saúde, é clara a importância desse procedimento (1).
Mas, essa simples conduta, vai além da rotina dos profissionais da área de saúde, a qual este blog destacada: atinge a toda população, em suas residências. Embora simples, a higiene adequada das mãos está, ou deveria estar, em nossa rotina diária.
Higiene das Mãos pode evitar doenças: o que dizem os estudos
Estudos (2,3) indicam que cerca de 30% das crianças em escolas públicas, em cidades com médio-alto nível de desenvolvimento humano, possuem alguma enteroparasitoses: preveníeis em 75% pela simples higiene das mãos e utensílios, seja em casa ou nos estabelecimentos de educação.
Além disso, a lavagem das mãos pode prevenir morbidades em crianças, como infeções respiratórias (33,3%), diarreias (11,8%) e infecções de pele (7,4%), as quais, podem impactar, financeiramente, no uso de medicamentos.
Para uma higiene e sanidade adequadas existem boas recomendações, como o Manual do Estado de São Paulo (4) com dicas de utilização de Hipoclorito de sódio (págs. 18-25) aplicadas ao dia-a-dia e, Higienização das mãos (5), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, aplicadas a nossa rotina e aos profissionais de saúde.
Prof. Dr. Rafael Nobrega Stipp
Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP/UNICAMP – (Conheça-nos em 1 min.: http://bit.ly/Fop-UNICAMP vídeo)
Área de Microbiologia e Imunologia – Departamento de Diagnóstico Oral – (2013 ~)
End.: Av. Limeira, 901 – Bairro Areão – Piracicaba, São Paulo, Brasil. CEP 13414-903.
E-mails: rafaelns@fop.unicamp.br ; stipprn@gmail.com
Referências:
(1) WHO Guidelines on Hand Hygiene in Health Care: a Summary. Disponível em: http://bit.ly/maos-blogc0
(2) Prevalência de Parasitoses Intestinais em Crianças. Disponível em: https://goo.gl/U7oIsF
(3) Prevalência em Lins-SP. Disponível em: https://goo.gl/IITLvs
(4) Boas Práticas – Cartilha Estado de São Paulo. Disponível em: https://goo.gl/1p6nq6
(5) Higienização das mãos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ministério da Saúde, Brasil. Disponível em: https://goo.gl/rV3hzX
Mais sobre Higiene das Mãos no Blog Biossegurança
5 Comentários
Pingback: Dia Mundial de Higiene das Mãos 5 de maio - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Dia Mundial de Higiene das Mãos 2023 - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Dia Mundial de Higiene das Mãos 2022 - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Adeus Rafael Nóbrega Stipp - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 2 # Coronavírus - Higiene das Mãos - Blog Biossegurança | Cristófoli